quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Desaprendeu?

Será que alguns jogadores desaprendem a jogar? Ou será que são outros fatores que influenciam?

Por que jogadores como Val Baiano, Caio, Márcio Careca, Paulo Baier, Egídio, entre outros, se destacam em times menores e quando chegam em times grandes não conseguem desempenhar o mesmo futebol?

Pra começar, vamos nos ater ao caso do rubro-negro Val Baiano. Foi vice-artilheiro do Brasileirão 2009 com 18 gols, pelo Barueri, sendo um atacante que amendrontava as defesas e costumava aproveitar as oportunidades de gol. Foi para o Monterrey do México, não foi bem e veio para o Flamengo como uma solução para a falta de gols. Num clube grande a pressão já é absurdamente maior. No Flamengo então, mais ainda. Com o Flamengo em má fase, com falta de gols e cobrança da torcida, mais ainda.

Por não ter feito gols nos primeiros jogos, ser pouco conhecido e ter um nome engraçado, virou senso comum que ele é ruim. Não adianta, torcedor, em geral, é assim. São poucos os sensatos que conseguem lembrar do Val Baiano artilheiro e bom atacante. Agora até vaiado ele é. Lembrando que com a auto-confiança baixa, é difícil ir bem em qualquer setor da vida. E o que o torcedor faz? Tenta elevar a auto-estima do seu jogador? Não. Coloca ainda mais pra baixo.

Caio, bom meia do Avaí, passou pelo Flamengo, entre outros times, e nunca se destacou. Hoje, no time catarinense, é o grande criador de jogadas ofensivas. Jogar sem pressão geralmente é mais fácil.

Márcio Careca, destaque hoje no Guarani e ano passado no Barueri, passou pelo Vasco e não conseguiu se firmar. Egídio, hoje bem no Vitória, nunca foi bem no Flamengo. Os dois são exemplos do mesmo caso do Caio.

Paulo Baier já passou por vários times grandes e nunca foi bem. Mas quando ele tá num time pequeno, como Atlético-PR e Goiás, ele é "o cara" do time e vira craque.

Ou seja, fatores como tamanho do time, tamanho da torcida, peso da camisa, pressão externa, importância dentro do time, posicionamento em campo, pré-avaliação da torcida e auto-estima influenciam diretamente na diferença de atuações de alguns jogadores.

O futebol parece simples. Mas é complexo.