domingo, 7 de dezembro de 2008

Brasileirão Série A - Última Rodada


Compartilhar

Última rodada, como já era de se esperar, eletrizante. Estádos LOTADOS, muitos gols, definições até o último minuto, São Paulo hexacampeão, Vasco rebaixado e muito mais. Vamos aos jogos:


Goiás 0 x 1 São Paulo - Hexacampeão!!! O Gigante do Brasil!!!
Enfim a confirmação. E nem precisou sofrer o torcedor saopaulino. O gol de Borges (sempre ele nas horas decisivas) foi em impedimento, mas foi o gol da tranquilidade. O time de Muricy "cozinhou" o jogo e esperou apenas o apito final pra se tornar o maior campeão do Brasil. Agora são 6 títulos!! E os últimos 3 em sequência. Incontestável!
Queria deixar aqui meus parabéns para Muricy Ramalho, hoje o maior e melhor técnico do Brasil. Ele simplesmente vem ganhando, no mínimo, um título por ano, desde 2001. Passando por Santa Catarina, com o Figueira, Recife, com o Náutico, Porto Alegre, com o Inter e São Paulo, com São Caetano e São Paulo. No Brasileirão, esse moço em 2005 foi vice com o Inter e campeão em 2006, 2007 e 2008 com o Tricolor paulista. Não deve ser à toa. Mas precisa melhorar a antipatia e falta de educação nas entrevistas.
E o torcedor sao paulino, já acostumado à títulos, comemora mais um.
Deixo aqui só a minha insatisfação com o fato de o local da partida ter sido escolhido pela CBF, e não pelo mandante, o Goiás. Além da misteriosa carta endereçada à Vagner Tardelli. Ainda bem que o juzi baiano, Jailson, não comprometeu (o impedimento deveria ter sido marcado pelo assistente).
Pra lembrar os títulos do São Paulo: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.


Grêmio 2 x 0 Atlético-MG - Fez sua parte, mas não deu
O Tricolor gaúcho venceu e torceu para o Goiás, mas o São Paulo não perdeu e o Grêmio ficou como vice. Apesar de ter liderado bastante tempo e ter sido ultrapassado no fim, foi uma inesperada e ótima campanha, comandada pelo contestado, mas muito bom técnico, Celso Roth.
A torcida aplaudiu muito o time no fim da partida. E com razão. Parabéns também à torcida gremista.
Um time com uma folha salarial mais baixa do que muitos outros times disputou o título até o fim.


Cruzeiro 4 x 1 Portuguesa - Classificado!
A Raposa levou um susto de Athirson, mas na segunda etapa voltou com tudo, virou e goleou. O Cruzeiro foi o time que mais ficou no G4 durante o campeonato, foram 37 das 38 rodadas. Mereceu, não?
Parabéns também à Adilson Batista e à diretoria do Cruzeiro, que já renovou com ele para 2009. A Libertadores promete!



Palmeiras 0 x 1 Botafogo - Perdeu, mas levou!
O time de Luxa conseguiu perder para o desfalcado e desinteressado Botafogo, em casa. Sorte que o Flamengo "não queria" ir para a Libertadores. O Verdão precisa de uma boa reestruturação, se quiser fazer sucesso na Libertadores.
Ao contrário do que diz o PVC (que eu admiro muito), da ESPN Brasil, acho que o ano do Palmeiras foi bastante vitorioso. Campeão paulista depois de muito tempo e vaga na Libertadores.


Atlético-PR 5 x 3 Flamengo - Não mereceu e não conseguiu
O Flamengo fez de tudo pra ficar fora da Libertadores. Só pra falar dos últimos jogos, jogou muito mal e perdeu para o Cruzeiro. Abriu 3 a 0 e levou o empate do Goiás, no Maracanã. E hoje, jogou, estranhamente, sem vontade (com raras exceções). Fez uma péssima partida e o Furacão agradeceu. Marcelinho Paraíba ainda tentou, marcando 3 gols, mas não tinha como conseguir algo jogando daquela forma. Nesses 3 últimos jogos importantíssimos, o Flamengo marcou apenas 1 ponto e levou 11 (!!) gols.


Fluminense 1 x 1 Ipatinga - Bom para Washington
Na despedida de Thiago Silva, na partida número 100 de Luiz Alberto, o resultado não importava. O que importava era a briga de Washington pela artilharia. Ele conseguiu marcar um e terminou como artilheiro, empatado com Kléber e Keirrison.
Um detalhe importante: tinham 50, isso mesmo, 50 mil pessoas no Maracanã! O maior público da rodada decisiva em um jogo que não valia nada em termos de campeonato.


Sport 4 x 3 Coritiba - "Amistoso" emocionante
Bom jogo entre o Leão e o Coxa. O Sport fechou seu ano de conquista da Copa do Brasil com uma boa vitória.
Para o Coxa valeu à pena o gol de Keirrison.
Ano que vem tem Leão passeando pela América! Tem Nordeste na Libertadores!


Santos 0 x 0 Náutico - Se livrou no sufoco!
O Timbu conseguiu segurar o Peixe, se deu bem com os resultados dos outros jogos e conseguiu se manter na Série A. A definição foi até o último minuto e se deu apenas pelo saldo de gols contra o Figueira (-10 a -27).
A torcida do Timbu pode fazer uma estátua para o goleiro Eduardo. Ele foi o principal responsável pelo 0 a 0.
Outra atração do jogo era Kléber Pereira, brigando pela artilharia. Mas ele não marcou e acabou empatado com Keirrison e Washington (21 gols).


Figueirense 3 x 1 Internacional - Caiu com honra...
O Figueira fez sua parte. Venceu o reserva e de ressaca Inter e aguardou o resultado do Náutico. Mas não deu. Santa Catarina realmente teve um ano movimentado no futebol. O Avaí subiu para a Série A, o Figueira caiu para a B e o Criciúma caiu para a C.
Vale destacar o técnico Pintado, que chegou faltando três jogos e teria que apagar o fogo. Precisava vencer os três jogos e torcer contra os adversários. Ele venceu os três, mas não deu.
Agora é levantar a cabeça e lutar na Série B para voltar.


Vasco 0 x 2 Vitória - Tristeza vascaína...
Deixei esse jogo para o fim porque foi o mais dramático. Uma imensa torcida chorando o anunciado rebaixamento. Houve até torcedor tentando se suicidar em São Januário (não vamos misturar as coisas).
Mesmo se vencesse o jogo, o Vasco não escaparia. Os resultados não ajudaram nem um pouco. Ele foi o único time que brigava contra o rebaixamento que perdeu. Com a derrota, terminou a vergonhosos 4 pts do primeiro time que se livrou. Ou seja, não foi nem por pouco.
Mas não é nem preciso dizer que o Vasco tem força para se reerguer e voltar para o seu lugar, que é a Série A.
Força, torcida vascaína!


Por ser a última rodada, não teremos VAI e FORA da Prancheta. Teoriacamente o título e os rebaixamentos já falam por si.

2 comentários:

Jogo Aberto disse...

o são paulo esta de parabens.

Thiago Reis disse...

Está mesmo. Foi o melhor time do campeonato no geral. Mesmo com aquele gol inexplicavelmente não anulado pelo bandeira no jogo final