terça-feira, 30 de agosto de 2011

Temos futuro no automobilismo?

Texto escrito e enviado por Jorge Fragoso

Suzuka, 1991: Nigel Mansell comete um erro na curva 1 do circuito e abandona a prova. Naquele momento, Ayrton Senna sagrava-se tricampeão mundial de Fórmula 1. Era o oitavo título de um piloto brasileiro na categoria máxima do automobilismo mundial – ficávamos atrás apenas do Reino Unido, cujos dez títulos até aquele momento haviam sido conquistados por dois países, Escócia e Inglaterra.

No final de 2011, a última conquista de Senna completará 20 anos, fato que certamente será bastante celebrado com ares de saudosismo pela mídia esportiva do país. Natural, pois Ayrton Senna foi inquestionavelmente um dos grandes esportistas brasileiros de todos os tempos. E certamente os festejos trarão também uma pergunta: Por que nenhum piloto brasileiro foi campeão na Fórmula 1 de lá pra cá?

Tivemos pilotos vencedores, é verdade. Rubens Barrichello e Felipe Massa subiram ao degrau mais alto do pódio 11 vezes cada um. Barrichello foi vice-campeão em duas oportunidades (2002 e 2004), e Massa terminou em segundo lugar no campeonato de 2008, perdendo o título para Lewis Hamilton nos últimos metros em Interlagos, naquele que muitos consideram o final de temporada mais épico que a Fórmula 1 já teve.

Nenhum dos dois, porém, teve a primazia de conquistar um campeonato, embora tenham sido os que chegaram mais perto entre mais de uma dezena de pilotos brasileiros que passaram pela categoria nos últimos vinte anos – constatação que muitos brasileiros detestam fazer, já que aprenderam a gostar do esporte graças às vitórias e títulos do trio Fittipaldi-Piquet-Senna.

Esse, porém, é o menor dos problemas.

Ao contrário do que muitos são levados a pensar devido à escassez de títulos na Fórmula 1, uma geração ótima de pilotos surgiu de lá pra cá, certamente alavancada pelas vitórias e conquistas do trio brasileiro campeão na Fórmula 1. Incluindo o próprio Barrichello, que diversas vezes foi e ainda é achincalhado de forma injusta por muitos de seus compatriotas, e Massa, o “Barrichello” da vez.

Se os títulos não vieram na Fórmula 1, não foi apenas por falta de competência dos nossos pilotos. Pelo contrário, ambos os citados tinham (e Massa ainda tem, embora não por muito tempo) condições e competência para terem sido campeões – Massa não foi por um detalhe em 2008, e Barrichello não foi porque, quando teve o melhor carro, tinha ao seu lado um companheiro de equipe muito superior.

Em outras categorias, porém, tivemos conquistas importantes. Nos EUA, tivemos títulos da Indy conquistados por Gil de Ferran, Cristiano da Matta e Tony Kanaan, além de três vitórias de Hélio Castro Neves nas 500 milhas de Indianápolis, uma das principais e mais tradicionais corridas do mundo. Tivemos ainda um título de Ricardo Zonta no Mundial (eu disse MUNDIAL!) de carros de turismo em 1998 na categoria FIA GT.

Títulos que, infelizmente, são subestimados pelo torcedor e pela mídia do Brasil, que praticamente só tem olhos para a Fórmula 1.

E aí sim está o maior dos problemas, que faz com que o futuro dos pilotos brasileiros tenda a ser sombrio.

A falta de títulos na Fórmula 1 desde o início da década de 90 leva a uma visão um tanto quanto equivocada de que não produzimos mais pilotos como antigamente. E isto é o que realmente vai acabar acontecendo a médio e longo prazo.

É claro que não estamos ousando comparar o trio Fittipaldi-Piquet-Senna a nenhum dos outros pilotos surgidos após.

O que se quer dizer é que, mesmo sem os títulos na Fórmula 1 – embora tenham vindo em outras categorias – o Brasil formou bons pilotos nos últimos 20 anos, o que deveria ser mais valorizado pela mídia brasileira em geral, que precisa olhar de forma menos míope para o esporte e entender que automobilismo internacional não se resume à Formula 1. E até mesmo valorizar mais aquilo que pilotos como Massa e Barrichello fizeram na categoria top do esporte, mesmo sem títulos.

Esse seria apenas o primeiro passo para que o esporte a motor volte a ter estímulo no Brasil. A geração pós-91 só está aí porque foi estimulada pelas conquistas dos anos 70, 80 e início dos 90. É certo que esses caras não chegaram ao nível de excelência de nossos três campeões mundiais. Mas o sucesso que eles tiveram e ainda têm precisa ser propagado por aqui, como forma de estimular o surgimento de novos pilotos.

Do jeito que as coisas andam, em pouco tempo, os pilotos brasileiros desaparecerão da Fórmula 1 e de outras importantes categorias internacionais nos próximos anos – e sem ter piloto nas categorias de ponta, aí mesmo é que os títulos não vêm.

Seria o primeiro passo, mas não o único. Mas o resto fica pra outro post, que este já está longo demais.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dilma dá esporro em Mano, Teixeira e Andrés



Via @KibeLoco

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Polêmica Menezes

Vou usar uma sequência de mensagens sobre um post no Facebook para ilustrar um pouco toda essa situação envolvendo mais uma convocação polêmica do Mano Menezes. Convocação feita hoje para o amistoso do dia 5 de Setembro, contra a seleção de Gana. A principal polêmica desta vez foi a convocação de jogadores de clubes brasileiros que desfalcarão seus times em, provavelmente, duas rodadas do Brasileirão.


BM: Há muito tempo as convocações da Seleção não têm tantos questionamentos! E justos! Nem com Dunga e Parreira juntos!

    • BM: Já confirmou presença no evento que eu criei semana passada (querendo a não convocação do Ronaldinho Gaúcho)? Agora é a hora! Confirmar e compartilhar!

    • BM: Não. Deixa o cara ir pra Seleção, po.
    • JF: Só falta vc dizer que, como o Ralf também foi convocado, o Corinthians também será prejudicado.

    • BM: haha Claro que não.
      Seremos prejudicados, mas infelizmente faz parte. É o nosso calendário que tá errado.
      Qdo tem jogo da Seleção do país, não pode ter rodada da Liga daquele país. Isso é básico. Mas já que não é assim, alguns times acabam prejudicados. E dessa vez os maiores fomos nós.
    • JF: Por uma coincidência do destino! Engraçado que é o 2o ano consecutivo que um time que briga diretamente com o Corinthians pela liderança do campeonato brasileiro tem um jogador importante convocado em véspera de jogo contra eles. Lembra do Mariano, no ano passado? Não que ele seja essa maravilha toda, mas estava bem no ano passado, e foi convocado. Sequer entrou em campo (e foram DOIS amistosos), o Corinthians venceu, assumiu a liderança naquele momento, e o Mariano nunca mais foi convocado. O Corinthians tem tido muita sorte com esse negócio de convocação da seleção de um ano pra cá! Pena (pra eles) que não tenham tido competência pra ganhar o campeonato ano passado. Espero que também não tenham esse ano.


    • BM: Pra me fazer entender melhor: acho que não deveria ter rodada. Ou pelo menos, como efeito paleativo, adiar os jogos dos times com jogadores convocados.
      Só não acho que deva abrir exceção pro Flamengo, assim como fizeram com o Santos.

    • BM: Cara, por favor, teoria da conspiração não!!
    • JF: Pois é, eu concordo que não deveria haver rodada, ou que ela tinha que ser adiada. Mas, partindo do princípio que isso não vai acontecer, o bom senso manda que não houvesse convocação. A teoria da conspiração não fui eu quem criou, foi a dedução óbvia de muita gente quando saiu a notícia de que o amistoso seria na véspera desse jogo. Então, no mínimo pra se preservar e não ter nenhum questionamento sobre suas decisões -- e até mesmo sobre o seu caráter --, o Mano deveria não ter convocado o R10 pra esse jogo.

    • BM: Bom, não concordo. Temos visões diferentes. A discussão não vai acabar.. rs
       Acho que só concordamos que o Mano não é técnico pra Seleção! rs


    • JF: Pois é, e penso isso não é de hoje.

    • JF: Deixa eu só fazer um último adendo aqui, pra que fique claro: Eu também não estou questionando o merecimento do R10 em ser convocado. Tá mais do que claro que ele merecia ser. Mas não passou a merecer agora. Ele já podia ter sido convocado pra Copa América e pro jogo contra a Alemanha, pelo que vinha jogando. Mas essa convocação só vir agora, nesse momento, com tudo que ela envolve, é estranha, pra dizer o mínimo. Concordo que não deveria ter rodada, que ela tem que ser adiada, ou que, pelo menos, os jogos dos times que tem jogadores convocados tem que ir pra quinta-feira, 21h. Mas, diante disso tudo, não dá pra não pensar que a convocação do R10 se baseia em outras coisas além do fato dele estar jogando bem...


    • BM: Pra mim só merecia agora.

    • BM: No máximo, contra o carrossel alemão.

    • JF: Então vc concorda em parte comigo, porque eu também acho que ele já deveria ter sido convocado contra a Alemanha, pelo menos considerando a bola que vinha jogando. Agora, não convocá-lo contra a Alemanha e convocar agora, diante de todas as circunstâncias, é, no mínimo, querer ouvir questionamentos sobre a sua honestidade.

    • JF: Diga-se de passagem, há muito tempo um técnico da seleção não vinha tendo a honestidade tão questionada. Não só por essa convocação agora, mas por todos os outros jogadores que ele convocou que tinham vínculo com o Carlos Leite (empresário dele também), e que claramente não tinham essa bola toda pra estarem na seleção. E quase todos foram negociados depois.
    • JF: Por fim, vai mais uma opinião:http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2011/08/para-comentarista-mano-nao-teve-bom-senso-ao-convocar-ronaldinho.html


      Não concordo com o RMP quando ele diz que não se pode investir no R10 ...Ver mais

      sportv.globo.com
      Após noves meses longe da amarelinha, Ronaldinho Gaúcho está de volta à Seleção ...
    • BM: Renovação é balela. Tem que manter uma base sempre. A idade não importa. Importa é se o cara merece.
    • JF: Concordo, é por aí sim. É só lembrar que em 98 todo mundo pedia Mauro Galvão (38 anos), e em 2002 Romário (36), e ambos mereciam ter sido convocados. Agora é que existe esse papo de "renovação", "dar chance aos garotos". Por isso que as coisas não andam bem.
    • BM: Tem que dar chance aos garotos, mas tem que manter a base. Convoca os garotos aos poucos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Homenagem à rede

Quando você vai ver um jogo de futebol você se importa com a rede do gol?

Há muito tempo venho acumulando a vontade de escrever sobre este assunto. Eu, desde que comecei a ver futebol na minha vida julguei a rede como algo importantíssimo. Ela mexe diretamente na parte estética do jogo. E o que eu sempre reparei é que não é dada a devida importância. Isso, de alguma forma, me incomoda. Até vejo alguns clubes e estádios se preocuparem, mas nunca ouço torcedores falando sobre isso. Será que eu sou maluco?

É claro que quando você está vendo o jogo do seu time e ele faz o gol, na hora você não tá nem aí pra rede, não tá nem aí pra nada, mas quando você, como amante do futebol, assiste um jogo pelo simples prazer de assistir, você quer curtir um bom espetáculo. E um dos fatores, na minha opinião, para este bom espetáculo é a rede do gol! Um time faz o gol, você vê o replay em várias câmeras, pela frente, por trás, por cima, pelo lado… e quando a bola entra é aquela rede mixuruca. Broxante. Uma rede pode deixar um gol e até um jogo mais feio ou mais bonito.

Qual a melhor e a pior?
Não existe uma melhor e uma pior, mas existem estilos que agradam e estilos que não agradam. Um exemplo de rede muito boa: fouxa, com retângulos bem pequenos e funda. É o caso da rede da Ressacada (estádio do Avaí), a melhor do Brasil na minha opinião.
Ressacada
Uma que fica entre as melhores do Brasil para mim, junto com a Ressacada, é a Arena Barueri. Segue o mesmo estilo de retângulos bem pequenos, porém mais rasa. Tem a vantagem de estufar bastante.
Arena Barueri

Outra que eu sempre gostei bastante foi a do Maracanã. Ele tentou mudar alguma vezes, mas a tradicional e conhecida rede do Maracanã acabou prevalecendo e ficou até o fechamento para as obras da Copa de 2014. Espero que ele seja reaberto com essa mesma rede.
Maracanã


A do Mineirão também sempre agradou. Segue o estilo do Maracanã, mas um pouco mais funda.
Mineirão

Indo para fora do Brasil, temos o estilo mais predominate na Europa: estilo "caixote". É usada, por exemplo, no Camp Nou, do Barcelona. Foi usada também como padrão na Copa de 2006, na Alemanha. No Brasil, o Morumbi e o Olímpico usam um estilo parecido. O que favorece o Morumbi é o fato de usar retângulos menores.
Nou Camp

O Beira Rio, do Inter, tem um padrão semelhante ao Maracanã e Mineirão, só que um pouco mais esticada e usa as cores do time.
Beira Rio

A Ilha do Retiro, do Sport, além de feia e com gramado ruim, tem uma rede feia. Retângulos largos e cores escuras.
Ilha do Retiro

