terça-feira, 30 de junho de 2009

Frases Para Sempre nº3

Mais uma edição do FPS! Confiram:

"Nós ganhamos um treinador nessa Copa das Confederações."
(Lino, no Troca de Passes do Sportv, após a conquista brasileira na África do Sul, sobre os EUA)

"Eu não consigo ver essa seleção sem o Ronaldinho Gaúcho, recuperado."
(Paulo Lima, no Troca de Passes do Sportv, após a conquista brasileira na África do Sul, sobre os EUA)

"Yes, We Can!"
(Kaká, no vestiário, no intervalo da final entre Brasil e EUA, enquanto os americanos venciam por 2 a 0)

"Com uma conversa, Ricardo Gomes conseguiu fazer Hernanes jogar a sua melhor partida no ano, mesmo que não tenha sido espetacular."
(Arnaldo Ribeiro, no Bate-Bola da ESPN Brasil, após a 8ª rodada do Brasileirão 2009, sobre a atuação de Hernanes na vitória do São Paulo sobre o Náutico)

"Robinho não ganha uma do lateral."
(Galvão Bueno, na transmissão da final da Copa das Confederações, sobre a atuação de Robinho no primeiro tempo, sendo que este vinha sendo um dos principais jogadores do time criando jogadas pela esquerda quase sempre que pegava na bola)

"O maior defeito da Seleção Brasileira no primeiro tempo da partida contra os Estados Unidos não era perder por 2 x 0. Era jogar só pelo lado direito, excluir o jogo pela esquerda."
(PVC, em um post de seu blog, após o título brasileiro da Copa das Confederações 2009, sendo que algumas boas chances haviam sido criadas exatamente pelo lado esquerdo, com Robinho)

"Que Dios nos Ayude"
(Capa do diário Olé, da Argentina, no dia seguinte ao título do Brasil na Copa das Confederações. Se referindo ao próximo confronto da seleção argentina contra o Brasil, pelas Eliminatórias)

"Os 3 a 2 sobre os Estados Unidos foram emocionantes, sofridos. Mas foram sobre... os Estados Unidos."
(Mauro Cézar Pereira, em um post de seu blog, após o título brasileiro da Copa das Confederações 2009, menosprezando a seleção americana)

"Bem-vindo ao Brasil, Ronaldo!"
(Paulo Calçade, em um post de seu blog, sobre o fato de Ronaldo reclamar de algumas coisas que andam acontecendo, como desorganização na final do Paulista 2009, a quantidade de "bicões" dentro de campo e o excesso de concentrações)

"O grupo de Dunga não é o suprassumo do talento, não há substituto para Kaká, mas a vontade de vencer pode fazer a diferença."
(Paulo Calçade, em um post de seu blog, sobre a seleção brasileira, após do título da Copa das Confederações 2009)

"É um time de que dá para o gasto."
(Paulo Calçade, em um post de seu blog, sobre a seleção brasileira, após do título da Copa das Confederações 2009)

"Podemos pensar na Espanha. Sim, uma grande seleção, cheia de grandes jogadores, mas com um técnico sem pulso."
(Lédio Carmona, em seu blog, após do título da Copa das Confederações 2009)

"Quem pode parar o Brasil?"
(Lédio Carmona, em seu blog, após do título da Copa das Confederações 2009)

"Luxemburgo precisa entender que não é Charles Miller."
(Paulo Calçade, em um post de seu blog, sobre a demissão de Luxemburgo do Palmeiras)

"Andrezinho, Magrão e Guiñazu que são grandes organizadores."
(Alex Escobar, em seu blog, sobre o time do Inter, antes do segundo jogo da final da Copa do Brasil 2009)

"O que se vê é um bando de jogadores inseguros e temerosos."
(PC Vasconcelos, em seu blog, sobre o Botafogo, após a goleada de 4 a 1 sofrida para o Goiás, no Engenhão)

"Achei o Botafogo com um ar blasê."
(Luis Roberto, no RJTV da Globo, sobre a derrota do Botafogo para o Goiás, em casa, 4 a 1)

Seleção Brasileira - Sobe e Desce

Com uma campanha composta apenas de vitórias, nossa seleção chegou ao título da Copa das Confederações. O caneco foi conquistado após uma virada espetacular depois de estar perdendo por dois gols de diferença para a seleção americana.

A competição serviu também para o técnico Dunga poder analisar todos os jogadores por um maior período. Tentando nos colocar na posição do técnico da seleção, fizemos uma lista onde avaliamos cada jogador e com qual conceito saíram após o torneio:



Goleiros

Júlio Cesar - (sobe) Titular absoluto!
Gomes - (?) - Briga pela terceira vaga
Victor -(?) - Dependerá se Dunga apostará num terceiro goleiro mais jovem.

Zagueiros
Lúcio - (sobe) A Copa das Confederações foi para consagrá-lo.
Juan - (sobe) Companheiro absoluto de Lúcio.
Luisão - (sobe) Ganhou a disputa com Miranda, pela vaga do Juan.
Miranda - (desce) Foi preterido pelo Luisão e a má fase do São Paulo poderá atrapalhá-lo.

Laterais
Maicon - (sobe) Convocado. Na Copa veremos se será titular.
Daniel Alves - (sobe) Pra mim foi quem mais creceu no conceito de Dunga, e hoje, acho favorito da posição.
Kléber - (desce) Foi quem mais saiu perdendo e dificilmente voltará.
André Santos - (desce) Não empolgou.

Meias
Gilberto Silva - (sobe) Titular absoluto!
Felipe Mello - (sobe) Convocação certa.
Josué (sobe) - Convocação certa.
Kléberson (sobe) - Agradou no pouco tempo que entrou.
Julio Batista (sobe) - Convocação quase certa.
Elano (sobe) - Apesar de perder a posição de titular, mostrou no jogo final o quanto pode ser útil.
Ramires (sobe) - Primeira convocação e ganhou a vaga. Sua ida para o Benfica pode prejudicá-lo.
Kaká (sobe) - Melhor do mundo.

Atacantes
Robinho - (sobe) Apesar de muitos o criticarem, talvez seja o melhor jogador da era Dunga.
Luis Fabiano - (sobe) Não é o atacante dos sonho dos brasileiros, mas como tá fazendo gol! Foi decisivo!
Pato - (desce) Terá que jogar muito no Milan para ir à Copa.
Nilmar - (desce) Não sei se faltaram mais oportunidades, mas precisará estar muito bem para ir à Copa.

obs: Aqueles que achei que o conceito do Dunga se manteve inalterado, optei por colocar sobe, já que provavelmente será novamente testado

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cartola FC - 8ª rodada (Resultados)

Mais uma rodada se foi e vamos ver como FC Maranhão e o Fla_Bulls se saíram.


FC Maranhão
O time não teve uma boa apresentação. Depois de uma atuação de destaque na última rodada e uma semana de concentração e treinamentos na Granja Comary, o time caiu de rendimento e somou apenas 49,22 pontos. O único jogador que teve algum destaque individual foi o atacante Pedrão, apesar de não ter feito gol. Com o desempenho o FC Maranhão caiu uma posição na Liga FutForum.

Palavra do Presidente Bruno Maranhão:
"É claro que ficamos insatisfeitos com a atuação, mas não é por isso que o trabalho foi mal feito. Repetiremos a concentração que houve semana passada, mas desta vez não iremos para a Granja Comary. O trabalho será realizado no nosso próprio CT e a equipe se reunirá em definitivo quarta ou quinta-feira. As reações negativas da torcida foram normais, pelo calor do momento. Eles viram a equipe subindo de rendimento e queriam que a ascenção continuasse, mas não foi possível. Não prometo um bom resultado na 9ª rodada, mas prometo que o trabalho será muito bem feito, com cuidado e minúcia na escolha de jogadores e nos treinamentos. E queria pedir mais uma vez apoio aos torcedores."


Fla_Bulls F.C.
É líder! Não foi uma atuação sensacional, mas foi o suficiente para assumir a liderança da Liga FutForum. Os bons resultados vão se acumulando e agora o desafio será se manter no topo, sabendo que muitos rivais querem chegar lá. Nesta rodada foram 75,27 pontos, com destaques para Paulo Baier e Pedrão. Mas o trunfo mesmo da equipe foi que quase toda a equipe teve uma atuação segura. Vamos ver se conseguirá ficar muito tempo na liderança ou se é um cavalo paraguaio.

Palavra do Presidente Thiago Queiroz:
"Não daremos muita trela para a imprensa que sem ter o que falar, associa líderes no início do campeonato a cavalos paraguaios. Temos uma equipe de diretores muito séria e competente. E os bons resultados neste início de competição se devem a isso. Já entramos em contato com o nosso com o nosso gerente de futebol e ele já está a procura dos novos jogadores para a próxima rodada. Tivemos um pequeno contratempo na rodada passada e certamente isso não se repetirá. Pedimos que a nossa torcida compareça em massa ao próximo para continuarmos na ponta da liga e rumo à ponta no Brasil!"

Renascimento

O Flamengo é o primeiro campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), o campeonato da Liga Nacional de Basquete (LNB) organizado pelos clubes. O que ficou clarofoi que tendo um pouco de atitude e força de vontade o nosso basquete masculino pode se reerguer maisrápido do que imaginamos.

Com uma média de público superior a 12 mil pagantes por jogo (nas finais), o Campeonatonão poderia terminar de uma forma mais emocionante. No último minuto, do quarto quarto, do quinto jogo.

Flamengo e Brasília fizeram um confronto digno de dois grandes times. Lógico quea competição também deixou bem claro o quanto nossos jogadores ainda precisam evoluir,principalmente no que diz respeito a defesa, mas hoje não é dia de falar de problemas.

Faltas técnicas, exclusões, roubadas de bola, enterradas, cestas bonitas, teve de tudoontem. Inclusive com apresentação de jogadores e DJ com animações típicas da NBA. Sensacional!

O Próximo Campeonato tem tudo para ser ainda melhor. Já podemos aproveitar tudo aquilo que foi bom nesse ano e aprimorar aquilo que ainda não estava para o próximo.Quem sabe com novos times, nos moldes de Joinvile ( cidade que passou a respirar obasquete) , Franca, Brasília, Flamengo ( trazendo a força da sua torcida do futebol).

Parcerias com Universidades, empresas privadas, sempre tendo como principal meta nãoapenas o lucro, mas sim deixar toda uma estrutura apropriada para formação de novos atletas.

Sempre falei que o segundo grande esporte do brasileiro é o basquete. Eleatualmente perdeu o espaço para o vôlei, muito por conta dos últimos resultados. Mas a chama, lá no fundo, sempre se manteve acesa, e quem sabe não foi ontem que acrescentaram um pouco de lenha para poder incendiar de vez. TOMARA!

Números do NBB
- Campeão - Flamengo
- Vice - Brasília
- Cestinha - Marcelinho Machado
- Médias de público: 2 mil na fase de classificação, 3 mil nas quartas-de-final, 3.500 nas semifinais e 12.769 na final
- Recorde de público: 16 mil (Universo/BRB/Financeira Brasília x Flamengo, dia 1/5, em Brasília)

PLAYOFF FINAL
Jogo 1 - Universo/BRB/Financeira Brasília 74 x 81 Flamengo
Jogo 2 - Flamengo 71 x 81 Universo/BRB/Financeira Brasília
Jogo 3 - Flamengo 99 x 78 Universo/BRB/Financeira Brasília
Jogo 4 - Universo/BRB/Financeira Brasília 82 x 78 Flamengo
Jogo 5 - Flamengo 76 x 68 Universo/BRB/Financeira Brasília

sábado, 27 de junho de 2009

Cartola FC - 8ª rodada

Times escalados!

FC Maranhão e Fla_Bulls vêm de uma ótima 7ª rodada e precisam manter o belo desempenho.

FC Maranhão
A atitude tomada pelo presidente Bruno Maranhão foi de levar o FC Maranhão para a serra. Os jogadores ficaram uma semana concentrados na Granja Comary para evitar o famoso oba-oba. Os treinos parecem ter sido proveitosos, mas só saberemos no decorrer do final de semana.
Confira a escalação, que contam com alguns "figurões" e algumas apostas:

1 - Dênis
2 - Apodi
3 - Rhodolfo
4 - Mário Fernandes
6 - Eduardo
5 - Orteman
7 - Ibson
19 - Andrezinho
18 - Borges
9 - Pedrão
11 - Wanderley
Téc. Estevam Soares


Fla_Bulls F.C.
Alguns contra-tempos fizeram parte da semana do Fla_Bulls. Apesar das ótimas últimas rodadas, atingindo a 2ª colocação na Liga FutForum, o time teve problemas durante a semana. Os problemas acabaram não sendo externados para a imprensa, mas a verdade é que o time teve que ser escalado e se reunir às pressas. É um time com muitos jogadores bastante conhecidos da torcida e alguns bem valorizados no mercado. A impressão é que mesmo sem uma semana tranquila, o Fla_Bulls pode repetir os ótimos desempenhos.
Confira o time:
1 - Vinícius
2 - Apodi
3 - Wallace
4 - Juninho
6 - Júnior César
7 - Ibson
8 - Leandro Domingues
10 - Paulo Baier
9 - Washington
18 - Obina
19 - Pedrão
Téc. Waldemar Lemos

Agora é esperar!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Futebol é momento

Há menos de um mês atrás o Internacional era considerado por quase todos o melhor elenco do Brasil. Seis partidas depois e os questionamentos já começaram.

Ontem na derrota por 1x0, em pleno Beira Rio, para a enfraquecida LDU, foi a primeira vez no ano em que a torcida demonstrou clara insatisfação com a equipe.

O Prancheta vem falando já há algum tempo que o Inter não é tudo que falam, obviamente está longe de ser uma equipe fraca, mas é muito dependente do seu trio ofensivo. Ontem D'Alessandro fez uma péssima partida e com ele toda equipe não conseguiu render o esperado.

O futebol que é praticado hoje em dia é assim. Altos e baixo a todo momento. Cabe aos treinadores saberem explorar bem, os momentos em que a sua equipe passa por uma boa fase. E principalmente saber se reerguer o mais rápido possível dos momentos inevitáveis de crise.

Um time que vem atravessando um ótimo momento é o Atlético-MG. Alguém por acaso acredita que seja o melhor time do Brasil? Tenho certeza que não. Mas cabe agora ao bom técnico Celso Roth tirar proveito da situação e marcar o maior número de pontos possível enquanto a fase é boa.

Hoje em dia os times são muito nivelados, se por baixo ou por cima não é o caso, mas um bom planejamento e calma nos momentos complicados são dois dos maiores ingredientes para uma receita de sucesso.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pinceladas na Prancheta

Algumas pinceladas sobre o que tem rolado pelo mundo do esporte:

- Os jogos decisivos da Copa do Brasil e Libertadores têm proporcionado belos espetáculos para quem gosta de futebol. Destaque para os jogaços entre Corinthians e Inter, pela 1ª partida da final da Copa do Brasil, e Cruzeiro e Grêmio, pela 1ª partida da semi-final da Libertadores. No caso deste segundo, com pitadas extras de polêmica e tensão.
Promessa de mais espetáculos (para os não torcedores dos times envolvidos) e sofrimento (para os torcedores dos times envolvidos) nos jogos de volta. Ponto para o futebol brasileiro!

- A última rodada do Brasileirão teve média de mais de 4 gols por partida. Onde mais acontece isso no mundo? É raro. Ponto para o futebol brasileiro! Mas o ponto contra neste caso e ver uma Liga sensacional como essa dividindo atenção com campeonatos tão importantes e em fases decisivas como Libertadores e Copa do Brasil. Não sei a solução para isso, mas deve haver.

- Por favor, não me venham dizer que a Espanha "não é tudo isso" ou que "entrou de salto-alto". A Espanha tem um timaço, com muitos grandes jogadores, alternou bons e maus momentos durante a primeira fase da Copa das Confederações, com muito mais bons momentos, e no jogo contra a seleção norte-americana jogou bem, mostrou o seu jogo de toque de bola e mudança de lados, mas perderam. O EUA foi mais eficiente e venceu. Um dos melhores zagueiros do mundo na minha opinião, Sérgio Ramos, falhou de uma forma que nunca vi. O engano aí é achar que a seleção americana é fraca. Falam isso há muito tempo e sempre se surpreendem. Chega uma hora que não deve surpreender mais. Na minha opinião o EUA tem um time forte defensivamente, jogadores técnicos e habilidosos como Bradley, Dempsey e Donovan e um centroavante forte que nunca tiveram, Jozy Altidore.

- Queria deixar registrada aqui uma frase minha que já venho dizendo há algum tempo: EUA nunca é zebra em nada!

- O Brasil vem jogando bem, com um estilo de jogo bem definido e talvez o mais importante, briga constante por vagas no time titular e na lista que vai para a Copa. Dunga, que já vem sendo elogiado aqui no Prancheta há bastante tempo, tem se mostrado um técnico sempre coerente e trabalhador. Hoje vemos o Brasil entrar em campo como Brasil: sempre forte e colocando medo nos adversários.

- Gosto muito do Ramires, mas ele vem jogando tão bem assim como tenho tanto ouvido? O que ele errou contra a Itália foi uma enormidade. Só pra deixar claro, ele tem vaga entre os 23 pra mim.

- Vuvuzelas? Deve incomodar quem está lá, mas sou muito a favor. Dancinhas dos torcedores? Muito legal. Povo sulafricano? Parabéns!

- Gostei da nossa renovada seleção de vôlei. Vem tendo altos e baixos, mas me parece ser mais uma vez fortíssima.

- Andei vendo um jogo da seleção francesa de vôlei e um jogador me chamou muito a atenção. Anote o nome aí: Guillaume Samica.

- Domingo acontecerá o grande momento do basquete brasileiro. O 5º e decisivo jogo da grande final da NBB, entre Flamengo e Brasília, na belíssima HSBC Arena. E a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão simplesmente não passará o jogo. Pelo que ouvi dizer, mostrarão flashes durante o Esporte Espetacular. É isso aí. Ela manda, então ela escolhe o que é importante. Lamentável!

- Wimbledon a todo vapor. Thiago Alves foi eliminado na 2ª rodada, mas ainda estamos firmes nas duplas. Nadal com certeza faz falta ao torneio, mas Federer não tem culpa disso e tem tudo para ser campeão e se tornar novamente número 1 do mundo.

- Hoje acontecerá o Draft da NBA. Destaque para Blake Griffin, Hasheem Tahbeet e o espanhol Ricky Rubio. Confesso que estou impressionado com o espanhol de 18 anos. Joga demais o garoto! Vamos ver como será na NBA.

- Pra terminar, não comentei dois assuntos porque não quis mesmo. A crise na F1, que parece estar resolvida, e o suposto racismo no jogo entre Cruzeiro e Grêmio.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cartola FC (Resultados)

Uma radoda fantásticas para os times do Prancheta Mágica no Cartola FC.

Após fazer uma reformulação total no seu time, trocando inclusive o seu técnico, o FC Maranhão chegou a incrível marca de 99,70 pontos na rodada! O fantástico desempenho já levou o presidente do clube, Bruno Maranhão, a tomar medidas para conter o clima de oba oba. Ele já levou sua equipe para a Granja Comary e promete concentração total na próxima rodada.

Já o Fla-Bulls não ficou atrás na rodada. Na verdade ficou até a frente, já que conseguiu atingir a marca dos 100 pontos. Diferentemente do presidente do FC Maranhão, Thiago Reis preferiu adotar as mesmas medidas que tem dado certo nas últimas rodadas, convocará a sua equipe apenas na véspera do jogo.

Vejamos na próxima rodada quem se sairá melhor. O bicho tá pegando!!!!!

Pontos na rodada
FC Maranhão - 99,70 pontos
Fla_Bulls FC - 100 pontos

Pontuação Geral
FC Maranhão - 390,33 pontos
Fla_Bulls FC - 430,35 pontos

terça-feira, 23 de junho de 2009

Frases Para Sempre (nº2)

Continuamos a publicar as "Frases Para Sempre" da última semana. Façam seus julgamentos e lembrem-se: depois de um tempo voltaremos até elas.

Aí vão as FPS da semana:
"O Dunga tá mais nervoso do que caramelo em boca de banguela."
(Apolinho, da Rádio Tupi, durante a vitória de 4 a 3 do Brasil sobre o Egito, pela Copa das Confederações, quando estava 3 a 3)

"Superman Dwight Howard não resistiu à pressão da primeira final e sumiu no jogo."
(Juca Kfouri, em seu blog, após a conquista do Lakers sobre o Magic na NBA)

"Sem milagre de Júlio César, problemas defensivos ficam evidentes."
(PVC, em um post de seu blog, após vitória de 4 a 3 do Brasil sobre o Egito, pela Copa das Confederações)

"Depois do jogo, vou à conferência de imprensa de Dunga para aprender um pouco de futebol."
(Lédio Carmona, em um post de seu blog, antes de Brasil x EUA, pela Copa das Confederações)

"Para os leitores, o Brasil tem um sistema defensivo fraco. Quem salva é o goleiro."
(Jornal O Globo, em enquete feita após a vitória de 4 a 3 do Brasil sobre o Egito, pela Copa das Confederações)

"Mesmo que o Brasil ganhe essa Taça, não haverá méritos, já que a Espanha está jogando apenas o arroz com feijão, a Itália jogando mal, como vimos, e os outros são de nível técnico muito inferior."
(Teixeira Heiser, durante o programa Redação Sportv do dia 18/06/09, antes do jogo Brasil x EUA)

"O Ronaldo se não está no peso ideal, está quase lá."
(Ricardo Boechat, na Rádio Band News, após vitória de 2 a 0 do Corinthians sobre o Inter no 1º jogo da final da Copa do Brasil)

"Maicon e Ramires: quem tira?"
(André Rizek, em um post de seu blog, após vitória de 3 a 0 do Brasil sobre os EUA.)

"Deixa eu sair logo antes que ele (o árbitro Djalma Beltrami) começe o jogo de novo."
(Diego Tardelli, jogador do Atlético-MG, ainda em campo e com muito bom humor, logo após o jogo entre Santos e Galo, em que o árbitro encerrou o jogo mas voltou atrás e recomeçou. Ainda houve tempo de anular um gol do Santos)

"Será uma supresa se o Botafogo não cair."
(Márcio Guedes, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, de 23/06/09)

"Outro bom treinador teria, na seleção, mais ou menos a mesma média de bons resultados. Os técnicos são importantes, mas nem tanto.”
(Tostão, em sua coluna, menosprezando o trabalho de Dunga à frente da Seleção)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Rebaixamento promete

Sempre que o Campeonato Brasileiro vai começar, alguns times de cara são apontados como virtuais candidatos a briga pelo rebaixamento.

Esse ano os apontados eram: Santo André, Avaí e Barueri. Porém não é bem assim que o campeonato vai se desenrolando, pelo menos até a sétima rodada.

O Santo André pode vir a brigar para não cair. Não tem torcida e isso pesa. Mas não esqueçamos do São Caetano, que também não tinha e conseguiu permancer na 1ª divisão por muito tempo. É um time bem ajeitadinho e que conta com os experientes Marcelinho Carioca e Fernando.

O Avaí apesar de hoje estar na zona do rebaixamento, dos sete jogos perdeu apenas dois. O problema são os empates, quatro. Mas é um time que na Ressacada dificilmente será batido. Gosto muito do Silas, técnico do time, é um treinador promissor.

O Barueri talvez seja a grande surpresa do Campeonato até aqui. Vem fazendo grandes jogos e conta com o artilheiro do Campeonato, Pedrão, com seis gols. É um time que tem um excelente estádio e uma boa estrutura. Promete chegar para ficar.


É bom alguns times grandes como Botafogo, Atlético-PR, Sport e até mesmo Cruzeiro, que está mais focado na Libertadores e São Paulo, que vem passando por uma crise após muitos anos, abrirem os olhos. Porque uma cochilada poderá ser fatal!

E agora Muricy?

Há seis meses atrás, especulava-se na entrega do prêmio dos melhores do brasileirão de 2008, que Muricy Ramalho não só iria vencer como melhor treinador do campeonato como de quebra seria anunciado como treinador da seleção Brasileira no lugar, do naquele momento, questionado Dunga.

Só que o mundo do futebol dá muitas voltas, e as vezes em velocidades mais rápidas do que o esperado. Sábado Muricy foi despedido do São Paulo, após a eliminação para o Cruzeiro na Libertadores, enquanto isso, Dunga, a frente da seleção Brasileira, dava um chocolate na Itália um dia depois. Coisas do futebol.

Porém ao melhor estilo Vanderlei Luxemburgo, que tem o hábito de tirar o foco do principal assunto, Muricy soltou a pérola durante a coletiva. Alegou que técnicos brasileiros são anti-éticos, que ficam "cavando" lugares nos clubes, desrespeitando assim o profissional que lá está. E citou como exemplo Cuca, que segundo informação que ele havia recebido do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, tinha ligado para o mesmo perguntando se poderia pedir demissão do Flamengo e assumir o seu lugar.

Se realmente for verdade o que foi dito, seria anti-ético da parte de Cuca tanto em respeito a Muricy, que ainda estava no cargo, como com o Flamengo, já que ele ainda é técnico do time. Porém eu pergunto, Muricy foi ético expondo o assunto na imprensa, sem antes averiguar se a informação era verídica? E mesmo que fosse verdade, Muricy que tanto preza pela ética, não deveria antes ligar para Cuca e tentar entender porque aquilo havia acontecido?

O ex-técnico do São Paulo deixou Cuca numa situação pra lá de indigesta. A situação do técnico rubro-negro que já era ruim por si só, com essa informação ficou praticamente insustentável. Por sorte, ou competência, o Flamengo venceu o jogo e Cuca salvou o seu emprego. Mas e se a diretoria do Flamengo resolvesse após a coletiva de Muricy demitir Cuca? Como ficaria?

Juvenal no próprio sábado desmentiu Muricy, assim como Cuca. Só espero que o técnico mais ético do Brasil, venha agora até a imprensa e explique o ocorrido... é o mínimo que ele deve a Cuca e aos demais técnicos, já que na sua entrevista ele não acusou apenas um ténico de falta de ética, mas vários.

sábado, 20 de junho de 2009

Cartola FC - 7ª rodada

Mais uma aguardada rodada do Cartola FC. Fla_Bulls e FC Maranhão escalados e treinados.

Abaixo os nossos times para a 7ª rodada:



Fla_Bulls FC
Goleiro - Vinícius
Laterais - Apodi e Cicinho
Zagueiros - Fabão e Angelim
Meias - Rodrigo Souto, Marcelinho Carioca e Ibson
Atacantes - Roger, Adriano e Carlinhos Bala
Técnico - Silas

FC Maranhão
Goleiro -Eduardo
Laterais - Apodi e Uendel (Ava)
Zagueiros - Rhodolpho e Welinton
Meias - Rodrigo Souto, Leandro Domingues e Ibson
Atacantes - Adriano, Nunes e Gilmar
Técnico - Márcio Bittencourt

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A paixão que transcende

"Cerca de 60 mil torcedores apaixonados lotaram as principais ruas de Sevilha, na Espanha, para exigir a saída de Manuel Ruiz Lopera, presidente do Bétis e maior acionista. A manifestação contou com torcedores famosos e antigos jogadores do clube. No site oficial, Lopera aceita propostas para vender suas ações." (globoesporte.com)

Está aí um belo exemplo para os que se dizem torcedores de clubes aqui no Brasil. Ser torcedor é ter paixão por um time, por uma camisa, pelas cores. É seguir o time, vibrar, se emocionar nas alegrias e tristezas. Ser torcedor é saber que aquele cara ao seu lado no estádio tem algo muito em comum com você. É querer o bem do seu time.

Você que é apaixonado por um clube de futebol, tente imaginar milhares de outros apaixonados como você, entre eles anônimos e famosos, se juntando pacificamente com um mesmo objetivo de mudar algo para melhor em seu clube. Conseguiu imaginar? É difícil imaginar isso na nossa cultura? E o que você acha que você faz quando vai ao estádio? Exatamente isso! Se junta a milhares de outros apaixonados com um mesmo objetivo, que são gols do seu time e a vitória.

Se um dia a torcida do meu time fizesse o que a do Real Betis fez nesse protesto, eu juro que ficaria extremanente orgulhoso. Torcer por um time não é só xingar jogadores, vibrar com gol, levar bandeiras ao estádio, pagar ingresso. Torcer por um time transcende tudo isso. Algumas pessoas que estiverem lendo esse texto vão saber do que eu estou dizendo. Algumas vão achar que sabem. E outras simplesmente não vão saber.

A nossa cultura nos proporciona essa paixão, que é simplesmente diferente de outras paixões, e muitos não entendem. Então porque não podemos nós mesmos darmos valor à essa paixão?

Meus honestos parabéns à torcida do Betis!

Cartola FC

O Cartola Fc está de volta ao Prancheta!

Esse ano, o Fla_Bulls FC (time do Thiago) e o FC Maranhão (time do Bruno).

Dois técnicos com táticas semelhantes porém resultados distintos. Hoje o Fla_Bulls é um time mais equilibrado e coeso, o resultado é refletido dentro de campo. Já o FC Maranhão passa por momentos de crise e turbulência, jogadores faltam aos treinamentos, diretores vêm querendo interferir no trabalho, com isso o resultado não vem sendo o esperado. Mas ele promete melhorar rapidamente.

Abaixo os nossos times da sexta rodada e a pontuação:

Fla_Bulls FC
Goleiro -Aranha

Laterais - Júlio César e Thiago Feltri
Zagueiros - André Dias e Danny Morais
Meias - Carlos Alberto, Marlos e Ibson
Atacantes - Pedrão, Borges e Felipe
Técnico - Estavam Soares

Pontos na rodada - 74,34
Pontos no campeonato - 330,35

FC Maranhão
Goleiro -Ricardo Berna
Laterais - Alessandro e Everton Silva
Zagueiros - Máuricio Ramos e Welton Felippe
Meias - Rodrigo Souto, Ramalho e Moacir
Atacantes - Adriano, Borges e Pedrão
Técnico - Celso Roth

Pontos na rodada - 50,96
Pontos no campeonato - 286,73

terça-feira, 16 de junho de 2009

Brasileirão Série C

O Prancheta, assim como fazia no ano passado, volta a dar espaço não somente aos melhorestimes do Brasil e do mundo, mas também àqueles que batalham no dia dia por um lugar ao sol!

A Série C está de volta. Vamos tentar pelo menos uma vez por semana, mostrar como vaiindo o campeonato.

Sabe qual o melhor time do Campeonato até aqui? O Águia de Maraba,que ficou conhecidona Copa do Brasil por dar muito trabalho ao Fluminense. Até agora jogou três partidase tem 100% de aproveitamento. Olho no Águia.

Classificação

Grupo A
1 Águia-PA 9
2 Paysandu-PA 6
3 Rio Branco-AC 3
4 Sampaio Corrêa-MA 0
5 Luverdense-MT 0

Grupo B
1 Icasa-CE 6
2 ASA-AL 6
3 Confiança-SE 3
4 Salgueiro-PE 3
5 CRB-AL 0

Grupo C
1 América-MG 6
2 Ituiutaba-MG 4
3 Mixto-MT 3
4 Guaratinguetá-SP 3
5 Gama-DF 1

Grupo D
1 Caxias-RS 6
2 Marília-SP 5
3 Brasil-RS 4
4 Criciúma-SC 1
5 Marcílio Dias-SC 0

Artilheiro
5 GOLS
Águia-PA - Bruno Rangel

Regulamento
O Campeonato Brasileiro da Série C será disputadoa em quatro fases. Na 1ª fase, os 20 clubes serão divididos em quatro grupos regionalizados de cinco times cada. As equipes jogarão dentro do próprio em turno e returno, classificando-se os dois primeiros de cada chave.

Na 2ª fase (quartas-de-final), os oito clubes classificados na 1ª fase serão divididos em quatro grupos de dois clubes, que se enfrentam em ida e volta, dentro de cada grupo. Classificam-se quatro vencedores para a fase seguinte.

Na 3ª fase (semifinais), os quatro clubes classificados na 2ª fase serão divididos em dois grupos de dois clubes cada. Os times jogam em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se dois vencedores para a fase seguinte.

Na 4ª fase (final), os dois clubes classificados na 3ª fase jogam entre si em ida e volta, decidindo o título de Campeão Brasileiro da Série C de 2009.

Ao final do campeonato os quatro clubes que tenham disputado a 3ª fase (semifinais) ascenderão à Série B de 2010. Já o último colocado de cada um dos grupos ao final da 1ª fase descerá para a Série D de 2010, totalizando quatro rebaixados.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Copa das Confederações

Começou a competição que é tida como treino para a Copa. Os campeões continentais, o atual campeão do mundo e o anfitrião se juntam numa forte e importante competição.

- A anfitriã, seleção do nosso bravo Natalino trazia uma expectativa de chegar às semi-finais, mas não estreiou bem. Um empate sem graça com Iraque. Ainda dá, já que esse grupo tem três seleções fracas. Prvavelmente a segunda vaga será definida no saldo.

- A fúria dispõem de uma belíssima seleção no papel. Cracaços como Casillas, Sérgio Ramos, Xabi Alonso, Xavi, Fabregas, Iniesta (não jogou), Villa, Torres. Só que não é só no papel. Jogaram bem contra a Nova Zelândia e golearam por fáceis 5 a 0.

- No grupo B, Brasil e Egito fizeram uma partida bem interessante. O Brasil errou muitos passes, mas jogou uma boa partida. Mostrou a força que já vinha mostrando nas jogadas aéreas (tanto defensiva como ofensivamente) e acabou sofrendo com a boa, rápida e técnica seleção egípcia, de Aboutrika e Zidan. Um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo acabou nos dando a suada vitória de 4 a 3. Gostei da estreia. Num grupo difícil como esse, a vitória foi essencial.

- No último jogo da 1ª rodada, Itália venceu a seleção americana por 3 a 1. Os três gols italiano foram muito bonitos. Os EUA jogaram quase um tempo e meio com um jogador a menos. As duas seleções criaram boas chances de gol. O jogo deixou claro que o grupo B vai ser duro.

- O grande destaque dessa Copa das Confederações até agora tem sido o incrível povo sulafricano, com sua alegria, simpatia e coreografias divertidíssimas. Ponto pra eles!

Campeões nos EUA

Lakers campeão na NBA!
Ontem o Los Angeles Lakers sagrou-se campeão do basquete americano. Kobe, na foto, foi eleito com toda justiça o MVP das finais. Nas finais ele conseguiu manter a média de mais de 30 pontos por jogo. Animal!

O Orlando foi um time guerreiro que surpreendeu a todos, batendo, o até então, favorito Cleveland Cavaliers, do astro Lebron James. Porém as duas partidas em que o time foi superado no finalzinho do jogo, contribuíram muito para a derrota no jogo de ontem. O time sentiu!

Agora, como todo esporte no mundo, começam as especulações. Dia 25 de junho teremos o draft, onde as equipes selecionam jogadores, em sua maioria vindos da Universidade, para suas equipes.

Várias trocas devem ocorrer durante esses meses, a temporada atual foi fantástica, e muitos jogadores se valorizaram muito nessas finais. Agora é aguardar com muita ansiedade a temporada que vem.

Parabéns Lakers! Parabéns Kobe! Parabéns Phill Jackson, o técnico mais vencedor da história da NBA!

Em breve traremos os nossos destaques da temporada atual.

Pittsburgh Penguins conquista NHL
Na sexta-feira, foi a vez do Pittsburgh Penguins sagrar-se campeão da NHL. O time bateu o campeão da temporada passada Detroit Red Wings, conseguindo uma espetácular virada após estar perdendo por três jogos a dois. O feito dos Penguins merece destaque, já que apenas um time havia conseguido vencer um sétimo jogo na casa do adversário, o Montreal Canadiens em 1971.

A vitória na sétima partida, foi pelo placar apertado de 2x1. A conquista de sexta foi a terceira da história do Pittsburgh, que havia vencido também em 1991 e 1992.

A série foi decidida apenas na sétima e última partida, com o placar de apertado de 2x1.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Frases Para Sempre (nº 1)

Essa é uma novidade do Prancheta! Nós (eu e o Thiago) vínhamos pensando nisso e resolvemos implementar nossa ideia. Algo nos incomodava: a forma absurda como muitos jornalistas, comentaristas, blogueiros etc vinham disparando comentários, teses e "certezas" sobre determinados assuntos. Criando polêmica à vontade. E é incrível também como de uma hora para a outra o comentário muda e aquilo que foi falado há um tempo atrás, pela mesma pessoa, é esquecido e ignorado.

Por isso chegou nossa nova coluna semanal "Frases Para Sempre", que irá pinçar essas opiniões, afirmações, teses etc e publicará AQUI. E é só isso? Não! Depois de um tempo voltaremos aos posts antigos para analisar como andam aquelas "opiniões". E será inclusive dado à melhor de todas o Prêmio Renato Gaúcho (o mestre deste tipo de frase), de tempos em tempos.
Vale lembrar que isso não significa que somos a favor ou não das opiniões colocadas nesta coluna. Ela serve apenas para mostrarmos como muitos falam sem uma base de conhecimento necessária.

Então não esqueçam, toda terça-feira, olho no FSP (Frases Para Sempre). Hoje, na estreia, excepcionalmente quinta-feira.

Vamos começar:


"A zaga do Flamengo sem o Fábio Luciano é muito fraca."
(Fernando Calazans, no Linha de Passe da ESPN, dia 08/06/09, após derrota do Fla para o Sport 4 a 2 com 4 gols sofridos em 8 minutos)

"Como estranha era presença de Adriano em campo, parecendo um autêntico paquiderme, lento, praticamente sem movimento desde a metade da etapa inicial. Será que vale a pena escalar um jogador com mais de 100 quilos?"
(Mauro Cézar Pereira, em um post de seu blog, após derrota do Fla para o Sport 4 a 2 com 4 gols sofridos em 8 minutos)

"Resolvi que vou deixar o Dunga trabalhar."
(José Trajano, no Linha de Passe da ESPN, dia 08/06/09, após vitória do Brasil 4 a 0 sobre o Uruguai, no Centenário)

"A saída de bola cuidadosa de Felipe Melo, que se firma como jogador de seleção."
(PVC, em um post de seu blog, após vitória do Brasil 4 a 0 sobre o Uruguai, no Centenário)

"A Bolívia e o Peru não vão têm chance pela pontuação e a Venezuela pelo futebol."
(André Loffredo, no Tá Na Área do Sportv, sobre as chances de classificação para a Copa, pouco antes da 14ª rodada das Eliminatórias)

"Mas vencer por vencer é legal apenas em Copa do Mundo. Este é um time competente e pragmático. E que, imagem do seu vitorioso treinador, também não se diverte muito em campo…"
(André Rizek, em um post de seu blog, após a vitória do Brasil 2 a 1 sobre o Paraguai, em Recife)

"Não há qualquer justificativa para que Maicon volte ao time, embora o lateral-direito da Internazionale de Milão seja bom jogador..."
"Felipe Mello, por sua vez, mostrou mais uma vez que precisa ser observado sem preconceitos... e vem mostrando na seleção que é um volante com recursos. O passe para o gol de Nilmar não deixa dúvidas a respeito. Um belo acerto de Dunga."
(Mauro Cézar Pereira, em um post de seu blog, após a vitória do Brasil 2 a 1 sobre o Paraguai, em Recife)

"Felipe Mello, sem dúvida, uma descoberta de Dunga: nota 8."
(Juca Kfouri, em um post de seu blog, após a vitória do Brasil 2 a 1 sobre o Paraguai, em Recife)


Agora é esperar e conferir!

Pinceladas na Prancheta

Hoje o Pinceladas vem com um resumão do que de melhor vem acontecendo nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

América do Sul:

- Classificado: Após as vitórias sobre Uruguai e Paraguai, o Brasil praticamente carimbou seu passaporte para à Copa.

- Perigo: A Argentina está numa situação no minímo complicada, hoje está na quarta colocação e terá como próximos adversários Brasil e Paraguai.

- Surpresa: Chile vem fazendo uma bela campanha, comandada por "Louco" Bielsa, já está na segunda colocação e muito próximo da vaga.


Europa:

- Classificada: Holanda é a primeira seleção europeia classificada para a Copa. Garantia de bom futebol.

- Quase lá: Dinamarca, Espanha, Inglaterra e Sérvia, são seleções que já praticamente carimbaram o passaporte.

- Drama: Portugal e Suécia brigam deseperadamente, no mesmo grupo pela segunda vaga. Hoje pertence à Hungria quatro pontos a frente. Lembrando que a segunda colocação não é garantia de vaga para à Copa, passa antes por uma repescagem.

- Briga boa: Alemanha e Russia vão decidir nas últimas rodadas quem fica com a vaga. Hoje Alemanha está na frente por 1 ponto.

-Decepções: Romênia, Noruega, Montenegro, Republica Tcheca e Turquia.

África:

São apenas seis jogos por grupo, onde apenas o primeiro se classifica:

- Estariam na Copa: Gabão, Tunísia, Argélia, Gana e Costa do Marfim

Concacaf:

Na Concacaf, os três primeiros garantem vaga para à Copa, o quarto colocado vai para a repescagem enfrentando o quinto colocado da América do Sul.

- Estariam na Copa: Costa Rica, Estados Unidos e Honduras... surpreendente não!

- Repescagem: México, mais surpreendente ainda, já pensaram se a Argentina fica em quinto!!!

Ásia:

Os vencedores e vices dos dois grupos finais contendo cinco equipes se classificam para à Copa com os dois terceiros colocados disputando uma vaga para enfrentar uma equipe da Oceania por mais uma vaga. Que é a Nova Zelândia.

Classificados: Austrália, Japão e Coreia.

Briga boa: A briga pela quarta vaga está quentíssima. Coreia do Norte e Arábia Saudita estão empatadas um ponto a frente do Iran. Elas se enfrentam na última rodada, quem vencer está na Copa. O Irã visita a Coreia e tem que vencer e torcer pelo empate das duas anteriores.

Oceania:

Nova Zelândia disputa contra o terceiro colocado da Ásia uma vaga para à Copa

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Kaká é Galático!

O Real Madrid anunciou hoje a contratação de Kaká. O contrato firmado é de seis anos e o valor da negociação girou em torno de 65 milhões de Euros. Gostaria de ressaltar alguns pontos que acho importante.

Milan pelo Real Madrid:
São dois grandes clubes europeus. O Real Madrid, talvez, tenha um charme diferente por toda a sua história. Porém vive uma fase onde está muito pressionado pela campanha que o seu rival, Barcelona, vem fazendo. Kaká terá de se adaptar rapidamente ao clube que tem promessas de montar um novo time de galáticos, com a volta de Florentino Perez à presidência.

Saída do Milan
Kaká deixou claro na coletiva que só está deixando o Milan por questões financeiras. Não que ele quisesse ganhar mais, mas que o clube devido à crise mundial, estar precisando fazer caixa.

Espanha novamente em alta
A Espanha tem tudo para voltar a ser o grande país do futebol europeu. Nos últimos anos, a Inglaterra tomou o posto e possui o melhor campeonato. Porém, contando com a seleção mais forte da Europa e quem sabe do mundo, com o melhor time do mundo, o Barcelona e com um Real Madrid recheado de estrelas, volta a ser um campeonato pra lá de atraente.

Kaká dará certo no Real?
Evidentemente pelo futebol que tem, Kaká tem tudo para dar certo na Espanha. Seu futebol é diferenciado da maioria dos jogadores do mundo. Além de ser extremamente eficiente, é "vertical", objetivo, buscando sempre o gol. Guardando as devidas proporções e estilo, Kaká pode suprir a lacuna deixada por Zidane.

Exemplo de profissional
Além de ser um jogador diferenciado, na minha opinião o melhor do mundo, Kaká é um exemplo de homem na concepção da palavra. Abaixo, retirei a nota que a direção do Milan divulgou após seu anuncio oficial da saída. Nós brasileiros que temos a péssima mania de desqualificar aquilo que é nosso, seja no ramo que for, política, esporte, cultura...temos em Kaká o exemplo de profissional que podemos produzir e devemos sempre exaltar!

Nota oficial do Milan:
"Na próxima temporada Kaká jogará no Real Madrid. O A.C Milan enaltece o homem Kaká e o grande campeão Kaká pela sua contribuição decisiva tem tantas vitórias conquistadas no seu império rossonero.

A perda técnica, mesmo grave, poderá ser preenchida. Mas será muito difícil substituir a perda do homem Kaká, exemplo de seriedade, empenho e profissionalismo.

O AC Milan, que engloba os dirigentes, os jogadores e a torcida rossonera, lhe envia o mais cordial agradecimento e a torcida pelo bom prosseguimento da sua carreira.

Inocente ou Culpado?

Inocente ou culpado?
O Acusado? Kléber, atacante do Cruzeiro, que atende pelo apelido de Gladiador.

Depois de inúmeras expulsões na carreira, o atacante disse ontem a imprensa que tem pensado em sair do futebol brasileiro, já que vem sendo perseguido pela arbitragem.

Há meses atrás, Kléber, havia dito para a própria imprensa que estava fazendo um tratamento com um psicológo do Cruzeiro, para evitar cometer "excessos" durante as partidas e saber se esquivar das provocações dos adversários.

E ele, com o aval do seu time e da imprensa, achava que estava dando certo. Afinal de contas ele já tinha conseguido ficar mais de dois meses sem ser expulso. Ele vinha sendo punido "apenas" com uns cartões amarelos, coisa atoa quando se trata de um atacante, não é mesmo?

Eis que no jogo de ontem, a "casa caiu"! Kléber novamente se meteu em uma confusão e novamente foi expulso. Falando especificamente no lance de ontem, a bola estava parada e de repente o Gladiador, provocado ou não, dá um empurrão no zagueiro do Inter. Lance para expulsão? Talvez não, mas a sua atitude desencadeou numa atitude intempestiva e estapafurdia do goleiro Lauro, que o chutou.

Talvez se o lance tivesse parado no empurrão do Kléber, nada tivesse acontecido, mas a reação do Lauro acabou fazendo com que o atacante fosse merecedor da expulsão. Porque?Porque a sua atitude inicial poderia ter gerado uma briga generalizada.

Kléber tinha tudo para ser excelente atacante, tem técnica, vontade... mas sofre de um sério problema, é maldoso! Não entra em uma dividida pensando que talvez possa machucar seu colega de profissão. E não pensem que fica só no Kléber não, Diego Souza, Fábio Costa...são outros exemplos desse tipo de jogador. Mereciam ficar bem longe mesmo do nosso futebol.

O problema é que quando esse tipo de lance acontece todos resolvem passar a mão na cabeça do jogador, quando que deveria acontecer com eles, no mínimo, era pegar um belo de um gancho!

Mas para que né, se daqui a três, quatro rodadas poderemos ver uma linda jogada dele e ouvir que o psicológo está fazendo um excelente trabalho!

domingo, 7 de junho de 2009

Federer e Roland Garros mereciam!

Um gênio do esporte. Este é o suíço de 27 anos, Roger Federer. Hoje ele entrou para a história como um dos poucos jogadores que venceram os 4 Grand Slams da temporada (eram apenas 4 jogadores). Ele já dominava os outros 3, com 3 títulos no Australian Open, 5 no US Open e 5 na grama de Wimbledon. Mas faltava o tradicionalíssimo saibro de Roland Garros, outrora três vezes conquistado pelo brasileiro Gustavo Kuerten e atualmente dominado pelo fenômeno espanhol Rafael Nadal.

E hoje foi o dia. Ele conquistou o saibro de Paris! E o saibro de Paris também adorou ter sido palco para Federer! Ajudado pela saída precoce do maior concorrente, Nadal, Federer chegou até a grande final com jogos muito difíceis, uma batalha de 5 sets na semi-final contra o argentino Del Potro e na final ganhou com maestria do algoz de Nadal, o sueco Robin Soderling. Destaque para a reverência do sueco em relação ao Federer, antes, durante e após o jogo.

E não tem como não reverenciar este gênio do esporte. Daqueles que paramos para assistir. Que acabou sendo um pouco ofuscado pelo fantástico Nadal ultimamente, perdendo inclusive em Wimbledon para o espanhol e perdendo também a 1ª posição no ranking. Mas agora, independente de posição no ranking, Federer fez história e é, no mínimo, um dos maiores da história do esporte.

Alguns números de Federer:
- 237 semanas consecutivas como número 1 no ranking (recorde)
- 14 títulos de Grand Slam (recorde, empatado com Pete Sampras, que nunca ganhou Roland Garros)
- 59 títulos no total
- 1 medalha de ouro olímpica em Pequim (em duplas)
- 643 vitórias e 155 derrotas na carreira (em simples)

Centenarazzo!

Não temos mais tabu contra o Uruguai!

Sempre que vamos enfrentar a seleção Celeste, temos algo na história para ser lembrado. Quando atuamos no Maracanã temos que lembrar o Maracanazzo, quando o jogo é no Centenário, trinta e três anos sem vitórias. Que tal então mudarmos um pouco o rumo dessa prosa e escrevermos um Centenarazzo?

Pois foi o que aconteceu na tarde deste sábado no estádio Centenário, um passeio, com toda autoridade da nossa seleção. E tabu quebrado.

Contando com uma grande atuação da nossa defesa, principalmente do goleiro Júlio Cesar, e com um contra ataque extremamente eficiente, os gols foram surgindo com naturalidade, e a goleada talvez só não foi maior devido a expulsão de Luis Fabiano.

A conclusão que tirei desse jogo, foi que Dunga parece ter definitivamente encontrado a melhor forma da nossa seleção jogar. O time que será levado para a Copa já tem uma cara e está bem encorpado.

Veremos agora como será a atuação de quarta-feira. Teremos que espantar o único fantasma que ainda vem nos aterrorizando. O de como furar o bloqueio de uma seleção retrancada. Algo me diz que será nesse jogo que exorcizaremos.

sábado, 6 de junho de 2009

Os promovidos e rebaixados na Europa

As grandes ligas europeias estão terminando. Todas decididas, com seus grandes campeões, classificados para as competições continentais. Mas e a briga lá embaixo na tabela? E os times que realizaram o sonho de subir para a divisão principal do país?
Vamos conferir o que quase ninguém fala, mas que mexe muito com as emoções dos torcedores: promoções e rebaixamentos.




Inglaterra (campeão: Manchester United)
Na Terra da Rainha, bastante equilíbrio até a última posição da tabela e talvez o grande drama de uma grande equipe, inclusive já escrito aqui no Prancheta. É o caso do famoso Newcastle, que teve seu rebaixamento confirmado na última rodada. O Middlesbrough, time habituado à 1ª divisão, e o recém-promovido West Bromwich Albion completam a triste lista de rebaixados.

Na segundona duas equipes se garantiram direto na Premier League. São elas o campeão disparado do Championship (segundona da Inglaterra) Wolverhampton Wanderers (famoso Wolves) e o vice Birmingham City.
Um playoff com 4 equipes decidiu a última vaga. Na final desse playoff, o Burnley venceu o tradicional Sheffield United (1 a 0) e se garantiu na Premier League da próxima temporada.

Itália (campeão: Inter)
Os três último colocados e rebaixados na "Bota" foram Lecce, Reggina e o tradicional Torino, que lutou contra o Bologna até a última rodada. Desta forma não teremos na próxima temporada o clássico de Turim entre Torino e Juventus.

Na Serie B dois times com uma certa tradição já estão garantidos na Serie A. São o Bari e o Parma. O campeão foi o Bari, mas independente disso, é legal ver os dois de volta à divisão principal da Itália.
Um playoff com quatro equipes define o outro promovido. Livorno, Brescia, Empoli e o desconhecido Grosseto estão no playoff, que ainda será disputado.
Um destaque da Serie B é o brasileiro Paulo Barreto, do Bari, um dos artilheiros da competição.

Alemanha (campeão: Wolfsburg)
Na Bundesliga a última rodada foi emocionante e quem acabou caindo foram duas equipes de pouca expressão: Karlsruher e Arminia Bielefeld. O antepenúltimo decide com o terceiro colocado da segundona quem jogará a Bundesliga na próxima temporada. Sendo assim, o Energie Cottbus enfrentou, em ida e volta, o Nuremberg. E quem se deu bem, com grande facilidade (5 a 0 no placar agregado) foi o Nuremberg, que está de volta à Bundesliga.

O campeão da Bundesliga 2, Freiburg, e o vice, Mainz, estão promovidos.


Espanha (campeão: Barcelona)
Na terra do melhor time do momento, Barcelona, os dois primeiros rebaixados foram conhecidos mais facilmente. Recreativo Huelva e Numancia foram eles. Já o 3º e último rebaixado foi definido com muito drama. As três equipes que lutavam eram Real Betis, Getafe e Osasuna. E aconteceu algo incrível. Nas três últimas rodadas, nenhuma das três equipes perdeu um só jogo. Mas o destaque vai para o bravo Osasuna, que se aproveitando da definição prematura do título entre Barcelona e Real Madrid, venceu simplesmente os dois nas duas últimas rodadas e escapou do rebaixamento. Apesar de também não ter perdido, o Betis, com 2 empates seguidos acabou caindo.

Na segundona ainda faltam 3 rodadas, mas os três primeiros colocados e, consequentemente, promovidos, estão praticamente definidos. São eles o desconhecido Deportivo Xerez, Tenerife e o recém-rebaixado Real Zaragoza, que na temporada passada montou um time forte mas acabou caindo.
O vice-artilheiro da segundona, com 25 gols é o brasileiro Ewerthon (ex-Corinthians), do Zaragoza.

França (campeão: Olympique Marseille)
Em terras francesas os três rebaixados foram o Le Havre, Nantes e Caen. Sendo que o pequeno Le Havre, último colocado, ficou a mais de 10 pontos do penúltimo (Nantes). Quem se livrou na última rodada foi o tradicional Saint Étienne.

A Ligue 2 (segunda divisão) foi realmente emocionante. Preste atenção: o campeão Lens fez 68 pts (perdeu as últimas três, mas já havia garantido o título). O Montpellier e o desconhecido Boulogne (três vitórias seguidas) fizeram 66 pts e também subiram. Os conhecidos Strasbourg e Metz ficaram fora, com 65 e 63 pts, respectivamente.

Que venha a próxima temporada com suas grandes potências, seus craques, suas contratações, seus belos estádios e também seus novos times!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Copa do Brasil - Times da Moda

Eis que a final entre os dois times mais badalados do Brasil no momento irá acontecer. De um lado, o time do momento, o Internacional. Do outro o time de Ronaldo Fenômeno.

Os dois times sem dúvida nenhuma são duas forças do nosso futebol, no atual momento. Mas diferente do que muitos da imprensa levantam, não estão acima de outros como Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Palmeiras, Grêmio e Flamengo.

O Internacional vem batendo os seus adversário, durante toda Copa do Brasil, aos trancos e barrancos. É um time extremamente dependente do seu trio D'Alessandro, Taison e Nilmar. O que não é ruim, pelo menos enquanto os três por lá estiverem. A prova de fogo, na minha opinião, para o Colorado, será esse período em que ele não terá a presença de seu principal jogador por pelo menos um mês. Se o time após esse período passar imune, conseguirá me provar que tem time para sonhar com o campeonato brasileiro...aguardemos.

Do outro lado temos o Corinthians. Esse vem atuando muito mais como um time. Engana-se quem pensa que a equipe paulista apenas venceu o campeonato paulista devido a presença de Ronaldo. O craque foi apenas o jogador que faltava para completar o bom time que tem. Diferente do Inter que tem o time baseado nos craques. O Corinthians tem um grupo muito forte, mas isso não o credita a favorito absoluto ao título do brasileiro, apenas o credência como mais um dos vários canditados.

O que quero dizer nesse Post, é que tanto Corinthians como Internacional, são hoje os "times da moda". Assim como São Paulo já foi em determinado momento, Cruzeiro em outro... Só nos resta esperar para ver qual desses dois será o primeiro a tomar duas "pancadas" para que a imprensa se encha e passe a dizer que eles não eram nada daquilo... e o time da moda passe a ser o Palmeiras, quem sabe Flamengo, ou seria Grêmio....

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pinceladas na Prancheta

Brasileirão

- A boa supresa até aqui pra mim é o Santos, com duas vitórias e dois empates. Fazendo destaque ao Paule Henrique Ganso, garoto que vem desbancando a promessa Neymar (quase não se fala mais nele) e ao Mini Mádson, que está realmente sendo muito importante ao time santista. O Peixe não tem time pra ser campeão, mas encaixando bem esse time aí, dá pra dar alegrias ao torcedor.

- E o São Paulo? Ninguém mais falava nele. Ou quando falava, era pra falar mal. Agora ele trás o bom Marlos, seu 3º goleiro vai se saindo muito bem, se impõe diante do forte Cruzeiro e já virou notícia de novo. Alguém aí toparia apostar contra o São Paulo na Libertadores e no Brasileirão?

- Cruzeiro. Um leão em casa, um gatinho fora. Tem um belo time, mas precisa se impor mais fora de casa. Precisa fazer toda a força pra segurar o atacante Kléber. Pra mim é um dos 4 melhores atacantes do futebol brasileiro hoje.

- Imperador. Estreia promissora e acima das expectativas de Adriano pelo Fla. Com o time e o técnico que tem hoje, o Fla é candidato forte ao topo da tabela.

- Parreira. Já deixei claro que não gosto do Parreira como técnico, mas ouvir que ele está a perigo no Flu é absolutamente absurdo. É realmente uma cartilha de como ser incompetente, assinada pela diretoria do Tricolor Carioca. Viram em 10 jogos que o técnico não serve? Tenho vergonha.

- Super-Inter. Eu sei que posso estar sozinho nessa, mas acho que o Inter não merece estar na posição que está no Brasileirão. Vi alguns jogos do Colorado e me decepcionei. Sim, era o time misto, mas Brasileirão é isso mesmo. Lembrando que Nilmar vai ficar um tempo na seleção e pode ser vendido depois. E o Inter sem Nilmar perde demais. Ele tá naquela minha lista dos 4 maiores atacantes do futebol brasileiro hoje. Na Copa do Brasil o Colorado tá perto da final. O Coritiba só chegou até a semi-final pelas circunstâncias da chave que pegou. O time não me parece bom.

- Diego Tardelli. Ele não fazia gol todo jogo?

- A dupla curitibana Coxa e Furacão que abram o olho. A segundona fica logo ali pra quem tem time fraco assim.

- Gramado. Eu sei que eu sou chato nisso, mas não me canso de reclamar. Alguns estádios da Série A (isso mesmo, A) do Brasileirão são lamentáveis. É tão simples. É só proibir e pronto. Tem que estabelecer um padrão, afinal é um campeonato tao importante, com grandes jogadores, grandes patrocinadores, televisão, profissionalismo. Pra não ficar sem citar nomes, dos que eu me lembro agora, Aflitos, do Náutico, Ilha do Retiro, do Sport e Bruno José Daniel, do Santo André. Horrorosos.

- Série B. O Vasco me parece que não terá problemas para voltar à elite. Tem jogado mal e mesmo assim tá com 3 vitórias e 1 derrotas. Quando esquecer a Copa do Brasil, tem tudo pra deslanchar. Dorival Júnior é muito bom técnico e transmite muita confiança e serenidade. A briga pelas outras três vagas promete. E no rebaixamento pra C também.


Em breve mais pinceladas!