terça-feira, 28 de outubro de 2008

Superliga 2008/2009


Compartilhar



A Superliga 2008/2009 vai começar!

Tanto o torneio masculino e o torneio feminino irão começar amanhã - quarta-feira - 29/10/2008.

O torneio deste ano traz algumas novidades. Mas a principal é a volta de vários "estrangeiros" para o Brasil, incluindo André Nascimento, Serginho, Sheila, Mari e muitos outros.

Outra grande notícia é que a 15ª edição da competição terá as novas regras que serão implantadas pela FIVB em competições internacionais em 2009. Como a Superliga inicia em 2008 e termina em 2009, a CBV decidiu implantar as regras logo no início. Abaixo segue um resumo destas novas regras, que na minha opinião, prometem agilizar o jogo ainda mais e gerar um pouco mais de polêmica com a arbitragem:

  • A primeira mudança será com relação à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede.

  • Outra modificação será com relação ao toque na rede. Anteriormente, qualquer movimento que o jogador fizesse e tocasse na rede com qualquer parte do corpo era considerado falta. Agora, só será falta quando o jogador tocar no bordo superior ou na antena na parte de cima do bordo superior. Os atletas poderão tocar na malha da rede desde que esta ação não seja uma vantagem para a sua equipe, não atrapalhe o jogo do adversário, e ele não se apóie na rede para realizar o movimento.

  • Outra alteração é que as equipes poderão ter dois líberos inscritos entre os 12 jogadores. No entanto, somente um poderá atuar. Caso haja a troca direta de um líbero pelo outro, por qualquer motivo, o jogador que for trocado não terá o direito de retornar à partida. Na inscrição das equipes para as competições, o número de atletas aumentará de 12 para 14, com a possibilidade de dois líberos inscritos. No entanto, para a partida, a equipe poderá usar 12 jogadores, dentre eles até dois líberos, caso queira.

O texto das regras foi retirado, na íntegra, do link oficial da CBV - no dia 28/10/2008.

Apesar de todas as mudanças, as regras da competição continuam bem semelhantes ao ano passado. Mas vamos relembrar como são as regras. O campeonato será dividido em 4 fases (classificatória, quartas de final, semi final e final). A fase classificatória será composta de 4 turnos (chamados de torneios na última edição) e os times serão divididos em dois grupos (A e B). No 1º e no 4º turno as equipes de cada grupo se enfrentam e no 2º e no 3º turno as equipes do grupo A enfrentarão as do grupo B. Ao final de cada turno, as equipes que estiverem ocupando a 1ª colocação do grupo disputarão a final do turno.

As quartas de final serão disputadas pelas 8 equipes com a melhor posição na classificação geral do torneio.

As semi finais serão disputadas pelos times vencedores na fase anterior e a final será composta pelos vencedores nas semi finais.

A quantidade de times é igual nas ligas masculina e feminina nesta temporada, sendo cada liga contém 12 equipes. Confira as equipes da Liga Masculina e da Liga Feminina.

Para acessarem a mais informações sobre a Superliga acesse o site oficial da Superliga 2008/2009.

Amanhã teremos 6 jogos (3 da Liga Masculina e 3 da Liga Feminina). Destaque para as partidas:
  • São Caetano X Brasil Telecom - 20h (Transmissão ao vivo do Sportv - horário de Brasília).
Acompanhem um dos melhores torneios de vôlei do mundo pelo Prancheta Mágica com posts semanais toda quinta-feira.

Nenhum comentário: