sábado, 6 de junho de 2009

Os promovidos e rebaixados na Europa


Compartilhar

As grandes ligas europeias estão terminando. Todas decididas, com seus grandes campeões, classificados para as competições continentais. Mas e a briga lá embaixo na tabela? E os times que realizaram o sonho de subir para a divisão principal do país?
Vamos conferir o que quase ninguém fala, mas que mexe muito com as emoções dos torcedores: promoções e rebaixamentos.




Inglaterra (campeão: Manchester United)
Na Terra da Rainha, bastante equilíbrio até a última posição da tabela e talvez o grande drama de uma grande equipe, inclusive já escrito aqui no Prancheta. É o caso do famoso Newcastle, que teve seu rebaixamento confirmado na última rodada. O Middlesbrough, time habituado à 1ª divisão, e o recém-promovido West Bromwich Albion completam a triste lista de rebaixados.

Na segundona duas equipes se garantiram direto na Premier League. São elas o campeão disparado do Championship (segundona da Inglaterra) Wolverhampton Wanderers (famoso Wolves) e o vice Birmingham City.
Um playoff com 4 equipes decidiu a última vaga. Na final desse playoff, o Burnley venceu o tradicional Sheffield United (1 a 0) e se garantiu na Premier League da próxima temporada.

Itália (campeão: Inter)
Os três último colocados e rebaixados na "Bota" foram Lecce, Reggina e o tradicional Torino, que lutou contra o Bologna até a última rodada. Desta forma não teremos na próxima temporada o clássico de Turim entre Torino e Juventus.

Na Serie B dois times com uma certa tradição já estão garantidos na Serie A. São o Bari e o Parma. O campeão foi o Bari, mas independente disso, é legal ver os dois de volta à divisão principal da Itália.
Um playoff com quatro equipes define o outro promovido. Livorno, Brescia, Empoli e o desconhecido Grosseto estão no playoff, que ainda será disputado.
Um destaque da Serie B é o brasileiro Paulo Barreto, do Bari, um dos artilheiros da competição.

Alemanha (campeão: Wolfsburg)
Na Bundesliga a última rodada foi emocionante e quem acabou caindo foram duas equipes de pouca expressão: Karlsruher e Arminia Bielefeld. O antepenúltimo decide com o terceiro colocado da segundona quem jogará a Bundesliga na próxima temporada. Sendo assim, o Energie Cottbus enfrentou, em ida e volta, o Nuremberg. E quem se deu bem, com grande facilidade (5 a 0 no placar agregado) foi o Nuremberg, que está de volta à Bundesliga.

O campeão da Bundesliga 2, Freiburg, e o vice, Mainz, estão promovidos.


Espanha (campeão: Barcelona)
Na terra do melhor time do momento, Barcelona, os dois primeiros rebaixados foram conhecidos mais facilmente. Recreativo Huelva e Numancia foram eles. Já o 3º e último rebaixado foi definido com muito drama. As três equipes que lutavam eram Real Betis, Getafe e Osasuna. E aconteceu algo incrível. Nas três últimas rodadas, nenhuma das três equipes perdeu um só jogo. Mas o destaque vai para o bravo Osasuna, que se aproveitando da definição prematura do título entre Barcelona e Real Madrid, venceu simplesmente os dois nas duas últimas rodadas e escapou do rebaixamento. Apesar de também não ter perdido, o Betis, com 2 empates seguidos acabou caindo.

Na segundona ainda faltam 3 rodadas, mas os três primeiros colocados e, consequentemente, promovidos, estão praticamente definidos. São eles o desconhecido Deportivo Xerez, Tenerife e o recém-rebaixado Real Zaragoza, que na temporada passada montou um time forte mas acabou caindo.
O vice-artilheiro da segundona, com 25 gols é o brasileiro Ewerthon (ex-Corinthians), do Zaragoza.

França (campeão: Olympique Marseille)
Em terras francesas os três rebaixados foram o Le Havre, Nantes e Caen. Sendo que o pequeno Le Havre, último colocado, ficou a mais de 10 pontos do penúltimo (Nantes). Quem se livrou na última rodada foi o tradicional Saint Étienne.

A Ligue 2 (segunda divisão) foi realmente emocionante. Preste atenção: o campeão Lens fez 68 pts (perdeu as últimas três, mas já havia garantido o título). O Montpellier e o desconhecido Boulogne (três vitórias seguidas) fizeram 66 pts e também subiram. Os conhecidos Strasbourg e Metz ficaram fora, com 65 e 63 pts, respectivamente.

Que venha a próxima temporada com suas grandes potências, seus craques, suas contratações, seus belos estádios e também seus novos times!

Um comentário:

Thiago Reis disse...

As grandes voltas para mim foram do Parma (Itália) e Zaragoza (Espanha).

O grande destaque negativo foi sem sombra de dúvidas o Newcastle (Inglaterra).