segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Considerações Finais


Compartilhar

Estive olhando a tabela final do Campeonato Brasileiro em busca de definir uma "regra para ser campeão". Como se fosse um manual de instruções. Vejamos algumas conclusões que cheguei.

O que é melhor, ter um bom ataque ou ter uma boa defesa?
No futebol moderno está ficando cada vez mais claro que pra se começar a montar um bom time de futebol devemos começar pela nossa defesa. Vejamos os números:
São Paulo e Grêmio, os dois melhores do Campeonato tomaram 36 e 35 gols respectivamente. Foram as melhores defesas. É bem verdade que o São Paulo também fez muitos gols. Foi o segundo melhor ataque. Mas o Vasco, por exemplo, marcou 56 gols, 3 a menos que o Grêmio. Em compensação sofreu 72 gols. A segunda pior defesa. A única que o superou foi o Figueira, que como resultado também caiu.

regra número 1 - Ter um bom sistema tático defensivo. São Paulo e Grêmio com certeza tiveram os melhores.

Empatar é bom no Campeonato?
Essa é fácil! Claro que não! Errado! É bom sim! Querem saber qual foi o time que mais empatou no campeonato? Exatamente São Paulo. Mas é claro que existe uma condição nesses empates. Que eles sejam fora de casa. Atlético-MG e Santos também tiveram 12 empates, porém terminaram na rabeira. Isso porque eles empataram muito jogando em casa e quando jogavam fora perdiam. O São Paulo empatava fora e quando chegava em casa se garantia.

regra número 2 - Empatar fora de casa. Mas vencer todas em casa.


O quanto vale ter um artilheiro do Campeonato no seu time?
Basicamente quase nada. Coritiba, Santos e Fluminense tiveram os artilheiros Keirrison,Kléber Pereira e Washington nas suas equipes. O melhor foi o Coxa, nono colocado. O Flamengo teve como artilheiro Ibson, com "apenas" 12 gols e mesmo assim teve o melhor ataque. Terminando em quinto.

regra número 3 - Ter jogadores que façam gols. Não um especificamente.

Lógico que tudo isso foi analisando números friamente. Sabemos que um time para início de conversa, tem que ser bem estruturado, bem administrado, ter um bom planejamento....

Mas com relação à analise dos números, vocês encontraram alguma outra "regra" apenas olhando a tabela???

Um comentário:

Anônimo disse...

O equilíbrio.