domingo, 7 de junho de 2009

Federer e Roland Garros mereciam!


Compartilhar

Um gênio do esporte. Este é o suíço de 27 anos, Roger Federer. Hoje ele entrou para a história como um dos poucos jogadores que venceram os 4 Grand Slams da temporada (eram apenas 4 jogadores). Ele já dominava os outros 3, com 3 títulos no Australian Open, 5 no US Open e 5 na grama de Wimbledon. Mas faltava o tradicionalíssimo saibro de Roland Garros, outrora três vezes conquistado pelo brasileiro Gustavo Kuerten e atualmente dominado pelo fenômeno espanhol Rafael Nadal.

E hoje foi o dia. Ele conquistou o saibro de Paris! E o saibro de Paris também adorou ter sido palco para Federer! Ajudado pela saída precoce do maior concorrente, Nadal, Federer chegou até a grande final com jogos muito difíceis, uma batalha de 5 sets na semi-final contra o argentino Del Potro e na final ganhou com maestria do algoz de Nadal, o sueco Robin Soderling. Destaque para a reverência do sueco em relação ao Federer, antes, durante e após o jogo.

E não tem como não reverenciar este gênio do esporte. Daqueles que paramos para assistir. Que acabou sendo um pouco ofuscado pelo fantástico Nadal ultimamente, perdendo inclusive em Wimbledon para o espanhol e perdendo também a 1ª posição no ranking. Mas agora, independente de posição no ranking, Federer fez história e é, no mínimo, um dos maiores da história do esporte.

Alguns números de Federer:
- 237 semanas consecutivas como número 1 no ranking (recorde)
- 14 títulos de Grand Slam (recorde, empatado com Pete Sampras, que nunca ganhou Roland Garros)
- 59 títulos no total
- 1 medalha de ouro olímpica em Pequim (em duplas)
- 643 vitórias e 155 derrotas na carreira (em simples)

2 comentários:

Net Esportes disse...

O fato do Nadal não estar na final acho que ajudou muito, e sem este peso nas costas o Federer (aind novo com 27 anos) tem tudo para superar o Sampras e poder até ser considerado o maior de todos os tempos ...... hoje foi um dia histórico sem dúvida.

Fernando Soutelino disse...

Sempre gostei muito do Federer! Isso tinha que acontecer algum dia pra completar a bela carreira dele até o momento! Boa Federer!