domingo, 17 de maio de 2009

Futebol no Brasil


Compartilhar

Alguns pitacos sobre a temporada
A futebol brasileiro e sulamericano chega em um momento chave, de definição da Copa do Brasil e Libertadores e início do aguardadíssimo Brasileirão 2009. E quem tá bem? Quem desponta como grande time? Quem entra em crise? Quem é favorito?
Vou dar algumas opiniões pessoais sobre tudo isso:

- Pra começar, digo que torci pelo Sport, mas acho o time de mediano pra baixo, ao contrário do que diz o senso comum;

- A Libertadores está um pouco manchada pela nova gripe e pode ser ainda mais ofuscada pela Copa do Brasil, que tem pego mais fogo que a competição sulamericana;

- Ainda é cedo, mas acho que tem tudo pra final da Libertadores ser entre Grêmio e Boca. Do lado gremista da chave, Cruzeiro e São Paulo se matam e pegam o Grêmio num belo clássico, mas pelo que eu tenho visto, com favoritismo para os gaúchos. Mas Grêmio, cuidado com o Caracas. Tem mostrado bom futebol. Do lado do Palmeiras, tem aquele de sempre: Boca! O Palmeiras, com um time mediano, tem jogado uma decisão atrás da outra, e tem conseguido superar. Mas quando enfrentar um time bem superior como o Boca, ficará pelo caminho;

- A Copa do Brasil tá muito bonita. Dois clássicos gigantes nas quartas de final (Fla x Inter e Corinthians x Flu) com protagonistas de peso como Ronaldo, Mano, Fred, Parreira, Thiago Neves, Ibson, Juan, Nilmar, D'Alessandro. Os outros dois confrontos mais frios. O Vasco já classificado após uma goleada meio mentirosa em São Januário e o Coxa favorito num confronto esquecido contra a Ponte;

- Será que o Inter é tudo isso que dizem mesmo? Pra mim não. Nilmar e D'Alessandro jogam muito, mas o Inter não é tudo que falam;

- E quem aparece como favorito no Brasileirão? Pra mim, pelo que tenho visto jogar e por outros fatores, considero Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e, não posso deixar de fora, São Paulo;

- Uma pergunta: Será que quando o Brasileirão começar a ter jogos duas vezes por semana os times vão colocar time B em alguns jogos?

- Sei que não vão gostar, mas não achei esse gol do Nilmar contra o Corinthians tudo isso que andam dizendo. Foi passando pela zaga demonstrando velocidade, habilidade e inteligência, mas não deu nenhum belo drible.Foi um golaço? Foi, claro! Mas ele mesmo fez um gol esse ano, na minha opinião mais bonito, e não falaram nem 10% comparado a esse. Foi aquele contra o Juventude no Gauchão. Acho que a mídia, o palco, a competição e o adversário influenciam na análise;

- Na série B o Vasco deve subir sim. É um time capaz disso e eu gosto muito do técnico Dorival Junior. Ele tem uma postura que deve servir de referência para muitos outros. A série B parece que vai ser muito equilibrada e legal de se assistir;

- Pra terminar, queria mais uma vez deixar aqui minha indignação com o estado de alguns gramados no Brasil. O símbolo dessa minha crítica é um time que disputou a Libertadores e, se eu fosse torcedor, ficaria envergonhado. A Ilha do Retiro, do Sport, é uma vergonha. É fácil: Interdita e pronto. Naquilo não se joga futebol de alto nível. Na série B então, a situação é bem pior.

E que venham as retas finais da Copa do Brasil e da Libertadores e os 8 meses de Brasileirão séries A, B, C e D!

Um comentário:

Anônimo disse...

Blz! Já vtava sentindo falta dos posts no Prancheta! Não fiquem tanto tempo sem postar!