domingo, 19 de abril de 2009

Times das capitais são melhores?


Compartilhar

Estava eu aqui pensando (não sei porque) sobre as cidades dos principais times europeus. Acabei percebendo um detalhe interessante. Os times mais tradicionais e vencedores dos principais campeonatos não são das capitais dos países. Todas as principais capitais têm times bons, e muitas vezes até de muita torcida, mas quase nunca são os times "top" do país. Os times principais são quase sempre de cidades muito importantes, mas não capitais. É claro que isso acontece no Brasil também, mas a nossa capital é um caso diferente.


Em Londres, por exemplo, tem vários times, alguns até bem importantes como Arsenal, Chelsea e Tottenham, mas os times mais tradicionais da Inglaterra são de Liverpool e Manchester.

Em Roma, temos Lazio e Roma, que claramente ficam atrás dos times de Milão e da Juventus, de Turim.

Na França, a mega capital Paris se reduz ao Paris Saint-Germain, que é bem conhecido mas tem quase nenhuma tradição. Apenas o charme de ser de Paris. Muitos times de fora de Paris são mais tradicionais. Podemos citar os maiores campeões do país Saint-Etiènne, Nantes, Olympique de Marseille, Monaco e, recentemente, Lyon.

E na Alemanha? Berlim tem o Hertha Berlim. Sabe quantos títulos alemães ele tem? Zero. O Bayern de Munique é a potência por lá. Ainda temos os tradicionais Nuremberg, Borussia Dortmund e Schalke 04.

Quem foge um pouco à essa regra são Espanha, Portugal e Holanda, que dividem o domínio entre a capital e outra cidade importante. Na Espanha a divisão é entre Madri e Barcelona. E na terra dos nossos colonizadores entre Lisboa e Porto. Na Holanda são três as cidades: a capital Amsterdã (Ajax), Eindhoven (PSV) e Rotterdã (Feyenoord).

E é claro que outras ligas menos importantes na Europa tem a capital dominante, como Turquia, Escócia, Ucrânia e Rússia.

Enfim, não cheguei à uma conclusão sobre os motivos, mas é algo para se pensar, não acham?

2 comentários:

Thiago Reis disse...

Interessante seu questionamento levantado Bruno.
Também não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Mas também penso que a relação Capital/Time vencedor não se aplica.
Acho que o que se aplica é Poder aquisitivo/Time vencedor.

Geralmente equipes vencedoras saem de regiões com uma melhor situação econômica

Fernando Soutelino disse...

Vale lembrar disso aqui no Brasil... Da capital tem o Brasiliense, e só...

Claro que as potências econômicas são o Rio e São Paulo..

Quem até agora foge a regra é a Argentina, que é o país que tem a maior concentração de times da capital na 1ª divisão.