sábado, 15 de maio de 2010

Convocação da nossa Seleção

Críticas, críticas, críticas...
A convocação para a Copa foi feita e como uma avalanche começaram a aparecer as inúmeras críticas e piadinhas, principalmente com o Dungão. É claro que, seja quem fosse o técnico, e, seja qual fosse a convocação, as críticas e piadinhas surgiriam. Sempre foi assim. Sempre existem jogadores que "o povo" quer e o técnico não quer.

A moda agora é criticar a não convocação do Ganso, já que "ele daria um toque de criatividade e ligação que a Seleção não tem". Ou então a não convocação do menino Neymar, que "poderia entrar no segundo tempo e infernizar as defesas adversárias". "É ridículo convocar o Doni, que é reserva na Roma". "O Grafite só jogou alguns minutos e foi convocado". "O Felipe Melo e o Josué não jogam nada". "O Dunga só convocou volantes". Enfim, são muitas críticas.

Cada um tem sua forma de ver os jogadores e o próprio futebol. A minha lista de convocados não é igual à sua, que não igual à do seu amigo, que não é igual à do Vanderlei Luxemburgo, que não é igual à do Zagallo, que não é igual à do Dunga. O mínimo que nós temos que fazer é entender que não é uma convocação "à bangu". Pelo contrário, é totalmente baseada em critérios e muito bem analisada.

Você quer ver a Seleção jogar bonito ou ser campeã? Eu quero as duas opções juntas. Mas se for pra escolher uma, prefiro ser campeão. Vou torcer pra minha Seleção jogar bem e ganhar. Se não der pra jogar bem, que pelo menos ganhe. Quero ver meu país no topo do mundo sendo reverenciado. E o futebol é um dos únicos meios que eu tenho pra isso.

Ah, acho muito maneiras as piadinhas zoando a convocação, zoando o Dunga. Isso faz parte, encarar as coisas com humor é sempre bom. As críticas também acho legais, mas quando você vê que são realmente baseadas em algo. Como alguém pode dizer que o fulano joga mal sem ver ele jogar? Há dois meses ele jogava muito e agora é um merda? Isso é criticar baseado no senso comum.

São duas coisas que realmente me incomodam nisso tudo. As críticas gratuitas (o famoso criticar por criticar porque tá na moda) e a falta de respeito. Percebe-se muita falta de respeito. Digo isso, falando exatamente de uma grande parte de imprensa, que não se limita a opinar e criticar e prefere ofender e faltar com o respeito.


O que eu achei da lista?
Então... eu gostei da lista do Dungão. Acho que a forma como ele construiu esse grupo foi perfeita. Hoje temos um grupo fortíssimo e com grandes jogadores em todas as posições. É claro que eu mudaria alguns nomes, afinal eu não sou o Dunga, mas não tenho como contestar uma convocação como essa.

Nós podemos ser hexa na África?
É claro que podemos. Além da tradição, que já nos coloca sempre entre os favoritos, temos grandes jogadores e o estilo de jogo compacto, de contra-ataque e com poucas falhas que essa seleção joga se encaixa perfeitamente num torneio de tiro curto como a Copa do Mundo.

Mas quem mais pode ser campeão?
Além do Brasil, temos aquelas seleções tradicionais que sempre podem chegar. Das tradicionais, a que chega mais fraca é a atual campeã Itália, mas Itália é Itália. As outras, além de tradicionais, chegam com um time muito forte e são Alemanha, Argentina, Espanha, Inglaterra, Holanda e França.

Tem algumas seleções que não têm a mesma tradição e chegada das já citadas, mas, pra mim, chegam com um time forte pra essa Copa. Eu citaria Sérvia, Portugal, Costa do Marfim, Chile e EUA.

Conclusão
Seremos hexacampeões na África!