quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rumo à África do Sul...


Compartilhar

Mais uma dupla de rodada pelas Eliminatórias e vamos dar uma olhada em como estão as brigas pelas vagas na Copa da África do Sul 2010.

América do Sul
O Brasil teve aquela atuação fraca na altitude de Quito e confirmou o favoritismo em Porto Alegre contra o fraco Peru (sem seus principais jogadores).
A Argentina jogou "pro gasto" contra a Venezuela e foi humilhada na altitude de La Paz.
Talvez o caso mais curioso tenha sido do Equador. Jogou contra o líder e o vice-líder, em casa. Pressionou o tempo todo os dois. Podia ter goleado os dois. Mas sofreu um gol do Brasil e conseguiu empatar e esteve perto da vitória contra o Paraguai mas sofreu o empate aos 47 do segundo tempo. Podia ter 18 pontos na classificação, mas tem apenas 14.

Pra resumir, temos Paraguai, Brasil, Chile e Argentina bem encaminhados. E eu colocaria todos os outros (menos Peru) brigando pela vaga na repescagem. Com ampla vantagem para o Uruguai.

Europa
No Velho Continente temos 9 grupos, com um classificado direto de cada um e 8 segundos colocados disputando 4 vagas na repescagem. Estamos um pouco depois da metade das eliminatórias europeias.
Três seleções já estão bem perto da vaga: Espanha, Holanda e Inglaterra.
Algumas supresas positivas, que estão bem na briga, até aqui são: Dinamarca, Eslováquia, Rússia e Sérvia.
Os destaques negativos até aqui são: Portugal, Suécia, República Tcheca, Turquia, Romênia e Noruega.

Ásia
Aqui são 4 vagas (e mais uma na repescagem contra a Oceania) e uma delas já está praticamente garantida. É a Austrália, que pela primeira vez disputa as Eliminatórias na Ásia. Diziam que na Oceania era fácil pra ela. Na Ásia foi mais fácil ainda. Vamos ver a realidade: a Austrália tem uma boa seleção. Vale lembrar que na última Copa eles passaram da fase de grupos e foram eliminados pela campeã Itália, com um pênalti no final.

No Grupo 1, Japão também se classificará. No Grupo 2, das 5 seleções, digo que 4 brigam pelas duas vagas: Coreia do Sul, Coreia do Norte, Arábia Saudita e Irã.

Concacaf
Aqui os países das Américas do Norte e Centrar brigam por 3 vagas diretas e uma vaga na repescagem contra o 5º da América do Sul.
A fase final teve apenas 3 rodadas até agora, mas já deu pra tirar algumas conclusões. Os EUA parecem ser os mais fortes e irão para a África do Sul. O México começou mal, mas não tem como não ficar entre os 3. A 3ª vaga, na minha opinião, ficará entre Costa Rica e Honduras. O que perder essa disputa, deverá disputar a repescagem, a não ser que Trinidad e Tobago ou El Salvador façam uma campanha fora do normal.

África
A fase final na África acabou de começar. São 5 grupos. O vencedor de cada um se garante na primeira Copa do Mundo do continente. Posso dizer os meus favoritos de cada grupo. Na sequência, Camarões, Tunísia, Egito, Gana e Costa do Marfim.
Lembrando que a África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana, como sede, já está garantida.

Fica aqui a indignação e o luto pela tragédia ocorrida no jogo entre Costa do Marfim e Malaui, no qual houveram 22 mortos e mais de 100 feridos. Não é possível que isso ainda ocorra. FIFA, faça alguma coisa para evitar isso! Essa competição é responsabilidade sua.

Oceania
Já está definido (como era de se esperar) que a Nova Zelândia irá disputar a repescagem contra a 5ª força da Ásia. Ela passou com muitas facilidade por seus "fortíssimos" adversários Nova Caledônia, Fiji e Vanuatu. E ainda perdeu um jogo.

Nenhum comentário: