domingo, 19 de abril de 2009

Atuação de gala!

Quem assistiu ontem a primeira partida dos playoffs entre Boston Celtics e Chicago Bulls ficou maravilhado com a atuação do calouro Derrick Rose.

No que diz respeito a números ele empatou em maior número de pontos, com o mito Kareem Abdul-Jabbar que em 1970, quando fazia sua temporada de estreia na NBA, marcou 36 pontos na sua primeira partida de pós temporada, recorde da liga.

Rose, que é o armador da equipe de Illinois, além do grande número de pontos marcados, ainda contribuiu com 11 assistências.

Apenas para valorizar ainda mais a partida que realizou, o jogo era contra nada mais nada menos que o atual campeão da NBA, Boston Celtics, e na casa do adversário.

Rose ainda tem muito o que evoluir no seu jogo, principalmente no que diz respeito a marcação, mas parece ter chegado à NBA mais um jogador para marcar história, aguardemos.

Resultado Final: Boston Celtics 103 x 105 Chicago Bulls

Números de Derrick Rose: 36 pontos, 11 assistências, 4 rebotes

Times das capitais são melhores?

Estava eu aqui pensando (não sei porque) sobre as cidades dos principais times europeus. Acabei percebendo um detalhe interessante. Os times mais tradicionais e vencedores dos principais campeonatos não são das capitais dos países. Todas as principais capitais têm times bons, e muitas vezes até de muita torcida, mas quase nunca são os times "top" do país. Os times principais são quase sempre de cidades muito importantes, mas não capitais. É claro que isso acontece no Brasil também, mas a nossa capital é um caso diferente.


Em Londres, por exemplo, tem vários times, alguns até bem importantes como Arsenal, Chelsea e Tottenham, mas os times mais tradicionais da Inglaterra são de Liverpool e Manchester.

Em Roma, temos Lazio e Roma, que claramente ficam atrás dos times de Milão e da Juventus, de Turim.

Na França, a mega capital Paris se reduz ao Paris Saint-Germain, que é bem conhecido mas tem quase nenhuma tradição. Apenas o charme de ser de Paris. Muitos times de fora de Paris são mais tradicionais. Podemos citar os maiores campeões do país Saint-Etiènne, Nantes, Olympique de Marseille, Monaco e, recentemente, Lyon.

E na Alemanha? Berlim tem o Hertha Berlim. Sabe quantos títulos alemães ele tem? Zero. O Bayern de Munique é a potência por lá. Ainda temos os tradicionais Nuremberg, Borussia Dortmund e Schalke 04.

Quem foge um pouco à essa regra são Espanha, Portugal e Holanda, que dividem o domínio entre a capital e outra cidade importante. Na Espanha a divisão é entre Madri e Barcelona. E na terra dos nossos colonizadores entre Lisboa e Porto. Na Holanda são três as cidades: a capital Amsterdã (Ajax), Eindhoven (PSV) e Rotterdã (Feyenoord).

E é claro que outras ligas menos importantes na Europa tem a capital dominante, como Turquia, Escócia, Ucrânia e Rússia.

Enfim, não cheguei à uma conclusão sobre os motivos, mas é algo para se pensar, não acham?

sábado, 18 de abril de 2009

O sábado dos técnicos


O sábado terminou e a palavra chave do dia foi TÉCNICO!

Para começar não podemos deixar de falar nesse que pra mim é sem dúvida nenhuma o maior de todos os tempos de um esporte coletivo. Bernardinho!
Que estrela tem esse cidadão! Parece que nasceu com vocação para vencer...

A conquista da Superliga feminina de vôlei hoje pelo Rexona sobre o Osasco (conquistando o tetracampeonato seguido ) apenas comprovou a importância que existe de um trabalho em grupo. Seja ele o segmento que for. Uma frase do comentarista de vôlei do Sportv Marcos Freitas resumiu bem pra mim a importância de Bernandinho, "Ele pega jovens talentos e vai lapidando, diferente de outros que preferem pegar já craques consagradas".

Aqui não vai nenhuma crítica com relação a técnicos que correm atrás de craques para seu time, pelo contrário, quem não gostaria de ter um time só de craques? Mas mostra que em um esporte coletivo, o craque tem que estar em sintonia total com o grupo, senão não funciona.

Outro técnico que foi protagonista do dia foi Vanderlei Luxemburgo. Alguém sabe a última vez que ele foi demitido de um clube no Brasil?

