sábado, 15 de agosto de 2009

O valor da Copa Sulamericana


Compartilhar

Eu torço pra um time na Europa chamado Lazio. É um time italiano, de Roma, com média expressão na Itália e pouca expressão na Europa. Já conquistamos dois títulos italianos em duas boa épocas do time. Uma na década de 70 e outra no final da década de 90. Hoje a Lazio vive uma grande crise financeira e não vem fazendo boas campanhas no Campeonato Italiano.

Na última temporada conseguimos, à duras penas, uma vaga na segunda principal competição da Europa, a Copa Europa (ex-Copa da UEFA). Essa vaga veio por causa do inacreditável título da Copa da Itália. Nessa temporada quase não vieram reforços, por isso tenho que admitir que brigar no topo da tabela no Italiano será praticamente impossível. Mas estamos na Copa Europa! E mesmo com um time não tão forte, acredito no título. O time é competitivo e é um torneio que favorece supresas. E só perde em termos de importância na Europa para a Liga dos Campeões.

Nunca ouvi na Europa questionarem a importância da Copa da UEFA. Ser campeão da Copa da UEFA dá bastante status ao time, além da ótima adição financeira. Eu, como torcedor da Lazio, coloco minha fichas na Copa Europa. Claro que quero que meu time vá bem no Italiano, mas se tiver caminhando bem na competição europeia, aceito uma campanha digna na competição nacional.

E por que eu estou falando isso? O título do post tá errado? Não! Apenas substitua alguns nomes no meu texto anterior e pense. Troque "Lazio" por "Fluminense", "Botafogo", "Goiás", "Vitória", "Coritiba" ou "Atlético-PR". Troque o Campeonato Italiano pelo Brasileiro. Troque a Liga dos Campeões pela Libertadores. E troque a Copa Europa (ex-Copa da UEFA) pela Copa Sulamericana.

Agora pense no valor nossa segunda competição mais importante do continente.

3 comentários:

Thiago Reis disse...

Realmente não dá para entender porque times brasileiros não dão valor a essa competição.

Tá provado pelo título do Inter ano passado que ela pode render bons frutos, além de ser um título internacional

Unknown disse...

É isso aí!

Aí alguém diz: mas ela não dá vaga pra nada...
Eu respondo: Amigo, vc vai conquistar um título importantíssimo!! Vc quer vaga?? Vaga pra onde?? Comemora o título do seu time!!

Fernando Soutelino disse...

O problema é o pessoal que controla os times... A administração da grande maioria dos grandes times brasileiros deixa a desejar e não liga para o que o PÚBLICO pensa.

Outra coisa, nós temos uma cultura de odiar a influência da TV no esporte. O esporte na Europa não sobrevive sem TV. As competições tem que ter atrativos para a mídia tb, senão não há divulgação e o público acaba não dando importância também.. Quando as coisas ficarem mais atraentes para a TV (não digo só a Globo, mas a Band e outros canais também) tudo pode melhorar pro esporte no Brasil e na América Latina!