segunda-feira, 16 de abril de 2012

A incrível história do Quevilly

Cidade de Le Petit-Quevilly

A cidade é a pequena Le Petit-Quevilly, na Normadia francesa. Cidade de 22 mil habitantes, pacata, interiorana. O time da cidade é o inexpressivo e quase amador Quevilly, da terceira divisão da França. Seu estádio tem capacidade para 2.500 torcedores.

Stade Lezai - capacidade 2.500 pessoas
O Quevilly, até 2010 pertencia ao CFA (Campeonato Francês Amador). Em 2010, chegou milagrosamente e com sorte no chaveamento às semifinais da Copa da França. Antes disso, apenas em 1927 eles haviam conseguido tal feito, mas o futebol, como sabemos, era outro. Na temporada atual eles estrearam na 3a divisão nacional.

Com um time muito modesto e praticamente amador, estão na 13a posição. Suficiente para alcançar o feito de ficar por mais um ano na 3a divisão. Mas o feito mesmo eles têm conseguido na Copa da França, chamando a atenção do país inteiro e do mundo do futebol inteiro. É uma história, que se fosse um filme muitos achariam fantasiosa demais. Mas é real! E muito real!

Começaram com a única vitória tranquila em toda a campanha - um 5 a 2, fora de casa, contra o amador Racing Clermontois. Na fase seguinte, apenas o primeiro milagre. Perdiam para o Feignies até os 47 do segundo tempo, quando o atacante Valero empatou e levou o jogo para a prorrogação e em seguida para os pênaltis. O pequeno Quevilly venceu e passou de fase.

Próximo milagre adversário: o desconhecido La Tour D'Auvergne. Novamente fora de casa, dessa vez o Quevilly segurou o 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e venceu nos pênaltis. Pela segunda vez o goleiro El Kharroubi (emprestado do Guingamp, da 1a divisão) se tornava herói. Mais uma fase avançada. Agora teria que vencer o Angers, da 2a divisão. Jogando pela primeira vez em casa, venceu por 1 a 0. O herói da vez foi o atacante Calinet.

O incrível Quevilly chegava às oitavas de final e o país já começava a olhar com surpresa. O próximo adversário era o Orleans, da mesma 3a divisão. Mais um 0 a 0 no tempo normal. No fim do 1o tempo da prorrogação o atacante Capelle tirou o zero do placar. Na segunda etapa o Orleans partiu pra cima e o Quevilly, se aproveitando disso, ampliou o placar e se classificou para as quartas de final.

Vitória histórica sobre o Marseille
O desconhecido Quevilly já estava entre os 8 melhores. Porém dessa vez o adversário seria o poderoso Olympique de Marseille. Como o Quevilly tinha o mando de campo e seu estádio comporta apenas 2.500 pessoas, o jogo teve que ser na cidade de Caen (1h e meia de distância). O estádio com capacidade para 21 mil pessoas estava praticamente lotado (19.324) para presenciar a história incrível do Quevilly. Logo no início Valero fez 1 a 0 pro Quevilly. A festa já estava pronta quando, faltando 5 minutos, Remy empatou para o Marseille. Na prorrogação a superioridade do multicampeão Marseille prevaleceria e o sonho do time pequeno acabaria? Não foi isso que aconteceu. Faltando 10 minutos pra acabar, Ayina fez 2 a 1. Vitória do Quevilly? Não! Dois minutos depois, gol de Remy, de novo. Tudo preparado para os pênaltis, mas aos 118 minutos, novamente Ayina marcou e o Quevilly enfim conseguia eliminar o gigante francês Marseille.

Na semifinal o adversário era outro time grande do país - o Rennes. Jogo novamente em Caen e com estádio lotado. O Rennes queria acabar com a festa e logo aos 6 minutos deu um banho de água fria. Aos  18 do segundo tempo Herouat empatou. A prorrogação se aproximava, quando já nos acréscimos o meia Laup marcou e o Quevilly estava classificado para a grande final!

Dia 28 de abril de 2012. Stade de France, palco da final da Copa do Mundo de 98. Lyon x Quevilly. Data e local definidos para o fim dessa incrível história. Ganhando ou perdendo, o Quevilly já entra para a história do futebol francês.