quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Agora emplaca


Compartilhar

A Copa Sul-Americana já está na sua 7ª edição. Ainda não emplacou. Pelo menos no que diz respeito a times do Brasil e Argentina. Este ano pudemos ver times como Boca e Palmeiras atuando com suas equipes reservas. O torneio tem alguma valia apenas para aquelas equipes que estão mal nos seus respectivos campeonatos nacionais e vêem a competição como uma chance de levantar um caneco no ano. Mas ao que tudo indica esse ano será um divisor de águas. Explico:

No que diz respeito ao Brasil, pela primeira vez uma equipe do nosso país chegou a uma final e está bem próximo de ganha-la. Com isso o Internacional está podendo mostrar para as demais equipes, aquelas que ainda menosprezam o torneio, que trabalhando com seriedade e dando a devida impotância que a competiçaõ merece, pode-se sim atrair um bom público. Aumentando-se com isso sua receita, já que os estádios estão sempre lotados e principalmente ganhar prestígio internacional.

Outro ponto muito favorável à competição e isso diz respeito a todas as equipes é que ano que vem, pelo que se anda falando nos bastidores, pela primeira vez teremos ao campeão uma vaga na principal competição, a Taça Libertadores. Seria mais que justo e faria com que a competição engrenasse de vez, acabando de vez com os argumentos daqueles que ainda torcem o nariz pra ela.

Pra não dizer que tudo são flores o ponto desfavorável com relação ao torneio é o seu calendário. Sua reta final coincide justamente com a reta final dos campeonatos nacionais. Mas não vejo isso como um problema! Quem não gostaria de chagar num final de um ano podendo ser campeão de duas competições? Lógico que para isso ocorra, precisa da cartolagem em parceria com os técnicos dos seus clubes, um maior planejamento. É preciso montar uma boa estrutura para saber que na reta final de um ano onde os jogadores estão mais desgastados, precisarão "dar um algo a mais" para jogar as duas competições.

Com isso tudo penso que muito em breve a Copa Sul-Americana se tornará a Copa da Uefa da Europa.

Um comentário:

Jogo Aberto disse...

o inter estade parabens