Parece que isso vai ficando cada vez mais próximo de ocorrer. Desde o ano passado Luxa já vem enfrentando forte resistência no Palmeiras por parte da torcida. A classificação para a Libertadores deu uma sobrevida para ele. Mas após a eliminação de hoje para o Santos e a iminente desclassificação da Libertadores, pode custar a sua cabeça.

O fato é que já passou o momento de Vanderlei curtir novos ares. Claramente ele não tem mais clima em São Paulo. Talvez poderia ser o nome certo para o Grêmio, que está sem técnico, ou talvez o Flamengo, clube declaradamente do seu coração ( mas antes Cuca teria que ser demitido ).

Sua demissão na minha opinião é questão de tempo...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

NBA Playoffs - Palpites

Depois de uma temporada sensacional e uma última rodada emocionante, disputada nesta quarta, estão definidos os confrontos dos playoffs. E são, talvez, os playoffs mais aguardados dos últimos anos devido ao grande equilíbrio entre os times. Pra ter uma ideia, no Leste tivemos dois times empatados e no Oeste tivemos três.

E o Prancheta, como já é de praxe, vai dar seus pitacos. As apostas da Conferência Leste serão do Thiago e as da Conferência Oeste serão minhas.
Lembrando que os playoffs começam sábado! Clique aqui para acompanhar os resultados.


Conferência Leste (por Thiago)
(1) Cleveland Cavaliers x Detroit Pistons (8)
Palpite: 4 x 3. Esse ano Lebron não precisa levar o time nas costas já que Mo Williams vem jogando muito bem!
Na minha opinião, o Cavs será como o Celtics na temporada passada, sofrerá muito para avançar na primeira rodada, isso porque o time do Detroit é um time muito experiente, apesar de não ter ido bem esse ano, chegou à final do Leste nos últimos cinco anos.

(2) Boston Celtics x Chicago Bulls (7)
Palpite: 2 x 4. Celtics e Bulls será o duelo da juventude contra a experiência.
Desde que perdeu Garnett, o Celtics não vem conseguindo manter a mesma regularidade e sua perda, que poderá ser pelo resto da temporada, poderá causar sérios prejuízos.
O Chicago é um time muito novo, e aposta no calouro Derrick Rose suas fichas nessa série.

(3) Orlando Magic x Philadelphia 76ers (6)
Palpite: 4 x 2. Magic e Sixers também ao meu ver será o duelo menos equilibrado.
O Magic conta com o super pivô Dwight Howard no garrafão para desequilibrar o confronto.
O Sixers aposta em Andre Iguodala. Talvez em casa o Sixers dê trabalho.

(4) Atlanta Hawks x Miami Heat (5)
Palpite: 3 x 4. Atlanta e Miami. Ou seria Atlanta e Wade?
Ta aí o duelo que promete ser o mais equilibrado, time por time eu apostaria no Hawks. É um time pra lá de "certinho" comandado pelo versátil Joe Johnson. Mas do outro lado tem Wade. E time que tem Wade tudo pode.



Conferência Oeste (por Bruno)
(1) Los Angeles Lakers x Utah Jazz (8)
Palpite: 4 x 2. O time do Lakers, com Kobe comandando e Gasol e Odom como coadjuvantes é um dos favoritos ao título, mas o Utah em casa é muito forte, além de ter Deron Williams, um dos melhores armadores da Liga.

(2) Denver Nuggets x New Orleans Hornets (7)
Palpite: 4 x 1. O time do New Orleans tem o cracaço Chris Paul e um bom time, que prometia para essa temporada, mas vem caindo bastante de rendimento. Já o time do Colorado, de Nenê, Melo e Billups vem mais forte do que nunca.

(3) San Antonio Spurs x Dallas Mavericks (6)
Palpite: 4 x 3. Muito equilíbrio no duelo texano. O Spurs é aquele time "chato" que ninguém aposta, mas sempre chega. Esse ano não terá Ginobili, mas tem Parker e Duncan jogando muito. O Dallas tem Nowitzki em ótima forma, Terry pontuando bastante e o eterno Jason Kidd comandando o time. O mando de quadra deve definir o confronto.

(4) Portland Trail Blazers x Houston Rockets (5)
Palpite: 4 x 3. O time do Blazers é a ótima surpresa da temporada. Um time bem jovem, muito veloz e muito bom. Jogando em casa tem sido praticamente imbatível. Roy jogando muito, Aldridge comandando o garrafão e a dupla de espanhóis (Fernandez e Garcia), que junto com o pivozão Oden e o bom Outlaw, vêm do banco sempre muito bem. Um elenco muito homogêneo. O Rockets tem um garrafão muito forte com o chinês gigante Yao Ming e o argentino Scola. Artest é um ótimo defensor e pontua bastante. É um time forte, mas por decidir fora de casa, aposto no time do Oregon.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

UCL - Quartas de final (1º jogo)

Manchester United 2 x 2 Porto
O time português desapontou os torcedores vermelhos. Fez uma boa partida e merecia a vitória. Levou um gol em uma falha grosseira do zagueiro Bruno Alves, mas em contrapartida teve sorte de empatar o jogo no final. O trio ofensivo formado por Cristian Rodriguez, Lisandro Lopez e Hulk é muito perigoso. Acho que o Porto leva no Estádio dos Dragões.


Villareal 1 x 1 Arsenal
Jogo equilibrado e marcado pelo golaço de Adebayor (foto) para os Gunners. Acho que o time inglês não terá muitos problemas para se classificar no Emirates Stadium. O Villa tinha que ter feito resultado em casa.


Barcelona 4 x 0 Bayern de Munique
Foi um passeio encantador! Esse time do Barça realmente surge como o grande favorito ao título, se mantiver esse futebol. O que esperar de um time com Messi, Henry, Eto'o, Iniesta, Xavi e Dani Alves? Já o Bayern decepcionou bastante. Um time de camisa, de tradição e com ótimos jogadores. Mas "entrou na roda" no Camp Nou. Agora é pensar na Bundelisga, que diga-se de passagem também ficou distante após outra goleada sofrida no final de semana para o Wolfsburg de Grafite.


Liverpool 1 x 3 Chelsea
Cadê o grande time inglês do momento? O Chelsea tratou desbancá-lo. E o nome do jogo? Lampard? Drogba? Kalou? Errado! Foi o zagueiro improvisado na lateral Ivanovic, que marcou dois gols de cabeça, virando a partida. Depois Drogba ampliou. É claro que o Liverpool é o Liverpool, conhecido como o "Boca da Europa", time copeiro, mas a situação tá complicadíssima. E o Chelsea é um time muito "cascudo". Pra mim nesse duelo entre Boi Caprichoso e Boi Garantido passam os azuis do Caprichoso.

terça-feira, 7 de abril de 2009

North Carolina campeã nacional!



Não teve pra ninguém! A UNC confirmou seu favoritismo e derrubou o último adversário rumo ao tão sonhado título. Michigan State não foi páreo para o fortíssimo time de Ty Lawson, Hansbrough, Ellington e Green.
A vitória ficou clara desde o início, com uma grande vantagem aberta logo de cara. Faltou aquela emoção de final indefinida até o fim, mas sobrou admiração pela dedicação é o talento da equipe de North Carolina. O jogo terminou 89 a 72 e bateu recorde de público em uma final de NCAA. Foram 72.822 torcedores no Ford Field, em Detroit.

O Pacto
Talvez o fato mais bonito dessa campanha de North Carolina tenha sido "o pacto". Vamos explicar: Ano passado esse mesmo time chegou ao Final Four e acabou perdendo para Memphis. Logo após a derrota os jogadores se uniram e fizeram um pacto de ao invés de ir para a NBA, voltar no ano seguinte para conquistar o título. Lembrando que eles podem ficar até 4 anos na universidade. Agora em 2009 foi o último ano da maioria.
Bonita história!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A queda de Roth

Um erro!
Na minha opinião foi imenso erro a demissão de Celso Roth pelo Grêmio.
Respeito a cultura do GreNal e o fato de, no comando de Roth, o Grêmio ter perdido 3 GreNais seguidos. Mas é bom ser um pouco mais profissional e ver que em dois desses clássicos (que foram 2 a 1 e não goleada ou massacre), o Grêmio jogou melhor e perdeu por detalhes que não tiveram a ver com o Roth. Neste domingo, o Inter marcou e um pênalti inexistente e o Grêmio teve duas bolas na trave, gol perdido sem goleiro, chances perdidas. Qual é a culpa do Roth nisso?
E vai demitir o cara por causa dos GreNais? Por mais que eu respeite, é muita falta de profissionalismo. Um GreNal pode acabar com todo um projeto? Pra diretoria do Grêmio e pra maioria da torcida, pode.
Vale lembrar que o Grêmio teve que pegar o Inter já nas quartas de final do 2º turno porque, com todo o apoio (e praticamente obrigado) da diretoria, Roth escalou time reserva em várias oportunidades, inclusive na derrota de 4 para o Caxias.
Outra coisa que vale lembrar é que desde o início do ano, Roth, mais uma vez com o apoio da diretoria, privilegiou totalmente a Libertadores. Competição na qual o Grêmio vai muito bem e lidera seu grupo.
Outra desculpa para a demissão foi a antipatia da torcida por Roth. Isso é incrível. Por onde ele passa, faz boas campanhas e é sempre antipatizado. Por que não olham para os trabalhos dele?
Será que esqueceram que ele levou o desacreditado time do ano passado ao vice-campeonato Brasileiro, chegando muito perto de ser campeão?

E agora, quem o substituirá? Caio Júnior, Renato Gaúcho, Geninho, Mário Sérgio, Felipão? Algum desses é melhor que Celso Roth? Pois é. Mais uma vez uma decisão totalmente precipitada. E errada.

Olhem com mais cuidado para Celso Roth.

domingo, 5 de abril de 2009

Michigan State x North Carolina

Esta será a grande final do basquete universitário americano.
Ontem, no estádio Fort Field, em Detroit, com mais de 72 mil pessoas (isso mesmo!) foram realizadas as semi-finais.

Foram dois jogos muito "pegados", com muitos erros e muita, mas muita mesmo, marcação. Seguem os resultados e algumas imagens que traduzem o que foram os jogos:

Michigan State 82 x 73 Connecticut




Villanova 69 x 83 North Carolina




Amanhã, 22hs, na ESPN, será a tão esperada final! Podemos dizer sim que North Carolina é favorita, mas Michigan State vem jogando um basquete muito certinho, além de estar em casa. Agora é aguardar!

100 anos do Colorado!

O Prancheta não poderia deixar de homenagear e parabenizar o Sport Club Internacional, que neste dia 4/4/2009 completa 100 anos de muita história.

Os principais títulos do Colorado Gaúcho são: os históricos Mundial Interclubes e Libertadores de 2006, Recopa Sulamericana de 2007, Copa Sulamericana de 2008, Tri-campeão Brasileiro (75, 76, 79), Copa do Brasil (92) e 38 Campeonatos Gaúchos (contra 35 do rival Grêmio).

Ídolos são vários: Batista, Carlitos, Valdomiro, Falcão, Carpegiani, Fernandão, Mauro Galvão, Gamarra, Taffarel, Manga, Nilmar, Alexandre Pato, Elias Figueroa, Dunga, entre outros.

Parabéns torcedor Colorado!

sábado, 4 de abril de 2009

OBRA DE ARTE!

Semana passada estreei um novo post com o título "Obra de arte!". Nele aparecia um gol tão bonito de Nilmar que não poderia deixar de ser lembrado pela equipe do Prancheta.

Eis que uma semana depois me deparo com mais uma pintura! Grafite, brasileiro que atua no Wolfsburgo, fez um GOLAÇO!

No início do lance você tem a sensação, talvez pelo seu tamanho, que Grafite veio meio que sem desenvoltura, passando meio que de qualquer jeito... mas depois você vai vendo que não, é tudo com muito consciência. E o toque final foi a cereja que faltava no bolo.

Pintura! Que temporada vem fazendo Grafite na Alemanha! artilheiro e seu time ainda é líder do campeonato.

Confiram o golaço

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A FIA quer estragar a F1?

É impressão minha ou tem alguém querendo jogar água no chopp da Fórmula 1 nessa temporada?


A FIA ( Federação Internacional de Automobilismo ) desde o ano passado vem aprontando das suas. Assim como acontecia em outros tempos aqui no nosso futebol, onde não podíamos cantar vitória mesmo após o apito final, na Fórmula 1 não podemos dizer que um piloto venceu mesmo após cruzar a linha de chegada em primeiro.

Desde o ano passado essa entidade parece vir tentando voltar todas as atenções pra cima dela. Tivemos diversas punições aplicadas a pilotos no ano passado, inclusive a Hamilton e Massa. Esse ano soltaram uma "pérola", digna de frases do ano, "a Fórmula 1 não mais será decidida pelo número de pontos, mas pelo número de vitórias". Que atitude lamentável e totalmente descabida. Tão absurda que foi em menos de uma semana adiada para a temporada que vem, e podem ter certeza será sepultada antes mesmo de nascer!

Mas calma, a FIA ainda não se deu por vencida, e já na primeira corrida do campeonato de 2009 mudou o resultado da prova 2 vezes durante a semana. Quando a corrida (GP da Austrália) terminou, Truli era o terceiro, Hamilton o quarto. Quando vou acessar a internet no outro dia, aparece Hamilton em terceiro e Truli em décimo segundo! O que havia ocorrido? A FIA havia punido o italiano e o inglês pulou para terceiro. Quando tudo está preparado para o GP da Malásia, eis que mais uma bomba vem! Truli é o terceiro novamente, Hamilton punido!

Não quero entrar no mérito se a Mclaren merece ou não ser punido, mas será que teremos que acompanhar a partir de agora uma Fórmula 1 sendo decidida no tapetão?????

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rumo à África do Sul...

Mais uma dupla de rodada pelas Eliminatórias e vamos dar uma olhada em como estão as brigas pelas vagas na Copa da África do Sul 2010.

América do Sul
O Brasil teve aquela atuação fraca na altitude de Quito e confirmou o favoritismo em Porto Alegre contra o fraco Peru (sem seus principais jogadores).
A Argentina jogou "pro gasto" contra a Venezuela e foi humilhada na altitude de La Paz.
Talvez o caso mais curioso tenha sido do Equador. Jogou contra o líder e o vice-líder, em casa. Pressionou o tempo todo os dois. Podia ter goleado os dois. Mas sofreu um gol do Brasil e conseguiu empatar e esteve perto da vitória contra o Paraguai mas sofreu o empate aos 47 do segundo tempo. Podia ter 18 pontos na classificação, mas tem apenas 14.

Pra resumir, temos Paraguai, Brasil, Chile e Argentina bem encaminhados. E eu colocaria todos os outros (menos Peru) brigando pela vaga na repescagem. Com ampla vantagem para o Uruguai.

Europa
No Velho Continente temos 9 grupos, com um classificado direto de cada um e 8 segundos colocados disputando 4 vagas na repescagem. Estamos um pouco depois da metade das eliminatórias europeias.
Três seleções já estão bem perto da vaga: Espanha, Holanda e Inglaterra.
Algumas supresas positivas, que estão bem na briga, até aqui são: Dinamarca, Eslováquia, Rússia e Sérvia.
Os destaques negativos até aqui são: Portugal, Suécia, República Tcheca, Turquia, Romênia e Noruega.

Ásia
Aqui são 4 vagas (e mais uma na repescagem contra a Oceania) e uma delas já está praticamente garantida. É a Austrália, que pela primeira vez disputa as Eliminatórias na Ásia. Diziam que na Oceania era fácil pra ela. Na Ásia foi mais fácil ainda. Vamos ver a realidade: a Austrália tem uma boa seleção. Vale lembrar que na última Copa eles passaram da fase de grupos e foram eliminados pela campeã Itália, com um pênalti no final.

No Grupo 1, Japão também se classificará. No Grupo 2, das 5 seleções, digo que 4 brigam pelas duas vagas: Coreia do Sul, Coreia do Norte, Arábia Saudita e Irã.

Concacaf
Aqui os países das Américas do Norte e Centrar brigam por 3 vagas diretas e uma vaga na repescagem contra o 5º da América do Sul.
A fase final teve apenas 3 rodadas até agora, mas já deu pra tirar algumas conclusões. Os EUA parecem ser os mais fortes e irão para a África do Sul. O México começou mal, mas não tem como não ficar entre os 3. A 3ª vaga, na minha opinião, ficará entre Costa Rica e Honduras. O que perder essa disputa, deverá disputar a repescagem, a não ser que Trinidad e Tobago ou El Salvador façam uma campanha fora do normal.

África
A fase final na África acabou de começar. São 5 grupos. O vencedor de cada um se garante na primeira Copa do Mundo do continente. Posso dizer os meus favoritos de cada grupo. Na sequência, Camarões, Tunísia, Egito, Gana e Costa do Marfim.
Lembrando que a África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana, como sede, já está garantida.

Fica aqui a indignação e o luto pela tragédia ocorrida no jogo entre Costa do Marfim e Malaui, no qual houveram 22 mortos e mais de 100 feridos. Não é possível que isso ainda ocorra. FIFA, faça alguma coisa para evitar isso! Essa competição é responsabilidade sua.

