sábado, 11 de julho de 2009

Como está a Liga Mundial?


Compartilhar



Nas fotos (do alt. para a esq.): 1- Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, lotado. 2- Bernadinho dando instruções. 3- Itália x EUA. 4- Novo e imenso ginásio cubando Ciudad Deportiva, em Havana.

Vamos falar da Liga Mundial de Vôlei 2009.
A fase de grupos vai chegando à sua fase aguda e a briga pelas vagas na fase final promete ser boa. É incrível como o nível tá alto. Mesmo as seleções teoricamente mais fracas têm feito jogos duríssimos contra as potências. E são muitas potências.

Antes de falar como estão os grupos, vou explicar como funciona a competição. São 4 grupos de 4 times. Esses times jogam dentro de seus grupos sempre em jogos "casados" (de dois em dois). Sendo assim, cada confronto dentro dos grupos se repete 4 vezes. Sempre duas em cada país. Ou seja, cada time faz 12 jogos dentro do grupo.
E a fase final? A fase final é disputada sempre em uma sede pré-definida. Este ano será na Sérvia. Conta com 6 times. O líder de cada grupo, o país sede (caso ele fique em primeiro em seu grupo, o segundo se classifica) e um convidado (geralmente o convidado é o melhor 2º colocado).
Vale lembrar que essa primeira Liga Mundial com a nova regra de pontos. A vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale 3 pontos para o vencedor e zero pontos para o perdedor. Se for 3 a 2, o vencedor fica com 2 pontos e o perdedor com 1.

Grupo A
Nos primeiros jogos parecia que briga ficaria entre EUA (campeão olímpico em Pequim) e Holanda, mas a renovada Itália desandou a vencer (inclusive os EUA, fora de casa) e já colou no líder EUA (18 pontos a 17). Faltam 3 jogos para cada um e a Itália enfrenta a lanterna China duas vezes. É possível que tanto EUA como Itália se classifiquem já que o 2º colocado aqui terá pontuação alta.

Grupo B
É o grupo da já classificada Sérvia. Mas não é por isso que o grupo deixa de ser emocionante. Muito pelo contrário. Com 9 jogos disputados até aqui, a Sérvia tem 16 pontos, a supreendente Argentina tem 15 e a França 14. A Coreia do Sul vem sem chances, com 9. E o que parece é que a vaga será decidida nos dois últimos jogos em que a Argentina receberá a concorrente França. Esses dois jogos prometem!

Grupo C
Provavelmente o grupo mais forte dos quatro. Simplesmente Cuba, Rússia e Bulgária! Japão completa o grupo. Mas a briga aqui será apenas entre Cuba, que tem 19 pontos e Rússia com 17. A Bulgária decepcionou com 10 pontos e o pobre Japão até fez bastante ponto pelo grupo que tá (8 pts). Cuba ainda tem 4 jogos (Bulgária fora e Japão em casa) e a Rússia apenas 2 jogos (Bulgária fora). O que parece é que a vaga ficará mesmo com Cuba. E a Rússia, que hoje perdeu para o Japão, em casa, terá que somar pontos para tentar ser o melhor 2º.
Um destaque desse grupo é o público que a seleção cubana tem levado em seus jogos em casa. Sempre acima de 10 mil, chegando a 15 mil.

Grupo D
Eis o grupo do Brasil, que tem um time renovado, mas tem a melhor campanha de toda a Liga Mundial e já está classificado, disparado no grupo. São 24 pontos (apenas uma derrota), contra 14 da Finlândia, 11 da Polônia e apenas 5 da Venezuela. O Brasil ainda tem 3 jogos contra a Venezuela e deverá vencer para chegar ainda mais forte na fase final, na Sérvia.

Os meus 6 classificados são: Sérvia, Brasil, Cuba, Argentina, Itália e EUA. Vamos ver se acertarei.

A fase final será disputada entre os dias 22 e 26 de Julho. PROMETE!

Nenhum comentário: