terça-feira, 8 de setembro de 2009

Basquete dá alegria sim


Compartilhar

Nossa seleção conquistou neste domingo a Copa América de Basquete em uma final emocionante contra os anfitriões porto-riquenhos. Após três quartos sensacionais e com uma folga no placar, nossa seleção acabou deixando Porto Rico encostar no último quarto, apoiados pela empolgada torcida que lotava o ginásio. No fim, o craques deles, Carlos Arroyo teve o arremesso da vitória nas mãos, mas errou e o título ficou com Brasil! 61 a 60!

Foi uma belíssima campanha, com apenas uma derrota, para os mesmos porto-riquenhos, mas foi um jogo atípico em que a derrota por até 5 pontos nos favorecia, e Leandrinho foi poupado. O primeiro objetivo dessa Copa América era conquistar uma das quatro vagas para o Mundial da Turquia, ano que vem. E isso nossa seleção conseguiu com tranquilidade. As outras vagas ficaram para Porto Rico, Argentina e o surpreendente Canadá.

Mas porque toda essa empolgação se nós já havíamos ganho a última Copa América, já somos os atuais bi-campeões Pan Americanos e somos uma das duas únicas seleções do mundo (junto com EUA) que nunca deixou de se classificar para um Mundial?

Essa empolgação pode ser explicada pela forma como nossa seleção jogou. Vimos uma seleção organizada, forte na defesa, unida e focada. Méritos do técnico espanhol Moncho Monsalve, que implantou sua forma de jogo, e dos jogadores, que se uniram e conseguiram mostrar o potencial que têm. Desta forma, podemos entrar bem no Mundial da Turquia e recuperar nosso orgulho, após as pífias campanhas nos últimos mundiais.

Mas e a pergunta que muitos fazem: podemos bater de frente com as principais seleções do Mundo, como as principais europeias e os EUA? Eu acho que os EUA fica num patamar isolado e mesmo com o resto do mundo evoluindo bastante, ainda são disparados os melhores. Mas acho que temos sim condições de brigar até contra as grandes forças europeias. Lembrando que ainda podemos unir à esse grupo grandes jogadores como Nenê, Baby, Murilo e Paulão Prestes. Acho também que precisamos correr atrás de um bom armador (posição 1) para revezar com o bom Marcelinho Huertas. De resto estamos muito bem servidos.

Agora é continuar apostando no trabalho do Moncho e de nossos jogadores e aguardar com muita expectativa o Mundial da Turquia no ano que vem.

Vale lembrar que começou essa semana o fortíssimo Campeonato Europeu, que dá 6 vagas para o Mundial. Vale acompanhar!

Nenhum comentário: