terça-feira, 25 de novembro de 2008

Árbitros brasileiros


Compartilhar

A cada rodada que passa no Campeonato Brasileiro os programas esportivos sempre reservam um espaçozinho para falar sobre arbitragem. Tal fenômeno virou tão corriqueiro que hoje em dia temos nas transmissões da TV Globo, além do habitual narrador e do comentarista temos um ex-árbitro apenas para falar sobre lances polêmicos que acontecem durante a partida.

Simon, Gaciba, Vuadem, P.C Oliveira, Seleme, são alguns dos nossos melhores árbitros na atualidade, mas nem por isso suas atuações não passam ilesas das polêmicas. Todos, sem exceção já erraram. Alguns inclusive já pegaram uma "geladeira". Minha pergunta é: Nossos árbitros são fracos?

Na minha opinião não! O problema pelo qual passamos, e aqui nossos árbitros têm sua parcela de contribuição, é a cultura do nosso futebol. Ou existe em qualquer outro lugar do mundo jogador que mais simule falta do que o brasileiro?

Qualquer encostão no nosso futebol é marcada a falta. Juízes preferem picar o jogo, com a justificativa de não deixar descambar para violência. Ora bolas, se o jogador entra pré-disposto a praticar violência, que o expulse! Porque o jogador brasileiro quando atua na Europa não simula faltas?

Outro dia estava vendo a partida entre Escócia x Argentina. um jogador argentino, o qual não me recordo o nome no momento, simulou uma falta. Sabe qual foi a resposta da torcida? O vaia-lo durante todo jogo. Maradona inclusive mais tarde o substituiu.

Essa simulação dos jogadores brasileiros faz com que lances como os que ocorreram com Wagner Diniz ( o rei do cai cai ) em São Januário e Diego Tardeli no Mineirão não sejam marcados. O árbitro sempre pensa duas vezes antes de marcar.

O caso do Simon merece um parenteses. O erro dele foi logicamente muito mais grave, o lance foi claro, não tem desculpa. Simon deve ser punido e não apitar mais no Campeonato Brasileiro esse ano. Mas para por aí! Não chamem Simon de juiz caseiro, como andei ouvindo. Ele esse ano apitou Argentina x Uruguai, muito bem diga-se de passagem, e expulsou Tevez com 15 minutos. Detalhe o jogo era na Argentina. Portanto caseiro não podemos acusa-lo.

Essas polêmicas com os nossos árbitros só irão acabar no dia que eles e principalmente nossos jogadores entenderem que futebol se pratica de pé e não deitado. Por isso torço que arbitragens como a de Vuaden ganhe novos adeptos. A diferença na qualidade da partida, quando faltinhas param de ser marcados é infinitamente superior. Para não ir muito longe, basta ver a diferença nos jogos da Libertadores, onde os juízes não marcam qualquer encontrão.

2 comentários:

Jogo Aberto disse...

esse simon pode ir pra serie B.

muito bom o blog.esta afim de fazer parceria?

Unknown disse...

Aí, concordo totalmente! Reclamam muito mas nao param pra pensar sobre isso.

Sou total adepto ao estilo do Vuadem. Como seu erros tbm? Claro que comete. Mas o jogo fica mais bonito e os jogadores pensam antes de cavar uma falta. Inclusie aquelas na defesa. Na Europa, um Wagner Diniz, Leo Moura, Juan iam tentar cavar aquelas faltinhas na defesa, iam simplesmente perder a bola, sofrer o contra-ataque e o gol. Ia aprender na primeira!

Mto bom o post!