Oceania
Já está definido (como era de se esperar) que a Nova Zelândia irá disputar a repescagem contra a 5ª força da Ásia. Ela passou com muitas facilidade por seus "fortíssimos" adversários Nova Caledônia, Fiji e Vanuatu. E ainda perdeu um jogo.

Hoje é dia de jogão!



Hoje às 15:45 teremos, até aqui, o grande jogo do ano no Brasil!


Santos e Portuguesa se enfrentam na Vila Belmiro em busca da quarta vaga no campeonato paulista.

A pressão pra cima da arbitragem já começou de ambas as partes desde o início da semana. Caberá a Jose Henrique de Carvalho, árbitro escalado para a partida, saber conduzir o jogo da melhor forma possível.

O Santos tem três pontos a menos que a Portuguesa e com uma vitória simples pula para a quarta posição no saldo de gols.

O grande destaque da equipe santista para o jogo de hoje é o menino Neymar, postulante a futuro craque.

Mas a Lusinha não fica muito atrás, tem no talento de Fellype Gabriel, a aposta para armar suas jogadas.

Outros jogadores ainda podem ser apontados como possíveis destaques da partida: Madson e Kléber Pereira pelo lado do Peixe e Athirson, Edno e Cristian pelo lado da Lusa.

Esse jogo promete e muito, vale a pena conferir!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Chegou a hora!



NCAA Final Four
Se você lê o Prancheta, já sabia que os EUA, como em todo ano, para para assistir ao torneio final do basquete universitário. Se não lê, aqui está o post.
Agora vem o ápice de toda essa febre do basquete universitário. As quatro melhores universidades do país se juntam em uma sede (este ano é Detroit) para definir a grande campeã.
Este ano tivemos algumas pequenas supresas, como as eliminações das super tradicionais universidades de Duke, Louisville e Pittsburgh, mas não surgiu nenhuma "cinderella" (termo usado para grandes zebras, comuns nesse tipo de torneio). Podemos dizer que Villanova supreendeu ao eliminar duas forças (Duke e Pittsburgh), mas trata-se também de uma força.


E quem são as quatro?

Michigan State
Jogará o Final Four, por coincidência, praticamente em casa, já que está localizada em Lansing, no mesmo estado da sede Detroit.
Será sua 7ª aparição no Final Four.
Seus principais destaques são o armador Kalin Lucas e o pivô Goran Suton.
Para chegar até aí passou por Robert Morris, USC e as fortíssimas Kansas e Louisville.

Connecticut
UConn, como é conhecida, vem como uma grande força desta temporada, desde o início.
Será a 3ª vez no Final Four.
Conta com um timaço, que possui grandes destaques individuais, como os armadores A.J. Price e Jerome Dyson, além do ala Jeff Adrien e do pivô-monstro Hasheem Thabeet.
Passou, na sequência, por Chattanooga, Texas A&M, Purdue e Missouri.

Villanova
É a supresa entro as quatro, mas nem por isso pode-se dizer que a universidade da Filadélfia é fraca.
Depois de enfrentar a fraca American University na primeira rodada do torneio nacional, Villanova só pegou pedreira e foi eliminando. Passou pelas super-tradicionais UCLA e Duke e no Elite 8 venceu por 2 pontos a cabeça-de-chave 1 Pittsburgh. Merece ou não merece seu 4º Final Four?
Podemos dizer que os destaques individuais são o ala Dante Cunningham e o armador Scottie Reynolds.

North Carolina
UNC, como é conhecida, é a mais tradicional das 4. Além de ser a universidade com mais aparições em Final Four (18, empatada com UCLA), foi a universidade que revelou um rapaz chamado Michael Jordan.
Este ano, mais uma vez, UNC está muito forte. É cabeça-de-chave número 1 da conferência Sul e conta com pelo menos 4 craques: o forte e habilidoso ala de força Tyler Hansbrough, os armadores Ty Lawson e Wayne Ellington e o ala Danny Green.
Passou sem grandes problemas por Radford, LSU, Gonzaga e Oklahoma (do cracaço e futuro nº1 no draft da NBA, Blake Griffin).
A pergunta é: Alguém conseguirá parar North Carolina?

Os confrontos serão dia 4/4, sábado:
Michigan State x Connecticut
Villanova x North Carolina


E a grande final será dia 6, como manda a tradição em uma segunda-feira.