segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Liga Brasileira é para os fortes


Compartilhar


Até 2002 nosso campeonato brasileiro possibilitava a times pequenos "intrusos" conquistar o título ou chegar em uma final. Bastava um elenco bem montado, entrosamento, confiança e um pouco de sorte e um time de menor escalão podia sonhar alto em um Brasileirão. Em 2003 adotamos os pontos corridos e com isso, passou a se precisar de um pouco mais para conquistar um Campeonato Brasileiro. Sorte passou a valer menos. Estrutura passou a valer mais. Continuidade de trabalho passou a valer mais. E o principal, dinheiro! Esse, nos pontos corridos, passa a ter muito mais valor.

O dinheiro comanda o mundo cada vez mais vai definir os times que disputarão o título da "Liga Brasileira". E estamos em um momento no Brasil em que a economia favorece, a mídia aumenta, o marketing aumenta e, com isso, onde já tínhamos talento, agora temos também dinheiro. Assim, é quase que inevitável que tenhamos quase sempre os mesmos times no topo da tabela, como já é nas principais ligas europeias.

Que times são esses?
São os times que recebem mais dinheiro dos contratos de mídia e, consequentemente, podem contratar craques e com isso gerar mais receita de marketing e com isso atrair grandes patrocinadores e assim por diante. É uma bola de neve que vai tornando alguns times cada vez mais poderosos no cenário nacional ( e até internacional) e os distanciando cada vez mais dos times menores. Uma diferença que nós temos aqui são os Estaduais. E por que? Pois os Estaduais mantêm a paixão de torcedores de times pequenos nacionalmente mas grandes em seus estados sempre acesa.

Um sinal disso que eu falei é a própria classificação de momento, onde vemos somente cariocas e paulistas nas 6 primeiras posições. É claro que isso pode mudar no decorrer do campeonato, mas podem anotar, será uma tendência.

Eu acho que essa tendência de vermos as potências sempre no topo da tabela vêm se acentuando com o tempo. Vejam os 4 primeiros colocados dos nove Campeonatos Brasileiros de pontos corridos que tivemos até hoje e reparem:

2003 - Cruzeiro / Santos / São Paulo / São Caetano
2004 - Santos / Atlético Paranaense / São Paulo / Palmeiras
2005 - Corinthians / Internacional / Goiás / Palmeiras
2006 - São Paulo / Internacional / Grêmio / Santos
2007 - São Paulo / Santos / Flamengo / Fluminense
2008 - São Paulo / Grêmio / Cruzeiro / Palmeiras
2009 - Flamengo / Internacional / São Paulo / Cruzeiro
2010 - Fluminense / Cruzeiro / Corinthians / Grêmio
2011 (16 rodadas) - Corinthians / Flamengo / São Paulo / Vasco

Ainda teremos times menores surpreendendo na Copa do Brasil, já que é mata-mata, assim como vemos nas copas europeias, mas o Campeonato Brasileiro agora é a Liga Brasileira com cada um no seu lugar. Não viraremos uma Espanha, onde 2 times disputam o título. Nem viraremos uma Itália ou Inglaterra, onde 3 ou 4 times disputam o título. Mas nos veremos restritos aos nossos times grandes brigando no topo da tabela. 

Que essa "Liga Brasileira" se torne cada vez melhor, com mais craques, estádio e gramados melhores, melhor cobertura da mídia, melhor divulgação e mais torcida no estádio. Seja como for, o nosso Brasileirão tem tudo para ser, e será, o melhor campeonato de futebol do mundo.

Um comentário:

Thiago Reis disse...

Realmente esta é uma tendência. Ganhará (e estão ganhando) mais campeonatos aqueles times que entenderem ( e que já entenderam ) que para vencer uma competição, uma série de fatores ( como os citados acima ) contribuem.