segunda-feira, 30 de março de 2009

O Brasil jogou bem...


Compartilhar



...contra Portugal, em Gama, e contra a Itália, na Inglaterra. Já ontem...o que foi aquilo? Foi realmente vergonhoso. A altitude de 2.800 metros atrapalha? Claro, atrapalha. A seleção equatoriana tem um bom conjunto e alguns bons jogadores? Sim, concordo. Mas ver a Seleção Brasileira, a poderosa Seleção Brasileira, jogar encolhidinha como time pequeno, sem ao menos assustar em contra-ataques é simplesmente vergonhoso.
Durante o jogo eu cheguei a sentir pena do Equador pela injustiça que estava acontecendo. Isso quando ainda estava 0 a 0.
Eu não estou falando que o Brasil deveria dar show de bola na altitude e golear o Equador, até porque como eu já disse, é uma boa seleção. Acho que deveria se comportar como Seleção Brasileira, mesmo que perdesse o jogo.
Pense nos jogos de basquete nos EUA. Pois é, no meio do jogo me peguei imaginando as famílias brasileiras em suas casas, em frente à TV, gritando "DEFENSE, DEFENSE". Um tanto quanto bizarro.

Pense nisso:
- Por que a seleção equatoriana não sentiu a altitude se a maioria de seus jogadores atuam ou na Europa ou na América do Sul em cidades ao nível do mar?

- Lamentável a zona mista de entrevistas após o jogo, no estádio Atahualpa. Uma cerca imensa, que separava os jogadores, que fazia os repórteres se debaterem pelas entrevistas. Lembrando que é um jogo de fase de classificação para COPA do MUNDO.

- Ah, e as entrevistas dos jogadores? É tão difícil assim chegar no repórter e dizer "sim, a altitude atrapalhou um pouco, mas jogamos muito mal, o Equador nos sufocou o jogo inteiro e temos que agradecer muito por esse pontinho."? Pelo menos Júlio César (o melhor em campo e também nas entrevistas) e Robinho assumiram a má atuação.

- Os equatorianos Mendez e Valencia jogaram muita bola. E sorte nossa que Guerón, apesar de ter corrido bastante, não jogou absolutamente nada.

- Júlio César, há algum tempo, é o melhor goleiro do mundo, pra mim.

- Incrível como Júlio Baptista e Luisão pegam "rabos-de-foquete" na seleção e quase sempre se saem bem.

- Não dá mais pra Ronaldinho Gaúcho ficar fazendo spa na Seleção. Ele é um cracaço, mas não tem jogado. Fez alguns bons jogos no Milan, mas é pouco. Quero muito vê-lo de volta a Seleção, mas bem. Enquanto isso, dê chance à outros.

- Por que o Dunga, na coletiva desta segunda-feira deu uma "sapatada" no repórter italiano ao este perguntar por Alexandre Pato?

- Não tem ninguém falando sobre isso, mas esse jogo de quarta contra o Peru é importantíssimo pela tabela que o Brasil tem pela frente. No momento estamos em 4º. Imagina se não ganharmos do Peru. Seguem os próximos jogos do Brasil: Uruguai (lá), Paraguai (aqui), Argentina (lá), Chile (aqui). Depois finalizamos com Bolívia e Venezuela. Pense nisso.

- Nesse jogo em Quito temos que pensar é que milagramos empatosamente (sic)!

- Não podia deixar de mencionar a narração do gol do Brasil por João Palomino, da ESPN Brasil. Assim que a bola de Júlio Baptista entra no gol, Palomino grita "ACONTECE UM MILAGRE EM QUITO"! Bom, acho que isso resume bastante.

- Enfim, acho que estou sendo crítico demais. Mas agora já escrevi tudo. Quem me conhece sabe que eu não sou assim, mas...

3 comentários:

Thiago Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Reis disse...

Vamos por partes:

1) A seleção jogou mal! Retrancada! Mas mesmo assim poderia ter vencido o jogo. Canso de ver time argentino jogar aqui na Libertadores totalmente retrancado, "cozinhando" o jogo e ningém falar nada.

2) "Uma das maiores injustiças do futebol" porque?
Porque temos um excelente ou porque os atacantes equatorianos são fracos?

3) Altitude. "Os jogadores equatorianos atuam na Europa". Conversa fiada! Você joga na Europa, mas sua vida foi toda no Equador. Seu biotipo é muito mais apropriado para atuar lá. Viva 10 anos morando na Europa e depois volte para o RJ, vc vai sentir o calor no início mas logo depois se ambientará, ja um europeu talvez nao aguente.

4) "Porque os jogadores não admitem que atuaram mal?". Porque são uns analfabetos! Não sabem se expressar. Vejam a entrevista do Julio Batista, Robinho.... querem esperar que Marcelo fale algo de util, Elano, Luis Fabiano....

5) Dunga. Um treinador jamais vai admitir diante da imprensa que sua equipe jogou mal. Até porque ele presenciou no vestiário jogadores com mascara de oxigenio e todos se matando em campo. Não importando a postura do time.

6) Ronaldinho. Esse merece um comentário mais extenso e mais pra frente. Mas apenas para simplificar , eu convocaria, sempre! Um talento daquele não pode ser desperdiçado!

7) Palavras do COERENTE goleiro Julio Cesar. "Os caras não paravam de correr um segundo, era impressionante!"

Para finalizar, concordo que o time atuou muito fechado e deveria ao menos contra atacar um pouco mais. Muito da inoperancia se deveu por conta de Elano e Gaúcho que estavam mal e os volantes que eram lentos em demasia. Não esqueçamos que perdemos grande parte dos nossos contra ataques com a saída do Maicon, que tem um excelente vigor físico.

De resto , parem com essa história de que é vergonha mundial ver o Brasil atuando retrancado. Não temos a melhor seleção do mundo faz tempo. Estamos no mesmo nível de várias outras!

Unknown disse...

1) Alguns times argentinos fazem isso mesmo, mas não é por isso que vamos elogiar. E é Seleção Brasileira.

2) Foi uma grande injustiça pq eles dominaram o jogo inteiro. Realmente não tiveram competência para colocar a bola para dentro. Isso conta bastante, assim como vale lembrar que o goleiro faz parte do time e o nosso fez uma grande partida.
Mas eles realmente criaram inúmeras chances de gol.

3) Concordo. Mas não tenho certeza. Precisamos conversar com algum fisiologista.

4) Fato.

5) Pode admitir sim. Não precisa dizer que A ou B jogaram mal, mas dizer que o time foi muito mal é normal. Até pq não tem como dizer o contrário, independente da altitude. Jogar mal é jogar mal.

6) Concordo que não pode ser desperdiçado, mas eu não convocaria sempre. Temos outros jogadores, menos talentosos que ele, mas que podem ajudar mais.

7) Fato.

Concordo com o que disse no final.