sábado, 4 de julho de 2009

Final da Libertadores


Compartilhar



Cruzeiro x Estudiantes

Será que chegaram na final da Libertadores os dois melhores times? Essa é a pergunta que tem surgido após Cruzeiro e Estudiantes de La Plata confirmarem suas presenças na grande final. Eu acho que isso é muito difícil de definir. Chegaram na final os dois que se saíram melhor na competição.

Por coincidência os dois vieram do mesmo grupo, em que a Raposa foi líder com 13 pontos, contra 10 dos Pinchas, 8 do Deportivo Quito e 2 do Universitario Sucre. Foi um grupo relativamente fraco. Daí em diante, os dois tiveram caminhos bem diferentes. Enquanto o time brasileiro ia derrubando uma pedreira após a outra, o argentino ia pegando adversários menos expressivos (isso não quer dizer fracos).

Nas oitavas de final sem grandes dificuldades para os dois. Cruzeiro, que terminou em 2º na classificação geral atrás apenas do Grêmo, tirou o Universidad do Chile com duas vitórias. Já o Estudiantes fez logo 3 a 0 em casa no paraguaio Libertad e depois administrou fora de casa.

Nas quartas o time mineiro bateu de frente logo com o São Paulo. Venceu no sufoco em casa e depois jogou nos contra-ataques no Morumbi e venceu novamente. O resultado foi o estopim para a demissão do técnico são paulino tricampeão brasileiro, Muricy Ramalho. O time platense já venceu o uruguaio Defensor fora de casa e depois venceu novamente em casa. Lembrando que o time uruguaio havia eliminado o sempre favorito Boca Juniors.

Semi-final! Cruzeiro x Grêmio e Estudiantes x Nacional URU.
No Mineirão, o Cruzeiro se aproveitou de inúmeros gols perdidos pelo seu adversário e mesmo sem jogar bem fez 3 gols e só não saiu do estádio comemorando porque o Tricolor Gaúcho diminuiu no final. Muita expectativa para o jogo de volta no Olímpico. Mais uma vez o Grêmio dominava a partida e a Raposa nem passava do meio de campo, mas o futebol é supreendente. Num lance isolado, o ótimo atacante Kléber fez papel de ponta e deu o gol para Wellington Paulista. Pouco depois, mais um gol do centroavante e classificação sacramentada. O Grêmio ainda empatou mas não mudou em nada.

Do outro lado o Estudiantes confirmou o favoritismo e passou pelo esforçado Nacional. Fez 1 a 0 em casa e teve tranquilidade suficiente para segurar o ímpeto do adversário no estádio Centenário e fazer 2 a 1.

Análise do Cruzeiro:
Considero um time muito bem armado pelo bom técnico Adílson Batista, com um belíssimo atacante, Kléber, um grande goleiro, Fábio, um motor no meio de campo, Ramires, e um bom elenco. O problema do time é a fraca defesa.

Análise do Estudiantes:
Os Pinchas (como são chamados), contam com o experiente maestro Verón, o bom atacante Boselli, uma zaga não muito confiável que conta com Angeleri, que vem sendo convocado para a seleção e talvez o melhor goleiro argentino atualmente, Andújar.

O Cruzeiro, na minha opinião, entra com favoritismo mas não muito. O fato de decidir em casa pode ser decisivo.

Vale lembrar que o time brasileiro corre atrás de sua terceira conquista da Libertadores. Já ganhou em 76 e 97. Já o argentino busca o seu quarto. Ganharam 3 seguidos no fim da década de 60. Nos anos de 68, 69 e 70.

Um comentário:

Unknown disse...

ATE QUE FIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ZEEEERO