segunda-feira, 25 de maio de 2009

Torcer é isso!


Compartilhar

O Prancheta bate quando tem que bater mas aplaude quando tem que aplaudir. Semana passada critiquei muito o comentarista da Espn Brasil, Mauro Cezar Pereira, pelo seu Post falando sobre os goleiros brasileiros. Só que desta vez estamos aqui para "plagiar" com todo o respeito e admiração, o Post que ele fez sobre o que significa torcer para um time de futebol! Perfeito! Vejam:

A paixão do torcedor é algo incondicional. Você simplesmente ama um time, a ponto de acompanhá-lo todo o tempo. Em "las buenas y en las malas", como cantam as hinchadas argentinas. Não por acaso a fidelidade ao clube de coração é o maior orgulho do verdadeiro torcedor.



Imagine uma agremiação com 127 anos de existência e mirrados quatro campeonatos nacionais, o mais recente (?) há 82 temporadas. Para aliviar (?) um pouco o jejum, são seis Copas, mas a última conquistada 54 anos atrás.

O time não faz boa campanha desde a temporada 2002/2003, quando foi terceiro. Para piorar, passou os últimos meses lutando contra o rebaixamento. Mesmo assim, em média 48.750 pessoas pagaram para ver seus jogos em casa, no estádio que comporta 52.387. São incríveis 93% de ocupação.

Este é o Newcastle United, que caiu para a segunda divisão da Inglaterra. Na última rodada da Premier League, dependia de tropeços de Sunderland ou Hull City, que perderam. Mas aí precisaria pelo menos empatar com o Aston Villa. Foi derrotado. E com gol contra do irlandês Duff.



O ex-jogador do Chelsea é um dos vários nomes destacados, de seleção, que os Magpies contrataram nas últimas temporadas. Sem sucesso. Os seguidos fiascos culminaram no rebaixamento. E a queda se confirmou sob o comando do maior ídolo recente, Alan Shearer.

O ex-artilheiro assumiu o barco em meio à tempestade tentando livrá-lo do naufrágio. Não deu, mesmo contando com nomes de peso, casos de Coloccini, Joey Barton, Oba-Oba Martins, Alan Smith, Jonás Guttiérrez, Gerémi, Nick Butt, Løvenkrands, Viduka e o outrora badaladíssimo Michael Owen.

Os torcedores presentes ao Villa Park, em Birmingham, sofreram, choraram e no final aplaudiram — clique aqui e veja o vídeo da BBC. Quando a próxima temporada começar, os adversários não serão Manchester United, Chelsea, Liverpool, Arsenal, e sim Barnsley, Plymouth, Doncaster, entre outros times pequenos, quase inexpressivos.




Mas a torcida estará lá, lotando Saint James' Park, como sempre. É assim na Inglaterra, na Argentina, na Alemanha, no Brasil. A explicação é simples: melhor do que vencer é ter um time pelo qual torcer.

fonte: blog do Mauro César Pereira - http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/

Um comentário:

Futebol Alternativo disse...

Guia EXCLUSIVO Futebol alternativo Série C

Acesse www.fatv.zip.net e leia todas as contratações, chances e destaques dos 20 times que disputam a terceira divisão do Braisleirão

www.fatv.zip.net