segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ronaldinho Gaúcho. Aprecie sem moderação.

Estamos vivendo uma época em que qualquer sinal de limitação naquilo que as pessoas falam, logo é taxado como censura. Hoje em dia, todos falam aquilo que querem, quando querem e podem expor seus pensamentos para o mundo todo de diferentes formas.

Isso é mt bom, claro! Mas muito perigoso, se utilizado de maneira indevida. Com o intuito de apenas fazer sucesso ou "vender" notícias, as pessoas têm atacado umas outras,sem o menor pudor. Dizem o que bem entendem a respeito delas, e sendo mais específicono assunto que vou tratar, que é o futebol, agem como se as pessoas fossem máquinas e não seres humanos.

Quando falamos de um craque então, as proporções que uma ação feita por ele pode tomar,são imensuráveis.

Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, até poucos meses atrás, passou por pelo pior momento da sua carreira. Sua má fase começou logo após a Copa do Mundo,onde foi apontado pela imprensa do nosso país, como um dos culpados pelo "fracasso".

No Barcelona, clube onde era idolatrado, foi perdendo cada vez mais espaço sendo obrigado a sair e procurar um novo clube.

Foi para o Milan e ridicularizado por boa parte da imprensa, que dizia que ele não queria mais nada, que estava gordo e só queria tocar pagode. (Pagode esse, que chegou a ser apontado por algunscomo uma das causas do "fracasso" do Brasil na Copa. Como se descontração em alguns momentos fosse sinônimo de desleixo).

Obs: Ronaldinho ,supostamente não querer algo, não é o problema. O problema são as pessoas não o respeitarem e ficarem o tempo todo o ridicularizando.

Enquanto Dunga o convocava para Seleção, e não foi por pouco tempo, todos (ou quase todos) o critivam e diziam que seleção não era local para fazer caridade e ficar tentando recuperar um jogador. Aqui cabe um parenteses. O mundo de hoje vive o tempo em que se a pessoa não serve, jogue-a fora! (Como no caso do Jóbson, que foi pego com cocaína. Ao invés de tratá-lo, é mais fácil desprezá-lo, já que existem vários do lado de fora louco querendo o seu lugar.

Pois bem, eis que nos último dois meses, Gaúcho, começa a jogar bola novamente. E o que fazem aqueles que o ridicularizavam? Começam a soltar suas pérolas: "E agora Dunga?", "Gaúcho na Copa!", "ShowMan voltou!".

Esquece-se tudo aquilo que foi dito ao longo de quatro anos e como num passe de mágicasas notícias voltam a ser maravilhosas. Só R.Gaúcho deve saber bem o que viveu nesses últimosquatro anos e o quão mais calejado ele deve estar para saber que a mão que o acaricia hojeserá a mesma que irá batê-lo amanhã, independente do que ele venha a fazer hoje.

Acho que Ronaldinho Gaúcho deve ir à Copa porque ele é um craque, um gênio, um patrimônio nosso. Mas vamos com calma,vamos dar tempo ao tempo...e saborear, quem sabe, o renascimento de um craque que estava adormecido.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 promete no esporte!

Um ano com competições importantíssimas em vários esportes, eventos marcantes no aquecido futebol nacional e Copa do Mundo

Queria fazer aqui um pequeno resumo do incrível ano que 2010 promete ser. Além das competições que já agitam qualquer amante de esporte todos os anos, 2010 reserva eventos especiais e cercados de muita expectativa.

Pra começar de leve, em Janeiro temos a interessantíssima Copa Africana de Nações, com suas seleções cada vez mais fortes e recheadas de jogadores que se destacam nos principais campeonatos da Europa. Vale lembrar que o atual bicampeão é o Egito, que nem conseguiu se classificar para a Copa do Mundo.

Ainda em Janeiro começa pra valer o circuito profissional de tênis com o Australian Open. Nada de mais, se não tivéssemos depois de um bom tempo um brasileiro entre os 40 melhores do mundo e podendo brigar contra os melhores. Thomaz Belucci não tem e nem pode ter a pretensão de ser um "novo Guga", mas pode tentar fazer os brasileiros voltarem a olhar pro tênis. Alem disso, é mais um ano para os amantes do tênis curtirem Roger Federer, o melhor de todos tempos, diante de seus olhos em disputas contra Nadal, Djokovic, Stepanek, Del Potro, Roddick etc.

Em Fevereiro temos Olimpíadas! Olimpíadas? Sim. Vancouver 2010. Olimpíadas de Inverno. Mesmo não tendo brasileiros brigando por medalhas, é um evento muito legal de se acompanhar, principalmente pelos esportes não tão comuns no nosso dia-a-dia. Ou seja, um prato cheio pra quem gosta de esporte e competição.

Ainda em Fevereiro começa a Libertadores. Ué, mas essa não tem todo ano? Sim, mas não com a presença das duas maiores torcidas do Brasil (Flamengo e Corinthians). Os outros brasileiros são Inter, Cruzeiro e São Paulo. Promete!

Em Março começa a temporada da F1.Ok, a F1 também tem todo ano. Mas em 2010 teremos a volta do heptacampeão mundial Michael Schumacher, correndo na equipe Mercedes e a volta do sobrenome Senna, com Bruno, o sobrinho do gênio Ayrton. Além disso teremos novas equipes e a presença de quatro brasileiros - Barrichello, Massa, Di Grassi e Bruno Senna.

Dia 11 de Junho é certamente o dia mais aguardado do ano. África do Sul e México fazem o jogo de abertura da Copa do Mundo. A tão sonhada Copa do Mundo no continente africano. E dia 11 de Junho esse sonho estará materializado na Cidade do Cabo. Vale lembrar que a nossa luta pelo hexa começa dia 15 contra a Coreia do Norte. Dia 20 pegamos a Costa do Marfim, do craque Drogba e dia 25 terminamos a fase de grupos contra Portugal, do astro Cristiano Ronaldo. Haja expectativa pra essa Copa!

Em Agosto, no dia 28, começa na Turquia o Mundial de Basquete. É a "Copa do Mundo" de basquete, também realizada de quatro em quatro anos. Nós somos bicampeões, com títulos conquistados lá na década de 50. De lá pra cá fomos enfraquecendo, mas agora o processo é de reconstrução do basquete brasileiro. A expectativa é conseguir terminar numa boa colocação, pra apagar o vexame dos dois últimos Mundiais. Além dos EUA, que sempre são os grandes favoritos, podemos destacar Espanha, Argentina e Grécia como grandes forças. O Brasil caiu num grupo forte com EUA, Eslovênia, Croácia, Irã e Tunísia.

Assim como basquete masculino, o feminino também tera o seu Mundial em 2010. Começa dia 3 de Setembro, na República Tcheca. Aqui o Brasil tem condições até de brigar pelo pódio, mas o título deverá mesmo ficar com a fortíssima seleção norte-americana. Nosso grupo na primeira fase terá Espanha, Mali e Coreia do Sul.

O nosso fortíssimo vôlei também terá seus mundiais masculino e feminino em 2010. Terá também a Liga Mundial, que é realizada todo ano, mas o Mundial, assim como no basquete e como a Copa do Mundo de Futebol, é realizado a cada quatro anos. O masculino, que será na Itália, começa no final de Setembro e o Brasil, atual bicampeão, terá em seu grupo (com sede em Verona) Espanha, Cuba e Tunísia.

Já o feminino, que será novamente no Japão (em 2006 também foi lá), começa no final de Outubro. A Rússia é a atual campeã e o Brasil irá em busca do título inédito. Nosso grupo, com sede em Hamamatsu, terá Itália, Holanda, Quênia, Porto Rico e República Tcheca.

É claro que o esporte terá muito mais do que isso em 2010, mas esses serão os eventos de destaque e deu pra perceber que emoção não vai faltar. E que venha o ano 10!