segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os seis da maratona

O campeonato brasileiro a cada ano tem proporcionado aos torcedores finais cada vez mais empolgantes. Os times parecem estar entrando mais bem preparados na competição e o torcedor cada vez mais entrando no clima dos pontos corridos.

Pelo fato do Brasil ter diversos times capazes de disputar o título, essa fórmula de disputa tem tudo para todo ano chegar ao final como a desse ano está se apresentando. Emocionante.

Seis times disputam cabeça a cabeça o trofeu de campeão brasileiro de 2009. Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. E pela pontuação poderíamos ter mais um, o Goiás, mas seus últimos resultados não o credenciam a estar nesse grupo.

Os três primeiros são times que na frente estiveram durante todo o campeonato. Os demais são times que arrancaram e entraram no grupo. Fazendo uma pequena analogia entre os times e corredores de marotona, podíamos assim definir cada equipe.

O Palmeiras parece aquele maratonista que abriu uma certa distância, mas que parece estar sentido falta de ar e começa a ver os demais competidores se aproximando de forma pra lá de perigosa.

O Atlético-MG é aquele corredor que você olha pra ele e não leva muito a sério no início da prova. Mas quando a reta final vai se aproximando você percebe que sua fisionomia está a mesma do início da prova. E que fôlego não vai faltar.

O Internacional é aquele que todo ano você acha que será o ano dele. Se preparou bem, ganhou meia maratona e está sempre ali no pelotão da frente. Mas quando parece que ele vai assumir a liderança da prova, parece que falta gás.

O São Paulo é o queniano. Que cara chato! Todo ano vem estragar prazer e sempre aparece pra levar a taça. Ele já tá lá no bolo de novo. E sabe como é, queniano no pelotão da frente é um perigo.

O Flamengo é aquele corredor que se preparou bem e disputou mais da metade da prova sem ser notado. Com a reta final se aproximando ele engata uma quinta e vem com aquela cara fechada de quem está decidido a atropelar todo mundo.

O Cruzeiro é aquele corredor que você olha na tv e fala, o que esse cara tá fazendo aí? É um torcedor que invadiu a prova? De onde ele veio? Já vem atropelando todo mundo.

O problema é que no final apenas um desses cruzará a linha de chegada na frente e levantará o caneco. E privilegiado somos nós que teremos a oportunidade de aguardá-los na reta de chegada torcendo por cada um deles.

Que vença o melhor!

domingo, 25 de outubro de 2009

NBA 2009/10 - Análise dos times do Oeste

Clique aqui e veja também a análise dos times do Leste

Dallas Mavericks
O experiente time do Mavs deverá mais uma vez chegar aos playoffs. O cracaço alemão Dirk Nowitzki, o cerebral armador Jason Kidd, Shawn Marion, Jason Terry e Josh Howard são os grandes destaques do time texano. Se eles ainda tiverem bastante "garrafa pra vender" o Mavs pode sonhar alto.

Denver Nuggets
O time do brasileiro Nenê chegou na final da conferência Oeste na última temporada. Será que pode sonhar mais alto? Sonhar mais alto seria bater o poderoso LA Lakers. É possível? Sim. Provável? Não. Mas se chegar na final da conferência novamente será uma bela conquista. O time é basicamente o mesmo. Os craques Carmelo Anthony e Chauncey Billups com a ajuda dos coadjuvantes Kenyon Martin, J.R. Smith, Nenê e Chris Andersen. Fiquem de olho no novato Ty Lawson, que será o reserva de Billups na armação do time.

Golden State Warriors
O time de Oakland tem tido a fama de ser uma bagunça. Desorganizado fora de quadra, confusões, "briguinhas" e muitos pontos. Costumam protagonizar jogos de placares bem altos. Ok, mas podemos esperar algo desse time? Na minha opinião, por incrível que pareça, sim! O elenco é muito bom. Belos jogadores com Stephen Jackson, Monta Ellis, Azubuike, Claxton, Maggette, Anthony Morrow e um garrafão forte com Biedrins e Turiaf. Se o experiente técnico Don Nelson conseguir botar ordem na casa, é um time pra figurar na pós-temporada. Olho no novato Stephen Curry, se ele tiver minutos suficientes para jogar.

Houston Rockets
Esse é um time que eu vejo mais fraco que na última temporada, onde chegou, supreendentemente às semifinais de conferência contra o Lakers. Para esta temporada perderam Ron Artest para o Lakers e o ótimo pivô chinês Yao Ming, contundido (como quase sempre, infelizmente). Do Lakers veio Ariza. Os destaques do time são o argentino Luis Scola, Carl Landry, Shane Battier e o bom armador baixinho Aaron Brooks. O técnico Rick Adelman já provou ser muito bom, mas acho que o time, no máximo, brigará pelas últimas vagas pros playoffs. Porém há um fator que pode mudar bastante essa minha previsão: é a volta de Tracy McGrady, vulgo T-Mac, que volta e meia está contundido. É um cracaço e um dos jogadores que mais me agrada ver jogar (estilo bonito de jogo). Ele poderá ser o ponto de desequilíbrio para os texanos de Houston.

Los Angeles Clippers
Essa poderá ser a grande supresa da temporada na minha opinião. O time que quase sempre faz más campanhas parece bem mais forte nessa temporada. O time tem bons jogadores como Al Thornton, Eric Gordon, Rasual Butler, Ricky Davis, Telfair e Kareem Rush. Além disso possuem um garrafão muito forte com Marcus Camby e Chris Kaman. E tem mais! Baron Davis, um dos melhores armadores da Liga, que estava contundido, volta com muita vontade. E tem mais! Se o garrafão já era forte, agora eles terão Blake Griffin, o novato que foi a primeira escolha no Draft e "destruía" no basquete universitário. Olhos bem abertos com o LA Clippers.

Los Angeles Lakers
As atuais campeões estão mais fortes ainda. E isso se deve à chegada do ótimo (ofensiva e defensivamente) ala Ron Artest. Ele se junta à Kobe Bryant, Pau Gasol, Lamar Odom, Andrew Bynum, Derek Fisher e cia. Terão fortes concorrentes, mas estarão novamente na briga pelo título.

Memphis Grizzlies
Pra mim é um time que promete. O elenco é muito bom. Conta com grandes jogadores como Rudy Gay, O.J. Mayo, Zach Randolph, Conley e Marc Gasol. Além disso chega um pivô novato, que, se bem trabalhado, pode render bons frutos: Hasheem Thabeet. Deixei para o final ele, "The Answer" Allen Iverson. Está de volta para provar que ainda pode ser um dos melhores jogadores da NBA. Será? Eu não duvidaria. Minha previsão é que, apesar de ser um time ainda inexperiente, brigará pelos playoffs.

Minnesota Timberwolves
Os Wolves têm um garrafão bem forte com Al Jefferson e Kevin Love. Este último, agora em sua segunda temporada, deverá ter uma grande evolução (pena que já começará contundido por pelo menos 2 meses). Destaco também o armador Ramon Sessions, que vêm crescendo muito, e Ryan Gomes. Mesmo assim, não credencio os Wolves à pós-temporada. Até porque as 8 vaguinhas têm sempre muitos concorrentes no Oeste. Olho no armador novato Jonny Flynn.

New Orleans Hornets
Pra começar, eles têm Chris Paul, que é hoje pra mim o melhor point guard da NBA. O garrafão contará com grandes jogadores como David West e Emeka Okafor. Vale citar também o experiente sérvio Stojakovic. De qualquer forma, minha previsão é que os Hornets briguem para ir aos playoffs.

Oklahoma City Thunder
É um time cheio de bons valores. Eu citaria Kevin Durant (que já está no patamar de AllStar), Jeff Green, Russel Westbrook (armador segundo-anista que promete muito, na minha opinião), Nick Collison e D.J. White. Pra se juntar a essa "galera", chegam dois novatos promissores: James Harden e B.J. Mullens. Acho que playoff seria um sonho muito alto, mas podem fazer uma temporada digna. Durant tem grandes chances de ser o cestinha da temporada, concorrendo com Wade, Granger e LeBron.

Phoenix Suns
O Suns, que costuma frenquentar os playoffs, já "faltou" na última temporada e, na minha opinião, "faltará" novamente. Eles têm grandes jogadores, mas acho que falta profundidade no elenco. Os destaques são Steve Nash, Amar'e Stoudemire, Jason Richardson, Grant Hill e o brasileiro Leandrinho. Se eles aguentarem o pique podem até "beliscar" a pós-temporada, mas acho difícil.

Portland Trail Blazers
É um dos times que mais vêm crescendo nas últimas temporadas. Tem se mostrado bastante consistente. O forte elenco conta com grandes jogadores como LaMarcus Aldridge (em grande evolução), Brandon Roy, Rudy Fernandez e Travis Outlaw. Acrescente ainda o grande armador Andre Miller, que foi contratado. Um ponto muito forte do time é o superpivô de 129 quilos Greg Oden, que se impõe em qualquer garrafão. O "porém" em relação à ele são as seguidas contusões e o problema com faltas (comete muita falta). Minha previsão é que o time do Oregon brigue pelas primeiras posições e entre forte nos playoffs. Fique de olho no ala francês de 20 anos, Nicolas Batum.

Sacramento Kings
Que me desculpem os torcedores do time da Califórnia, mas ele tem tudo pra ser uma das piores campanhas da Liga nessa temporada. Alguns poucos destaques são o pontuador Kevin Martin, o ala de força Jason Thompson e o dominicano Francisco Garcia. Fique de olho no armador novato Tyreke Evans, que já deve estourar nessa temporada.

San Antonio Spurs
O Spurs na última década ganhou a fama de "time chato". Isso se deve há títulos conquistados e ótimas campanhas, jogando um basquete não tão vistoso. É um time que sempre merece muito respeito. O que dizer de craques como Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili? E um elenco de apoio com McDyess, George Hill, Roger Mason, Finley e Bonner? E ainda tem a chegada de um grande reforço, vindo de Milwaukee: Richard Jefferson. Pra mim "o time das esporas" será um dos melhores do Oeste e protagonizará grandes confrontos nos playoffs. Olho no ala novato DeJuan Blair.

Utah Jazz
O time de Salt Lake City tem no conjunto e entrosamento seus pontos fortes. Talvez isso se deva ao fato de ter um técnico como Jerry Sloan, que está à frente do time desde, acredite, 1989. Além disso tem Deron Williams, um dos melhores armadores da Liga, e grandes jogadores como Carlos Boozer, Kirilenko, Millsap, Ronnie Brewer e Okur. É time para playoffs. Chegando lá não acho muito provável ir longe.

Clique aqui e veja também a análise dos times do Leste

sábado, 24 de outubro de 2009

NBA 2009/10 - Análise dos times do Leste

Clique aqui e veja também a análise dos times do Oeste

Atlanta Hawks

É um time que vem sendo consistente nas últimas temporadas e chegando aos playoffs. A força do time está na sua dupla Joe Johnson e Josh Smith e no pivozão Al Horford. Jamal Crawford chega para aumentar a força ofensiva. Acho que briga mais uma vez pelas últimas vagas nos playoffs.

Boston Celtics
Certamente um dos fortes concorrentes ao título. O forte time do ano passado, que mescla muito bem experiência e juventude, ganha na minha opinião três grandes reforços: Rasheed Wallace, contratado; Kevin Garnett, um dos melhores jogadores da Liga, aparentemente saudável; e Rajon Rondo, o ótimo armador que vem evoluindo muito a cada temporada. A perda significativa fica por conta de Leon Powe.

Charlotte Bobcats
É um time que conta com bons nomes como Felton, Gerald Wallace, Diaw, Raja Bell, Chandler, Augustin e Ronald Murray. Na temporada passada brigaram até o fim por uma vaga nos playoffs. Esse ano tendem a estar melhores e talvez briguem por uma vaguinha.

Chicago Bulls
O time que supreendeu muita gente na última temporada chegando aos playoffs e quase tirando o atual campeão na ocasião (Boston) numa série de playoffs épica, se mostra ainda mais forte nessa temporada. Se o queridinho Ben Gordon foi para Detroit, Luol Deng volta de contusão. Junte a isso a chegada de dois calouros que prometem bastante - Taj Gibson e James Johnson. Não esqueçamos do Melhor Novato da última temporada, Derrick Rose, e de Tyrus Thomas, John Salmons e Noah. Ambos em curva ascendente na carreira. Outro destaque no time, pra mim, é a energia colocada em quadra. A minha previsão é que vá para os playoffs e brigue ali atrás de Cavs, Orlando e Boston.

Cleveland Cavaliers
Ainda traumatizado com a eliminação na final da conferência para o Orlando, o Cavs vem reforçado. E bota reforço nisso. Nada menos do que Shaquille O'Neal. O superpivô vai para Ohio tentar ajudar o MVP LeBron James a conquistar seu primeiro Anel. E para reforçar ainda mais o garrafão chegou Leon Powe do Boston. O time é muito forte e certamente é um dos candidatos fortíssimos ao título.

Detroit Pistons
Um time que há algumas temporadas atrás era muito forte e prezava por uma defesa fortíssima. A força do time foi caindo, até que na última temporada foram à duras penas para os playoffs. O time dessa temporada parece mais forte com as chegadas de Ben Gordon e Charlie Villanueva. Os destaques do time são Will Bynum, Hamilton, Prince e Stuckey. Deve se classificar para a pós-temporada.

Indiana Pacers
Tá aí uma incógnita. Uma estrela (Danny Granger) e vários coadjuvantes. Sem grandes nomes mas com organização os Pacers poderão sonhar com playoffs, embora ache bem difícil. Há uma certa expectativa sobre a temporada do ala de força calouro Tyler Hansbrough.

Miami Heat
O time comandado pelo supercraque Dwyane Wade (o jogador atual que mais gosto de ver jogar) pode ter ambições de playoffs. Há três temporadas o time comandado por Wade e Shaquille O'Neal surpreendeu sendo campeão da NBA. Depois, em 2007 e 2008, Wade vinha carregando o Heat nas costas e amargando péssimas campanhas. Porém na última temporada dois novatos (Chalmers e Beasley) chegaram pra ajudar muito e o Heat ficou em 5º no Leste. Agora o time é praticamente o mesmo e Chalmers e Beasley tendem a estar ainda melhores e seus segundos anos.

Milwaukee Bucks
O time já não era muito bom na última temporada, apesar de esforçado. Para esta temporada os Bucks perderam Villanueva e Richard Jefferson, mas têm Michael Redd recuperado de contusão. A minha previsão é que fique entre os piores do Leste. Ficar de olho no armador novato Brandon Jennings.

New Jersey Nets
Tem tudo pra ser um dos piores times. O craque Vince Carter deixou New Jersey em direção à Disney. De quebra chegaram Courtney Lee e Rafer Alston. Junto à eles, os bons Brook Lopez e Devin Harris tentarão salvar a pele dos Nets. Vale lembrar que essa poderá ser a última temporada dos Nets em seu atual ginásio, Izod Center, em East Rutherford. A reclamação é o difícil acesso e por isso um público abaixo do esperado. As possibilidades de mudança são ou para Newark ou para o bairro do Brooklin em Nova York. A verdade é que jogue onde jogar, o mais importante é tentar fortalecer o "produto" (o time).

New York Knicks
O que podemos esperar do time de Manhattan para essa temporada? Melhorar em relação à última temporada não é difícil. O time conta com bons jogadores. David Lee, Nate Robinson, Wilson Chandler, Al Harrington. O italiano Gallinari que era pra ser a sensação em sua primeira temporada ano passado poderá estourar agora. É nisso que confiam os torcedores fanáticos dos Knicks. Fiquemos de olho no novato Jordan Hill. Na previsão acho que o Knicks fará parte daqueles que brigarão pelas últimas vagas na pós-temporada.

Orlando Magic
O atual campeão do Leste parece voltar ainda mais forte para esta temporada, após surpreender muita gente na última. Nomes como Vince Carter, Brandon Bass, Ryan Anderson e Jason Williams chegam para se juntar à craques como Dwight Howard, Rashard Lewis e Jameer Nelson. O elenco num todo é muito forte e credencia os Mágicos de Orlando à mais uma bela temporada. Coloco ele entre os mais fortes do Leste ao lado de Cavs e Celtics. Vale lembrar que três nomes importantes da última temporada saíram: Turkoglu, Lee e Alston.

Philadelphia 76ers
O primeiro destaque dos Sixers é a volta do "escudo" antigo, num bonito clima retrô. Em relação ao time, acho que briga ali logo atrás das três maiores forças. O objetivo é conseguir uma boa posição nos playoffs. Os destaques do time são Iguodala, Elton Brand, Lou Williams e Thaddeus Young. O "chutador de 3" Kapono foi contratado. Outro que chega e com expectativa é o novato Jrue Holiday. A grande perda é a saída do armador Andre Miller.

Toronto Raptors
Pra mim o único representante canadense na Liga pode até sonhar com uma vaga nos playoffs, mas acho difícil. Tem bons valores como Turkoglu, Calderon, Bosh, Bargnani e Jarret Jack, mas falta profundidade no elenco.

Washington Wizards
Será o time da capital mais uma vez um saco de pancadas? Bom, algo eles já têm pra comemorar: o craque Arenas, que vive contundido, está saudável. Os outros dois que compõem o tripé do time são Jamison e Butler. Jamison já começa a temporada contundido por 1 mês. Acho difícil brigar pela vaga nos playoffs, mas podem melhorar em relação à última temporada.

Clique aqui e veja também a análise dos times do Oeste

domingo, 11 de outubro de 2009

O futebol e suas peripécias

O mundo do futebol parou para acompanhar a saga argentina neste sábado. Caso não vencecesse o Peru em casa, os hermanos ficariam em situação quase irreversível para se classificar para a Copa do Mundo. E o que aconteceu?

