quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Histórias do esporte... no gelo


Compartilhar

O esporte as vezes proporciona histórias que nem os melhores roteiros de cinema conseguiriam imaginar. Dessa vez foi na Olimpíada de Inverno, que está sendo realizada em Vancouver, no Canadá.

O fim de uma hegemonia histórica
Uma das maiores hegemonias da história do esporte pertencia à Rússia na patinação artística em duplas. Desde a Olimpíada de Innsbruck, na Áustria, em 1964, a Rússia ganhou a medalha de ouro em TODAS as edições de Jogos Olímpicos.

Esse ano, em Vancouver, a dupla mais forte da Rússia, ironicamente, tinha Yuko Kavaguti, uma japonesa naturalizada russa 5 meses antes da competição.E foi justamente uma queda de Yuko na apresentação final que acabou com a gigantesca hegemonia russa.

E, afinal, quem ficou com o ouro? Foi a dupla chinesa Shen Xue e Zhao Hongbo (31 e 36 anos, respectivamente). Shen e Zhao são casados e sempre tiveram grandes resultados em mundiais e outras competições. Mas em Jogos Olímpicos o máximo que eles conseguiam era o bronze, devido à grande superioridade russa. O casal chegou a encerrar a carreira após as Olimpíadas de Turim, em 2006. Porém, atraídos pelo desafio, decidiram retornar e fazer um programa de treinamentos muito mais pesado com o objetivo de disputar a última Olimpíada deles e quem sabe realizar o grande sonho da medalha de ouro olímpica.


Com uma apresentação perfeita, Shen e Zhao ficaram com o sonhado ouro e para completar a festa chinesa, a prata também ficou com a china, com a dupla Pang e Tong. A favorita dupla russa Yuko Kavaguti e Alexander Smirnov ficou apenas em 4º e a Rússia não levou nenhuma medalha na prova que dominava desde 1964.

Assim é o esporte!

Nenhum comentário: