terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estadual, um mal necessário

Não é de hoje que muitos especialistas no assunto futebol defendem a tese de que os estaduais estão falidos. Fórmulas inchadas, futebol probre, estádios despreparados, são alguns argumentos utilizados por alguns. E com razão diga-se de passagem.

Sempre que chegamos nessa época do ano, ouvimos e lemos em vários veículos do comunicação que o Cariocão não serve pra nada, que o Paulistão tem como único objetivo enriquecer a Federação, que o Mineiro só tem dois times de verdade...tudo isso pode ser verdade. O campeonato do Rio de Janeiro pode realmente não servir como parâmetro para campeonatos futuros, como Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, o de São Paulo pode realmente ser muito inchado e ter lá suas "maracutaias" com a federação e o campeonato de Minas Gerais, pode sim estar resumido a Cruzeiro e Atlético-MG, mas jamais podemos esquecer que a verdadeira fórmula para o futebol ser o esporte mais famoso do mundo, está na paixão do torcedor.

Tente tirar do torcedor, nesses quatro primeiros meses do ano, aquela segunda-feira em que ele veste a sua camisa e vai todo saltitante para o trabalho onde passará as primeiras horas do dia encarnando nos seus colegas de profissão.

Tente tirar daquele cara, que na maioria das vezes recebe menos de um salário mínimo, que passa por uma série de problemas em casa, aquela segunda-feira onde nada importa pra ele a não ser ver o noticiário esportivo e rever n vezes, se necessario, o gol do seu time no clássico.

Tente tirar do torcedor a oportunidade de ele ver, nem que uma vez no ano, o seu time do coração atuando na sua cidade que muitas vezes pelo tamanho do nosso Brasil fica a quilometros de distância da capital.

Caros, nobres e entendidos do assuntos futebol, não tentem acabar com o campeonato mais "brasileiro" de todos os campeonatos, o Campeonato Estadual!