Poderia ter sido um jogo comum, com vitória argentina nem que fosse por 1 a 0. Mas o nome do jogo foi Tensão. O sobrenome foi Drama. Um primeiro tempo dominado pelo time da casa recheado de grandes jogadores, mas sem gol. Logo no início do segundo tempo o franco-argentino Higuain marcou e poderia ter sido o gol da tranquilidade. Mas não foi. Por incrível que pareça os peruanos cresceram no jogo e a Argentina, com medo, recuou. Chances eram perdidas pela zebra alvirubra. Caía uma chuva torrencial, o que aumentava bastante o clima dramático.

A Argentina já se preparava para o fim do jogo. Era uma vitória dramática. Mas o esporte as vezes escreve páginas incríveis. Papai do Céu deve ter pensado: "Vou fazer um teste cardíaco nacional na Argentina. E de graça." E fez! Aos 45 minutos o peruano Rengifo empatou o jogo. E aí veio o grande teste para os corações argentinos. Passaram de decepção nível 10 para alegria e alívio nível 10. Martín Palermo, o ótimo e folclórico centroavante marcou aos 48! As imagens a seguir completam meu texto sobre a Argentina.





Uruguai
E para terminar e mostrar que o futebol realmente apronta suas peripécias, vamos falar do Uruguai. A equipe celeste jogava na altitude de Quito contra o bom Equador, que também briga por uma vaga na Copa. Já no segundo tempo Valencia fez 1 a 0 para o time da casa e levou a torcida à loucura. Mas dois minutos depois veio o anti-clímax total. Luis Suarez empatou. Mas os Deuses do futebol pensaram na próxima (e última) rodada das Eliminatórias. Quiseram que Uruguai x Argentina se tornasse uma batalha ainda mais importante e decisiva. E pra isso, arrumaram um contra-ataque para os uruguaios aos 46 minutos do segundo tempo e um pênalti pra lá de duvidoso. Forlán cobrou e deu a vitória inesperada para os uruguaios.

Olha o que os Deuses do futebol prepararam para a última rodada: Uruguai com 1 ponto a menos enfrenta a Argentina em casa (já pensou como estará o Estádio Centenário?). Quem perder poderá ficar fora da Copa caso o Equador vença o Chile em Santiago. E mesmo que isso não aconteça, um dos dois terá que disputar a repescagem.

A próxima quarta-feira promete muito! E os Deuses do futebol estarão de plantão.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Galáticos Modernos!

Muitos quando falam da primeira versão de Galáticos do Real Madrid, associam logo com a palavra fracasso. O time conquistou uma Liga do Campeões e três Campeonatos Espanhois. Pouca coisa? Para um time normal não, porém diante da expectativa que foi criada podemos dizer que sim.

Porque não deu certo? Difícil dizer. Não sou daqueles que acham que contratar só craques seja um tiro no pé. Que administrar tantos egos seja muito complicado. Quem dera se o meu time só tivesse jogadores desse nível!

De repente o que faltou naquele time foi um planejamento para as contratações. Florentino Perez pensava mais ou menos da seguinte forma: O ataque não faz gol? Traz o melhor atacante que existe. E Ronaldo chegava. A defesa não está indo bem? Traz o melhor zagueiro do futebol mundial. E Canavarro chegava.

Não é dessa forma que se formará um bom time. Conseguirá bons resultados graças aos talentos individuais. O ponto primordial a ser analisado antes de mais nada é o seu elenco. Contratar o melhor zagueiro do mundo, não necessariamente quer dizer que ele será o melhor para o seu time.

Falando especificamente de um jogador, podemos citar o Canavarro. Ninguém tem dúvidas do seu potencial, mas para ser zagueiro do Real precisa ter velocidade, já que o time joga atacando o tempo todo se expondo a todo momento a contra ataques. E essa não a melhor característica do italiano.

Falei tudo isso para chegar nos Galáticos Modernos. Parece que dessa vez Florentino Perez percebeu o erro que cometeu. E contratou não só excelente jogadores, mas também adaptáveis a diferentes formas de jogo.

Para a defesa trouxe dois bons espanhois. Albiol e Arbeloa. Além de já ter um zagueiro mais alto Metzelder e um mais rápido Pepe. Isso sem falar do Sérgio Ramos.

Para o meio arrumou a casa com Xabi Alonso e toda a sua liderança, além de Las Diarra, marcador e com grande qualidade no chute de fora da área. Além dos polivalentes Guti e Granero. E dos marcadores Gago e Diarra.

E para o ataque tem o trio fantástico, Kaká, Cristiano Ronaldo e Benzema que tem tudo para se completar nas suas características. Sem falar em Nistelrooy, Higuain e Raul.

Ano passado havia dito que o time a ser batido era o Barcelona. Hoje posso dizer que o time a ser batido é o Real Madrid.