segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Medalhas: Atenas 2004 x Pequim 2008


Compartilhar

Ouvimos muitas pessoas dizendo que tal país foi bem, tal país foi mal, que o Brasil foi mal, que a China atropelou os EUA, que os EUA tiveram mais medalhas etc. Enfim, resolvi fazer uma pesquisa e comparar os desempenhos (só em relação à medalha, já que desempenho não é só isso) dos países. Vou mostrar aqui alguns destaques desta minha pesquisa. Tirem suas próprias conclusões:

- Apesar de algumas claras medalhas perdidas e de ter ficado bem abaixo da China, o EUA melhorou seu desempenho - 35 ouros e 103 no total em Atenas e 36 ouros e 110 no total em Pequim.
- Como ficou claro, a China cresceu bastante. Foram 32 ouros (total 63) e agora foram incríveis 51 ouros (total 103).
- A Rússia se manteve como 3ª força, mas caiu em total de medalhas - 92 a 72.
- A maior evolução, tirando a China, certamente foi o Reino Unido, que sediará os próximos jogos. Eram 9 ouros e agora foram 19.
- Países como Austrália, Japão, Alemanha, Itália e França mais ou menos mantiveram seus ótimos retrospectos de Atenas. São potências esportivas.
- A grande queda ficou por conta dos cubanos. Queda vista em ouros e não em total, que praticamente se manteve. Foram 9 ouros em Atenas e 2 em Pequim. Grande responsável por isso foi o boxe, forte esporte cubano, que não levou um ouro de Pequim. Essa diferença de ouros fez Cuba cair da ótima 11ª posição em Atenas para a 28ª em Pequim.
- Uma grande decepção foi a anfitriã em Atenas. A Grécia teve 6 ouros, 6 pratas e 4 bronzes atuando em casa. Agora em Pequim foram míseras 2 pratas e 2 bronzes. Como pode??
- Indo no caminho contrário à Grécia, estão dois países fortíssimos no atletismo. Jamaica e Quênia. Foram 2 ouros (total 5) para os jamaicanos e 1 ouro (total 7) para os quenianos em Atenas. Em Pequim foram incríveis 6 ouros (total 11) para a Jamaica, que passou de 34º para 13º, e 5 ouros (total 14) para Quênia, que passou de 41º para 15º. Isso deve-se a grande tradição de corredores rasistas na Jamaica e corredores fundistas no Quênia.

Quadro de medalhas de Atenas 2004
Quadro de medalhas de Pequim 2008


E o Brasil?
O Brasil foi pior em ouros, e consequentemente em posição, mas ganhou mais medalhas (10 contra 15) e teve claramente melhores resultados no geral. Foram vários atletas disputando finais, vários entrando em provas com condições de medalhas e já conhecida tradição em alguns esportes coletivos. O Brasil, mesmo sem a quantidade de medalhas de muitos países desenvolvidos, faz MUITO "barulho" em Jogos Olímpicos.
E já que se fala nisso, vale lembrar que o Brasil em Pequim teve o melhor desempenho dos países sulamericanos (disparado) e melhor desempenho entre os latino-americanos. Dentre os países do BRIC, apenas Índia foi pior (muito pior) que o Brasil. Apenas 4 países não desenvolvidos ficaram acima do Brasil no quadro.

Enfim, eu quis falar sobre resultados baseados em medalhas porque é legal olhar números e formular conceitos baseados neles, mas eu quero deixar claro que na minha opinião desempenho em olimpíadas está além das medalhas.

Nenhum comentário: