sábado, 26 de setembro de 2009

Qual o nível do nosso campeonato?


Compartilhar

Todo ano se fala muito a respeito do nível do futebol que vem sendo apresentado de uns anos para cá. No Brasil, em especial, é quase uma unanimidade dizer que a qualidade é baixa, apesar do campeonato ser emocionante. Em virtude disso faço uma indagação: Será que essa fama que o nosso campeonato carrega, condiz com a verdade?

Comecemos analisando pelo líder do Campenato até aqui, o Palmeiras. Marcos, Edmilson, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Vágner Love. Se qualquer um desses atuasse em um time de ponta da Europa seria alguma surpresa para alguém?

Semana passada aconteceu um duelo, tido para muitos como um dos melhores jogos do ano, entre os dois Manchesters, o United e o City. Realmente um jogaço! Sabem quem foi o destaque do jogo? O bom e velho Ryan Giggs de 35 anos. Para os críticos uma atuação soberba.

Ao mesmo tempo Petkovic, jogador de 37 anos, fazia uma atuação se não do mesmo nível, superior a de Giggs, no Maracanã. Os mesmos elogios que foram dados ao galês por parte dos críticos, também foram dados ao sérvio, porém com uma ressalva. Pet se destacou porque o nível aqui é muito baixo, então basta um pouco de categoria para que ele sobressaia diante dos demais.

A crítica é merecida ou as vezes não falta a nós valorizarmos um pouco mais o que temos de bom dentro do nosso país?

A mim, passa a sensação que perdemos muito tempo discutindo coisas desnecessárias e esquecemos de exaltar o campeonato que temos. A NBA, Liga de basquete profissional dos EUA, há muito tempo não tem o nível dos jogadores que tinha no passado, mas nem por isso seus jogadores perderam o glamur que tinham em outros tempos.

Saber promover um campeonato também é necessário. E enquanto nós não entendermos o quanto isso é importante, nosso futebol sempre será assim, fraco, mesmo que não seja a mais pura verdade.

3 comentários:

Unknown disse...

Mto bom!! Concordo totalmente!
É mais uma das coisas q eu falo q as pessoas já estão condicionadas a pensar dessa forma. Todos têm mania de dizer q o nosso Campeonato é nivelado, mas por baixo. Nao acho!

Só discordo de uma coisa: não acho q o nível dos jogadores da NBA esteja mais fraco q os do passado. Acho justamente o contrário. Mas acho mesmo q não se deve comparar gerações.

Saulo disse...

Muito bom o texto.

Anônimo disse...

Muito pertinentes todas as colocações.