Outro exemplo de rede ruim é a do Engenhão. Formada por losangos, muito esticada e feia.
Engenhão


E você, acha que as redes têm importância? Quais você mais gosta? Dê valor à rede!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Liga Brasileira é para os fortes


Até 2002 nosso campeonato brasileiro possibilitava a times pequenos "intrusos" conquistar o título ou chegar em uma final. Bastava um elenco bem montado, entrosamento, confiança e um pouco de sorte e um time de menor escalão podia sonhar alto em um Brasileirão. Em 2003 adotamos os pontos corridos e com isso, passou a se precisar de um pouco mais para conquistar um Campeonato Brasileiro. Sorte passou a valer menos. Estrutura passou a valer mais. Continuidade de trabalho passou a valer mais. E o principal, dinheiro! Esse, nos pontos corridos, passa a ter muito mais valor.

O dinheiro comanda o mundo cada vez mais vai definir os times que disputarão o título da "Liga Brasileira". E estamos em um momento no Brasil em que a economia favorece, a mídia aumenta, o marketing aumenta e, com isso, onde já tínhamos talento, agora temos também dinheiro. Assim, é quase que inevitável que tenhamos quase sempre os mesmos times no topo da tabela, como já é nas principais ligas europeias.

Que times são esses?
São os times que recebem mais dinheiro dos contratos de mídia e, consequentemente, podem contratar craques e com isso gerar mais receita de marketing e com isso atrair grandes patrocinadores e assim por diante. É uma bola de neve que vai tornando alguns times cada vez mais poderosos no cenário nacional ( e até internacional) e os distanciando cada vez mais dos times menores. Uma diferença que nós temos aqui são os Estaduais. E por que? Pois os Estaduais mantêm a paixão de torcedores de times pequenos nacionalmente mas grandes em seus estados sempre acesa.

Um sinal disso que eu falei é a própria classificação de momento, onde vemos somente cariocas e paulistas nas 6 primeiras posições. É claro que isso pode mudar no decorrer do campeonato, mas podem anotar, será uma tendência.

Eu acho que essa tendência de vermos as potências sempre no topo da tabela vêm se acentuando com o tempo. Vejam os 4 primeiros colocados dos nove Campeonatos Brasileiros de pontos corridos que tivemos até hoje e reparem:

2003 - Cruzeiro / Santos / São Paulo / São Caetano
2004 - Santos / Atlético Paranaense / São Paulo / Palmeiras
2005 - Corinthians / Internacional / Goiás / Palmeiras
2006 - São Paulo / Internacional / Grêmio / Santos
2007 - São Paulo / Santos / Flamengo / Fluminense
2008 - São Paulo / Grêmio / Cruzeiro / Palmeiras
2009 - Flamengo / Internacional / São Paulo / Cruzeiro
2010 - Fluminense / Cruzeiro / Corinthians / Grêmio
2011 (16 rodadas) - Corinthians / Flamengo / São Paulo / Vasco

Ainda teremos times menores surpreendendo na Copa do Brasil, já que é mata-mata, assim como vemos nas copas europeias, mas o Campeonato Brasileiro agora é a Liga Brasileira com cada um no seu lugar. Não viraremos uma Espanha, onde 2 times disputam o título. Nem viraremos uma Itália ou Inglaterra, onde 3 ou 4 times disputam o título. Mas nos veremos restritos aos nossos times grandes brigando no topo da tabela. 

Que essa "Liga Brasileira" se torne cada vez melhor, com mais craques, estádio e gramados melhores, melhor cobertura da mídia, melhor divulgação e mais torcida no estádio. Seja como for, o nosso Brasileirão tem tudo para ser, e será, o melhor campeonato de futebol do mundo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Rasuradas na Prancheta

Seleção Brasileira

Mas é mesmo uma seleção?

O que é melhor: Um cone ou o André Santos?

Mano, abre seu olho, tem uma Muriçoca doida pra te picar.

Trocar amistosos contra Itália e Espanha por Costa Rica e Gabão é dose pra mamute!

Papai Joel

Parece que o Natalino está à beira de rodar na Toca da Raposa. Boatos dão conta que na última prova que ele realizou, dos 22 jogadores do elenco, conseguiu acertar o nome de apenas três!

Dorival

Uma dúvida não sai da minha cabeça: Por que o ex-técnico do Galo tem tanta moral no futebol brasileiro mesmo?

Fred

Parece que o surfista tricolor finalmente pôde tomar seus 60 caipesaquês tranquilo lá na Alemanha. Ou alguém acha que ele foi lá fazer outra coisa?

Loco Abreu

Experimente atender o celular enquanto estiver entrevistando o Loco Abreu pra ver o que acontece, Felipe Awi (repórter do Sportv ) teve o prazer - http://www.youtube.com/watch?v=GyzujV29kfY

Cuca

Cuca com Galo dá caldo?

Paulo Autuori

Depois de mandar o eterno ídolo Paulo Roberto Falcão embora, o Internacional parece estar correndo atrás do Autuori. Quanto tempo durará para eles tomarem um vai se QATAR do provável treinador?

Mara e Dona

Vejam essa. Um jornalista esportivo argentino, Walter Rotundo, resolveu prestar uma homenagem ao Maradona de uma maneira, digamos, diferente! Ele resolveu dar o nome nas suas filhas gêmeas de Mara e Dona. Cada coisa, hein...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Falar mal do Mano tá na moda

"E a Seleção, hein? Viu o jogo ontem?"
"Vi não. Muito fraca essa Seleção."

"Esse Mano tem que ser demitido!"
"Também acho! Mas quem entra no lugar dele?"
"Felipão, pô! Não não, ele é muito ranzinza. Pode ser o Luxa! O Flamengo não perde pra ninguém!"
"Mas ele só tem feito trabalhos ruins antes desse no Flamengo. Além do mais, ele já passou pela Seleção e perdeu a Olimpíada."
"É mesmo. Ele é meio marrento. Já sei! Muricy!"
"Pô, mas ele é retranqueiro. Não quero a Seleção jogando feio. E mais, ele é mais mau educado nas entrevistas do que o Dunga!"
"Pô, o Dunga!! É isso! Com ele a Seleção ganhava de todo mundo!"
"Mas perdeu a Copa. Não!! Dunga não!"
"E agora?"
"Pois é. E agora?"

E agora?
Acho que esse diálogo resume bem a situação atual da nossa Seleção. A moda do momento é falar mal do Mano e pedir Luxa, Felipão e Muricy. A verdade é que são mesmo opções, mas todas com ressalvas e nenhuma garantiria sucesso.

O Mano é bom técnico, mas não construiu ainda uma carreira suficientemente robusta para pleitear uma vaga como técnico da Seleção Brasileira. Ganhou Copa do Brasil, Paulista e Série B. Ok, o Dunga não tinha nem sido treinador antes. E eu também discordei da contratação do Dunga. A diferença é que o Dunga foi lá, fez um ótimo trabalho, ganhou de todo mundo e calou a minha boca. Perdeu a Copa sim, mas num jogo atípico em que o Brasil jogou muito e acabou perdendo a cabeça. O Mano não! O Mano simplesmente não consegue bons resultados.

Ele é ruim? Não, não é. Mas acho que para treinar a Seleção o mais importante não é ser bom técnico em termos táticos, estratégicos. Isso é importante também, mas é essencial ter um técnico de carisma, que imponha respeito, que o jogador novato e a estrela o respeitem e o ouçam com atenção. Na Seleção não se tem tempo para treinar. Por isso, é importante trabalhar a cabeça dos jogadores. Isso o Felipão fez bem em 2002. Isso o Dunga fez enquanto esteve lá.

Acho que existem dois caminhos para uma Seleção seguir. Ou mantém uma base sempre, com poucas mudanças de jogador. Assim sempre haverá entrosamento. É o caso da Alemanha, Espanha, EUA. Ou então coloca um técnico de muito respeito ou de pulso no banco. Foi o caso da Argentina, com o Maradona, na Copa (perdeu, mas jogou entregue e bem), do Felipão (com Brasil e Portugal) e Dunga.

Em termos de Seleção, e considerando que não disputaremos as Eliminatórias, temos muito pouco tempo até a tão sonhada Copa de 2014. O Mano ainda pode se acertar, mas, sinceramente, não consigo confiar nele. Eu, como presidente da CBF, roubaria todo mundo pensaria em três possibilidades: Felipão, que daria uma chacoalhada; Muricy, que seria uma aposta, mas é muito vitorioso; Zico. Craque, respeitado, o Brasil inteiro gosta e tem expediência como técnico (inclusive em Copa do Mundo); Joel Santana, que daria show nas coletivas.

Enfim, o que eu tenho certeza mesmo é que a moda do momento, a tendência outono-inverno-primavera-verão é falar mal do Mano. Não esqueça também de perguntar quem é Luis Gustavo, quem é Fernandinho e falar que o Ralf e o Elias são "peixes" do Mano. Quem decide a tendência do momento no esporte é a mídia. Então, se quiser ficar na moda, faça o que você já faz, siga a mídia.