quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pinceladas na Prancheta


Compartilhar

Algumas pinceladas sobre o que tem rolado pelo mundo do esporte:

- Os jogos decisivos da Copa do Brasil e Libertadores têm proporcionado belos espetáculos para quem gosta de futebol. Destaque para os jogaços entre Corinthians e Inter, pela 1ª partida da final da Copa do Brasil, e Cruzeiro e Grêmio, pela 1ª partida da semi-final da Libertadores. No caso deste segundo, com pitadas extras de polêmica e tensão.
Promessa de mais espetáculos (para os não torcedores dos times envolvidos) e sofrimento (para os torcedores dos times envolvidos) nos jogos de volta. Ponto para o futebol brasileiro!

- A última rodada do Brasileirão teve média de mais de 4 gols por partida. Onde mais acontece isso no mundo? É raro. Ponto para o futebol brasileiro! Mas o ponto contra neste caso e ver uma Liga sensacional como essa dividindo atenção com campeonatos tão importantes e em fases decisivas como Libertadores e Copa do Brasil. Não sei a solução para isso, mas deve haver.

- Por favor, não me venham dizer que a Espanha "não é tudo isso" ou que "entrou de salto-alto". A Espanha tem um timaço, com muitos grandes jogadores, alternou bons e maus momentos durante a primeira fase da Copa das Confederações, com muito mais bons momentos, e no jogo contra a seleção norte-americana jogou bem, mostrou o seu jogo de toque de bola e mudança de lados, mas perderam. O EUA foi mais eficiente e venceu. Um dos melhores zagueiros do mundo na minha opinião, Sérgio Ramos, falhou de uma forma que nunca vi. O engano aí é achar que a seleção americana é fraca. Falam isso há muito tempo e sempre se surpreendem. Chega uma hora que não deve surpreender mais. Na minha opinião o EUA tem um time forte defensivamente, jogadores técnicos e habilidosos como Bradley, Dempsey e Donovan e um centroavante forte que nunca tiveram, Jozy Altidore.

- Queria deixar registrada aqui uma frase minha que já venho dizendo há algum tempo: EUA nunca é zebra em nada!

- O Brasil vem jogando bem, com um estilo de jogo bem definido e talvez o mais importante, briga constante por vagas no time titular e na lista que vai para a Copa. Dunga, que já vem sendo elogiado aqui no Prancheta há bastante tempo, tem se mostrado um técnico sempre coerente e trabalhador. Hoje vemos o Brasil entrar em campo como Brasil: sempre forte e colocando medo nos adversários.

- Gosto muito do Ramires, mas ele vem jogando tão bem assim como tenho tanto ouvido? O que ele errou contra a Itália foi uma enormidade. Só pra deixar claro, ele tem vaga entre os 23 pra mim.

- Vuvuzelas? Deve incomodar quem está lá, mas sou muito a favor. Dancinhas dos torcedores? Muito legal. Povo sulafricano? Parabéns!

- Gostei da nossa renovada seleção de vôlei. Vem tendo altos e baixos, mas me parece ser mais uma vez fortíssima.

- Andei vendo um jogo da seleção francesa de vôlei e um jogador me chamou muito a atenção. Anote o nome aí: Guillaume Samica.

- Domingo acontecerá o grande momento do basquete brasileiro. O 5º e decisivo jogo da grande final da NBB, entre Flamengo e Brasília, na belíssima HSBC Arena. E a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão simplesmente não passará o jogo. Pelo que ouvi dizer, mostrarão flashes durante o Esporte Espetacular. É isso aí. Ela manda, então ela escolhe o que é importante. Lamentável!

- Wimbledon a todo vapor. Thiago Alves foi eliminado na 2ª rodada, mas ainda estamos firmes nas duplas. Nadal com certeza faz falta ao torneio, mas Federer não tem culpa disso e tem tudo para ser campeão e se tornar novamente número 1 do mundo.

- Hoje acontecerá o Draft da NBA. Destaque para Blake Griffin, Hasheem Tahbeet e o espanhol Ricky Rubio. Confesso que estou impressionado com o espanhol de 18 anos. Joga demais o garoto! Vamos ver como será na NBA.

- Pra terminar, não comentei dois assuntos porque não quis mesmo. A crise na F1, que parece estar resolvida, e o suposto racismo no jogo entre Cruzeiro e Grêmio.

Um comentário:

Jorge Andrade disse...

Maranhão,
Se eu não conhecesse você, diria que vc é uma grande Pela-Saco dos Yankees.
Você já está forçando a barra mantendo essa sua posição de que os americanos não são zebra em nada, ainda mais generalizando da forma que vc vem fazendo aos 4 ventos.
Os EUA são uma potência esportiva, claro que sim. Bato palmas para o sistema educacional que incentiva o esporte, ligas (negócio) organizadas que geram receitas milionárias com o espetáculo.
Mas falar que os norte-americanos não são zebras no futebol ou em nada me incomoda bastante.
Por mais que possa não parecer, respeito muito sua opinião onde quer que vc se expresse (blog, twitter, msn, jornal, rádio, tv... rs) e sempre discordarei sobre tal assunto.
Para ficar no âmbito esportivo, cito alguns esportes que eu considero os EUA como zebras: judô, taekwondoo, handebol.

Com relação às vuvuzelas, saiu na imprensa que isso é uma tradição da África do Sul e tudo mais, mas concordo com o que o RMP escreveu na sua coluna. A tal "tradição" tem no máximo 15 anos e o barulho que as mesmas proporcionam é insuportável pra quem está assistindo pela TV, imagina no estádio. Acredito que na copa 2010, o uso das mesmas vai ser menor devido o alto valor dos ingressos.

Grande abraço,
Jorge

PS: Parabéns pela iniciativa do blog nas "Frases Pra Sempre"