quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UCL - Sorteio Fase de Grupos


Compartilhar

A Uefa sorteou nesta quinta-feira, em Mônaco, os grupos da Liga dos Campeões, torneio de clubes mais importante da Europa. Os 32 melhores times do Velho Continente ficaram divididos em oito chaves. A primeira rodada da fase de grupos está marcada para o dia 16 de setembro e vai até 10 de dezembro. A decisão será no dia 17 de maio de 2009, no Estádio Olímpico de Roma.

O atual campeão da competição é o Manchester United que venceu na decisão da competição no ano passado o Chelsea.

Fortes emoções são novamente esperadas nesse torneio que é o mais importante torneio de clubes do mundo.



Confiram os grupos e a minha análise sobre cada um:

GRUPO A
Chelsea
Roma
Bordeaux
Cluj

O Chelsea com certeza é o favorito do grupo A. Já era um elenco bastante forte ano passado, chegando inclusive à final. Com a chegada de Felipão, Deco e possivelmente de Robinho fica ainda mais forte. Roma e Bordeaux correm por fora, a equipe italiana é sempre muito consistente e conta com o craque Totti, já o Bordeaux é atual vice-campeão francês e conta com os brasucas Wendel, Jussiê e Fernando além de um atacante que acho muito bom! O argentino Fernando Cavenaghi. O Cluj da Romênia deve só fazer número.

GRUPO B
Inter de Milão
Werder Bremen
Panathinaikos-GRE
Anorthosis-CIP

A Inter é favorita no grupo B. Apesar de ser uma equipe que tem sido marcada por não conquistar títulos internacionais, apenas caseiros, parece que com a chegada de Mourinho tem tudo pra mudar isso. O time no jogo contra a Roma, na fina da SuperCopa da Itália, me pareceu um time mais compacto. Werder Bremem tem tudo para passar junto com a Inter, conta com Diego como um de seus principais jogadores. O Panathinaikos corre por fora. Já o Anorthosis do Chipre, clube que tem como principal contratação para a competição o atacante brasileiro Sávio, deve vir só para fazer número. Só a participação já deve ter sido motivo de muita festa.

GRUPO C
Barcelona
Sporting
Basel-SUI
Shakhtar-UCR

Talvez o grupo mais fácil. E quem agradece é o Barça, que não deve ter problemas para avançar de fase. O Sporting corre por fora, o clube conta com os brasileiros Fábio Rochemback, Liedson, Rodrigo Tiuí e Anderson Polga e deve brigar com o Shakhtar pela segunda vaga. O Shakhtar que conta com as revelações brasileiras Luiz Adriando (Ex-Inter) e Willian (Ex-Corinthians). Não acredito no Basel.

GRUPO D
Liverpool
PSV
Olympique de Marselha
Atlético de Madri

O grupo D é talvez o mais nivelado. O Liverpool é o time que costumo chamar do Boca Juniors da AMérica do Sul, como sabe jogar esse tipo de competição, impressionante!! Por isso é o favorito. Atlético de Madri vem como uma equipe muito forte, comandada pelo argentino Aguero e é favorita a segunda vaga. Mas PSV e Olympique também possuem boas equipes e podem e devem incomodar muito nesse grupo.

GRUPO E
Manchester United
Villarreal-ESP
Celtic-ESC
Aalborg - DIN

O grupo E deve ser bem tranquilo para o atual campeão. O único time que vejo capaz de assustar é o submarino amarelo que trouxe jogadores importantes objetivando a UCL, como Ibagaza, Edmilson e Altidore, além de contar com o campeão europeu Marcos Senna. Pesa contra a falta de experiência em competições internacionais. O Celtic é sempre Celtic, sempre passa para segunda fase e cai logo na primeira partida, vamos ver como será esse ano. O Alborg deve fazer número.

GRUPO F
Lyon
Bayern de Munique
Steaua Bucareste-ROM
Fiorentina

Grupo forte esse F. O favorito é claro é o atual campeão alemão, Bayern de Munique, do artilheiro Luca Toni. Mas Lyon, que me parece não ter a mesma força de anos anteriores e principalmente Fiorentina que trouxe jogadores importantes como Zauri e Gilardino, além do brasuca Felipe Melo deve incomodar. Aposto na Fiorentina na conquista da segunda vaga, deixando o Lyon de fora. O Steua corre por fora.

GRUPO G
Arsenal
Porto
Fenerbahçe
Dínamo de Kiev-UCR

Esse grupo é bastante forte!!! O Arsenal com sua garotada deixou bem claro quando ninguém acreditava ano passado que sempre vem forte. Conta com Cesc Fabregas, jogadoraço, como seu principal jogador. O Porto tem muita tradição e costuma fazer barulho na Champions. O Fenerbahçe, sob o comando do galinho, Zico, ano passado fez a sua melhor campanha e promete esse ano repetir a dose, sempre com o toque de classe do brasuca Alex. Luis Aragones, ex-técnico da Espanha, é o novo comandante. O Dínamo de Kiev corre por fora. Difícil fazer apostas nesse grupo, mas se tivesse que apostar, apostaria em Arsenal e Fenerbahçe.

GRUPO H
Real Madrid
Juventus
Zenit-RUS
BATE Borisov-BIE

Esse grupo tem dois gigantes e uma estrela em ascenção. Real Madri e Juventus são os grandes favoritos do grupo, coloco o Real um degrau acima da Juventus.Mas favoritismo não garante classificação e o Zenit, atual campeão da Taça da Uefa, e de Andrey Arshavin, atacante que encantou o mundo na última Euro, promete dar muito trabalho. O clube russo parece estar levando muito a sério a competição tanto que desembolsou a bagatela de 30 milhões de euros pelo atacante português Danny, que atuava no Dínamo, também da Rússia. O Bate deve ser o saco de pancadas. Difícil fazer uma aposta nesse grupo, o Real me parece tranquilo, mas entre Juve e Zenit, por pura torcida aposto no Zenit.

Nenhum comentário: