sexta-feira, 2 de julho de 2010

Triste...

Triste. É assim que estou me sentindo agora. Não, na verdade estou muito triste. Não estou com raiva. Raiva de quem? Raiva de que? Eu quis escrever esse texto ainda hoje, no dia tragédia, pra escrever de propósito sob a emoção da derrota.

O Brasil vinha fazendo uma boa Copa, consistente, segura e que me passava confiança. Não era espetacular, mas parecia o time mais forte e preparado pra vencer dentre os 32. Contra a Holanda, fizemos um grande primeiro tempo. Foram os melhores 45 minutos do Brasil na Copa, e contra uma grande seleção. No segundo tempo, num lance fortuito os holandeses empataram e nós nos desestabilizamos. Realmente foi um baque, pois o domínio era todo nosso e nem ameaças nós sofríamos. A partir daí era um time frio contra um time nervoso. E em outro lance de bola parada, a Holanda achou mais um gol e virou o jogo. Meu sonho e de muitos brasileiros (não todos) havia acabado.

E agora? Por que temos sempre que apontar culpados? Será que precisamos tanto de culpados como precisamos de heróis? Eu não acho. Entristece ver que muitas pessoas não ficaram "simplesmente" tristes com a eliminação. Preferiram ficar com raiva de fulano, ou dizer que sabiam que seria assim. Não sabiam não. Estavam apenas sendo covardes (sem querer ofender ninguém) e usando isso como muleta pra possível derrota.

O interessante nesse jogo é que as duas falhas cruciais foram de dois jogadores opostos. Um é adorado por todos e considerado (com justiça) um dos melhores goleiros do mundo. O outro é questionado e detestado por todos. Júlio César falhou no primeiro gol holandês e Felipe Melo falhou ao perder a cabeça e ser expulso. Mas eles são culpados? Carregarão esse peso nas costas por toda a vida? Eu acho muito cruel. Assim como foi cruel culparem Cerezo, Zico, Dunga, Roberto Carlos etc por derrotas passadas.

E o Dunga? Por que a artilharia se volta logo pra cima dele? Qual o erro dele? Me diz aí! O erro dele é ser ranzinza? O erro dele é bater de frente com a imprensa? O erro dele é não convocar o jogador que você queria que ele convocasse? O erro dele é não substituir fulano à tantos minutos do segundo tempo? Faça-me o favor. O cara assumiu um cargo tão importante quanto o de Presidente da República no Brasil, foi criticado desde o início e sempre ganhando, sempre ganhando, sempre ganhando. Formou um grupo fortíssimo pra Copa, em que todos os jogadores eram unidos, jogavam com amor à Seleção e jogavam por ele (Dunga).

Nós ganhamos TUDO nos últimos quatro anos. E perdemos agora na Copa por detalhes. Perdemos nas quartas de final para uma seleção fortíssima. Acontece, é assim mesmo. É pra ficar triste? Claro que é. O futebol mexe com a gente, não adianta. Sorte (ou não) daqueles que não são afetados pelo futebol.

Agora sim é hora de pensar em renovar a Seleção, de dar chances à quem tá surgindo, de se despedir de quem já deu o que tinha que dar e de começar a sonhar de novo!