terça-feira, 27 de maio de 2008

Raquetadas do Prancheta


Compartilhar

Após duas semanas o Raquetadas do Prancheta está de volta, e trás todos os campeões da semana passada.

A começar pelo Master Series de Hamburgo, na Alemanha, aonde em mais um duelo entre Nadal e Federer, quem levou a melhor foi o espanhol. E por incrível que pareça foi o primeiro título em Hamburgo de Nadal. Agora Nadal se junta a nomes como o austríaco Thomas Muster e Gustavo Kuerten como jogadores que ganharam os maiores torneios em quadra de saibro: os Master Series de Monte Carlo, Roma e Hamburgo e o Grand Slam de Roland Garros.

No último sábado, tivemos outros campeões antes do início de Roland Garros. Na Áustria, o russo Nikolay Davydenko ganhou o ATP de Pörtschach após bater o argentino Juan Monaco. E teve brasileiro comemorando também. Aliás brasileiros, pois Andre Sá e Marcelo Melo foram campeões ao ganharem da fortíssima dupla austríaca Julian Knowle e Jurgen Melzer. É um título que dará muita confiança à dupla brasileira na disputa de Roland Garros.
Já no ATP de Casablanca, Marrocos, o campeão foi o francês Gilles Simon que derrotou o também francês Julien Benneteau.

Na Copa do Mundo por Equipes realizada em Düsseldorf, na Alemanha, a Suécia derrotou a equipe russa e ficou com título.

Neste último domingo, começou o mais charmoso Grand Slam, Roland Garros, o último torneio de Gustavo Kuerten. Rolando Garros consagrou Guga, três vezes campeão no saibro francês o brasileiro fez história, espantou o mundo quando em 1997 sem ser cabeça de chave foi campeão do torneio. Foi campeão tendo derrotado os campeões de 93 e 94 (o espanhol Bruguera), 95 (o austríaco Muster) e 96 (Kafelnikov). Algo quase inacreditável, ainda mais para o tênis brasileiro. Difícil dizer qual dos três títulos foi o mais importante, mas em 2001 ele não jogou apenas tênis na França. Talvez inspirado no pintor francês Picasso, Guga foi além do tênis. Nas oitavas-de-final após estar perdendo por dois sets a zero e ter um match point contra um tenista americano, ele virou o jogo apoiado pela torcida francesa. No final, com sua raquete, desenhou um coração no meio da quadra. Na final, depois de ganhar do espanhol Corretja, novamente fez o coração e dessa vez deitou no meio. Emocinou não só nós brasileiros, mas também aos franceses, que o respeitam bastante. Isso ficou claro nesse domingo, todos sabiam que seria difícil Guga ganhar uma partida, a quadra central de Roland Garros estava lotada, todos queriam assistir ao brasileiro. Paul-Henri Mathieu não tinha nada a ver com a história, 19º cabeça-de-chave do torneio, o tenista da casa manteve o foco e derrotou o brasileiro por 3 x 0 com parciais de 6 x 3 - 6 x 4 - 6 x 2. Quem pensa que seria um jogo fácil para o francês se enganou, Guga lembrou grandes momentos da sua carreira, como aces em situações complicadas e suas famosas paralelas de esquerda. No final, uma justa homenagem da direção do torneio, que lhe entregou um troféu com todas as camadas do piso do saibro francês. Com certeza foi uma partida emocionante, uma momento emocionante. Guga deixará muitas saudades, saudade de levantar pela manhã e torcer por ele nos torneios de saibro, sua especialidade ou de vibrar e ter esperança na conquista de uma Copa Davis. Na Copa Davis, por sinal, Guga conseguiu uma das vitórias brasileiras mais emocionantes. Em 1999, jogando contra a Espanha, na Espanha, o Brasil derrotou um time espanhol que contava com grandes jogadores em grande momento, conhecidos como a Esquadra Espanhola, tamanha era a força da equipe. O brasileiro ganhou as suas duas partidas de simples e jogando ao lado de Jaime Oncis venceu a partida de duplas levando os espanhóis à loucura.

Guga ainda voltará a jogar em Roland Garros. Ele recebeu convite da organização para jogar o torneio de duplas ao lado do francês Sebastien Grosjean. Será mais um momento de ver esse gigante do tênis, do esporte brasileiro em ação.

Outros brasileiros estarão em ação em Roland Garros. Marcos Daniel terá uma tarefa difícil diante do espanhol Juan Carlos Ferrero. Porém, Thomaz Bellucci, após furar o qualyfing, terá que encarar o espanhol Rafael Nadal na primeira rodada. Nas duplas Marcelo Melo e André Sá enfrentarão os italianos Simone Bolelli e Andreas Seppi.

Roland Garros só termina daqui a duas semanas, mas semana que vem estaremos de volta.

Nenhum comentário: