quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Falar mal do Mano tá na moda


Compartilhar

"E a Seleção, hein? Viu o jogo ontem?"
"Vi não. Muito fraca essa Seleção."

"Esse Mano tem que ser demitido!"
"Também acho! Mas quem entra no lugar dele?"
"Felipão, pô! Não não, ele é muito ranzinza. Pode ser o Luxa! O Flamengo não perde pra ninguém!"
"Mas ele só tem feito trabalhos ruins antes desse no Flamengo. Além do mais, ele já passou pela Seleção e perdeu a Olimpíada."
"É mesmo. Ele é meio marrento. Já sei! Muricy!"
"Pô, mas ele é retranqueiro. Não quero a Seleção jogando feio. E mais, ele é mais mau educado nas entrevistas do que o Dunga!"
"Pô, o Dunga!! É isso! Com ele a Seleção ganhava de todo mundo!"
"Mas perdeu a Copa. Não!! Dunga não!"
"E agora?"
"Pois é. E agora?"

E agora?
Acho que esse diálogo resume bem a situação atual da nossa Seleção. A moda do momento é falar mal do Mano e pedir Luxa, Felipão e Muricy. A verdade é que são mesmo opções, mas todas com ressalvas e nenhuma garantiria sucesso.

O Mano é bom técnico, mas não construiu ainda uma carreira suficientemente robusta para pleitear uma vaga como técnico da Seleção Brasileira. Ganhou Copa do Brasil, Paulista e Série B. Ok, o Dunga não tinha nem sido treinador antes. E eu também discordei da contratação do Dunga. A diferença é que o Dunga foi lá, fez um ótimo trabalho, ganhou de todo mundo e calou a minha boca. Perdeu a Copa sim, mas num jogo atípico em que o Brasil jogou muito e acabou perdendo a cabeça. O Mano não! O Mano simplesmente não consegue bons resultados.

Ele é ruim? Não, não é. Mas acho que para treinar a Seleção o mais importante não é ser bom técnico em termos táticos, estratégicos. Isso é importante também, mas é essencial ter um técnico de carisma, que imponha respeito, que o jogador novato e a estrela o respeitem e o ouçam com atenção. Na Seleção não se tem tempo para treinar. Por isso, é importante trabalhar a cabeça dos jogadores. Isso o Felipão fez bem em 2002. Isso o Dunga fez enquanto esteve lá.

Acho que existem dois caminhos para uma Seleção seguir. Ou mantém uma base sempre, com poucas mudanças de jogador. Assim sempre haverá entrosamento. É o caso da Alemanha, Espanha, EUA. Ou então coloca um técnico de muito respeito ou de pulso no banco. Foi o caso da Argentina, com o Maradona, na Copa (perdeu, mas jogou entregue e bem), do Felipão (com Brasil e Portugal) e Dunga.

Em termos de Seleção, e considerando que não disputaremos as Eliminatórias, temos muito pouco tempo até a tão sonhada Copa de 2014. O Mano ainda pode se acertar, mas, sinceramente, não consigo confiar nele. Eu, como presidente da CBF, roubaria todo mundo pensaria em três possibilidades: Felipão, que daria uma chacoalhada; Muricy, que seria uma aposta, mas é muito vitorioso; Zico. Craque, respeitado, o Brasil inteiro gosta e tem expediência como técnico (inclusive em Copa do Mundo); Joel Santana, que daria show nas coletivas.

Enfim, o que eu tenho certeza mesmo é que a moda do momento, a tendência outono-inverno-primavera-verão é falar mal do Mano. Não esqueça também de perguntar quem é Luis Gustavo, quem é Fernandinho e falar que o Ralf e o Elias são "peixes" do Mano. Quem decide a tendência do momento no esporte é a mídia. Então, se quiser ficar na moda, faça o que você já faz, siga a mídia.

Um comentário:

Fernando Soutelino disse...

Concordo!

Eu acho até que tanto a imprensa quanto o povo tá até sendo bem paciente com o Mano.
Acabei de ver o Globo Esporte com o Alex Escobar vendo lados positivos da entrevista de ontem do Mano.
A sequência de jogos desse ano é mais fácil (com exceção da Argentina na Copa Roca), vamos ver se eleva a moral da Seleção e, principalmente, do Mano.