quarta-feira, 1 de abril de 2009

Chegou a hora!


Compartilhar



NCAA Final Four
Se você lê o Prancheta, já sabia que os EUA, como em todo ano, para para assistir ao torneio final do basquete universitário. Se não lê, aqui está o post.
Agora vem o ápice de toda essa febre do basquete universitário. As quatro melhores universidades do país se juntam em uma sede (este ano é Detroit) para definir a grande campeã.
Este ano tivemos algumas pequenas supresas, como as eliminações das super tradicionais universidades de Duke, Louisville e Pittsburgh, mas não surgiu nenhuma "cinderella" (termo usado para grandes zebras, comuns nesse tipo de torneio). Podemos dizer que Villanova supreendeu ao eliminar duas forças (Duke e Pittsburgh), mas trata-se também de uma força.


E quem são as quatro?

Michigan State
Jogará o Final Four, por coincidência, praticamente em casa, já que está localizada em Lansing, no mesmo estado da sede Detroit.
Será sua 7ª aparição no Final Four.
Seus principais destaques são o armador Kalin Lucas e o pivô Goran Suton.
Para chegar até aí passou por Robert Morris, USC e as fortíssimas Kansas e Louisville.

Connecticut
UConn, como é conhecida, vem como uma grande força desta temporada, desde o início.
Será a 3ª vez no Final Four.
Conta com um timaço, que possui grandes destaques individuais, como os armadores A.J. Price e Jerome Dyson, além do ala Jeff Adrien e do pivô-monstro Hasheem Thabeet.
Passou, na sequência, por Chattanooga, Texas A&M, Purdue e Missouri.

Villanova
É a supresa entro as quatro, mas nem por isso pode-se dizer que a universidade da Filadélfia é fraca.
Depois de enfrentar a fraca American University na primeira rodada do torneio nacional, Villanova só pegou pedreira e foi eliminando. Passou pelas super-tradicionais UCLA e Duke e no Elite 8 venceu por 2 pontos a cabeça-de-chave 1 Pittsburgh. Merece ou não merece seu 4º Final Four?
Podemos dizer que os destaques individuais são o ala Dante Cunningham e o armador Scottie Reynolds.

North Carolina
UNC, como é conhecida, é a mais tradicional das 4. Além de ser a universidade com mais aparições em Final Four (18, empatada com UCLA), foi a universidade que revelou um rapaz chamado Michael Jordan.
Este ano, mais uma vez, UNC está muito forte. É cabeça-de-chave número 1 da conferência Sul e conta com pelo menos 4 craques: o forte e habilidoso ala de força Tyler Hansbrough, os armadores Ty Lawson e Wayne Ellington e o ala Danny Green.
Passou sem grandes problemas por Radford, LSU, Gonzaga e Oklahoma (do cracaço e futuro nº1 no draft da NBA, Blake Griffin).
A pergunta é: Alguém conseguirá parar North Carolina?

Os confrontos serão dia 4/4, sábado:
Michigan State x Connecticut
Villanova x North Carolina


E a grande final será dia 6, como manda a tradição em uma segunda-feira.

Nenhum comentário: