quarta-feira, 17 de junho de 2009

A paixão que transcende


Compartilhar

"Cerca de 60 mil torcedores apaixonados lotaram as principais ruas de Sevilha, na Espanha, para exigir a saída de Manuel Ruiz Lopera, presidente do Bétis e maior acionista. A manifestação contou com torcedores famosos e antigos jogadores do clube. No site oficial, Lopera aceita propostas para vender suas ações." (globoesporte.com)

Está aí um belo exemplo para os que se dizem torcedores de clubes aqui no Brasil. Ser torcedor é ter paixão por um time, por uma camisa, pelas cores. É seguir o time, vibrar, se emocionar nas alegrias e tristezas. Ser torcedor é saber que aquele cara ao seu lado no estádio tem algo muito em comum com você. É querer o bem do seu time.

Você que é apaixonado por um clube de futebol, tente imaginar milhares de outros apaixonados como você, entre eles anônimos e famosos, se juntando pacificamente com um mesmo objetivo de mudar algo para melhor em seu clube. Conseguiu imaginar? É difícil imaginar isso na nossa cultura? E o que você acha que você faz quando vai ao estádio? Exatamente isso! Se junta a milhares de outros apaixonados com um mesmo objetivo, que são gols do seu time e a vitória.

Se um dia a torcida do meu time fizesse o que a do Real Betis fez nesse protesto, eu juro que ficaria extremanente orgulhoso. Torcer por um time não é só xingar jogadores, vibrar com gol, levar bandeiras ao estádio, pagar ingresso. Torcer por um time transcende tudo isso. Algumas pessoas que estiverem lendo esse texto vão saber do que eu estou dizendo. Algumas vão achar que sabem. E outras simplesmente não vão saber.

A nossa cultura nos proporciona essa paixão, que é simplesmente diferente de outras paixões, e muitos não entendem. Então porque não podemos nós mesmos darmos valor à essa paixão?

Meus honestos parabéns à torcida do Betis!

4 comentários:

Unknown disse...

Outra coisa que eu esqueci de falar: fizeram isso pra derrubar o presidente. Isso mesmo, o PRESIDENTE!!!

Aprendamos com eles!!

Anônimo disse...

E eu desejo parabéns a esse texto; impecável!

Unknown disse...

Não demorou pra surgir um "belo" exemplo brasileiro. Obrigado a esse torcedor por ilustrar bem meu texto.

Link para o globoesporte.com
http://tinyurl.com/kqvd3d

Thiago Reis disse...

Também espero sinceramente que isso um dia ocorra no Brasil.

O brasileiro é muito acomodado, ou quando não é, prefere resolver as coisas da sua maneira. ( geralmente a pior possível ).

Quem sabe mais exemplos como esse não inspire o pessoal daqui.