quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Homenagem à rede


Compartilhar

Quando você vai ver um jogo de futebol você se importa com a rede do gol?

Há muito tempo venho acumulando a vontade de escrever sobre este assunto. Eu, desde que comecei a ver futebol na minha vida julguei a rede como algo importantíssimo. Ela mexe diretamente na parte estética do jogo. E o que eu sempre reparei é que não é dada a devida importância. Isso, de alguma forma, me incomoda. Até vejo alguns clubes e estádios se preocuparem, mas nunca ouço torcedores falando sobre isso. Será que eu sou maluco?

É claro que quando você está vendo o jogo do seu time e ele faz o gol, na hora você não tá nem aí pra rede, não tá nem aí pra nada, mas quando você, como amante do futebol, assiste um jogo pelo simples prazer de assistir, você quer curtir um bom espetáculo. E um dos fatores, na minha opinião, para este bom espetáculo é a rede do gol! Um time faz o gol, você vê o replay em várias câmeras, pela frente, por trás, por cima, pelo lado… e quando a bola entra é aquela rede mixuruca. Broxante. Uma rede pode deixar um gol e até um jogo mais feio ou mais bonito.

Qual a melhor e a pior?
Não existe uma melhor e uma pior, mas existem estilos que agradam e estilos que não agradam. Um exemplo de rede muito boa: fouxa, com retângulos bem pequenos e funda. É o caso da rede da Ressacada (estádio do Avaí), a melhor do Brasil na minha opinião.
Ressacada
Uma que fica entre as melhores do Brasil para mim, junto com a Ressacada, é a Arena Barueri. Segue o mesmo estilo de retângulos bem pequenos, porém mais rasa. Tem a vantagem de estufar bastante.
Arena Barueri

Outra que eu sempre gostei bastante foi a do Maracanã. Ele tentou mudar alguma vezes, mas a tradicional e conhecida rede do Maracanã acabou prevalecendo e ficou até o fechamento para as obras da Copa de 2014. Espero que ele seja reaberto com essa mesma rede.
Maracanã


A do Mineirão também sempre agradou. Segue o estilo do Maracanã, mas um pouco mais funda.
Mineirão

Indo para fora do Brasil, temos o estilo mais predominate na Europa: estilo "caixote". É usada, por exemplo, no Camp Nou, do Barcelona. Foi usada também como padrão na Copa de 2006, na Alemanha. No Brasil, o Morumbi e o Olímpico usam um estilo parecido. O que favorece o Morumbi é o fato de usar retângulos menores.
Nou Camp

O Beira Rio, do Inter, tem um padrão semelhante ao Maracanã e Mineirão, só que um pouco mais esticada e usa as cores do time.
Beira Rio

A Ilha do Retiro, do Sport, além de feia e com gramado ruim, tem uma rede feia. Retângulos largos e cores escuras.
Ilha do Retiro

Outro exemplo de rede ruim é a do Engenhão. Formada por losangos, muito esticada e feia.
Engenhão


E você, acha que as redes têm importância? Quais você mais gosta? Dê valor à rede!

2 comentários:

Fernando Soutelino disse...

Vai ser um diferencial quando os jogos de videogame derem bastante atenção a isso!! Vale destacar que o FIFA 11 já começou, mas pode melhorar muito!!

Anônimo disse...

Muda essa fonte ta muito ruim de ler com esse estilo de fonte!
quem gosta de futebol?rsrs
para qm gosta aqui tem um otimo jogo de broswer de futebol
Registrar através deste link: http://www.powerplaymanager.com/r1019032/