domingo, 30 de novembro de 2008

Fifa World Player 2008

A FIFA divulgou a lista dos 23 melhores jogadores do ano de 2008. Logicamente apenas jogadores que atuam na Europa foram os indicados. Jogadores da América do Sul como Thiago Neves e Guerron ( pela Libertadores que fizeram ) e Alex são apenas alguns nomes que poderiam muito bem ser lembrados.

Voltando à lista, não podemos negar que ela possui jogadores de muita qualidade. Vamos a ela:


Adebayor (Arsenal)
Aguero (Atlético de Madrid)
Arshavin (Zenit)
Ballack (Chelsea)
Buffon (Juventus)
Casillas (Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Deco (Chelsea)Drogba (Chelsea)
Eto'o (Barcelona)
Fabregas (Arsenal)
Fernando Torres (Liverpool)
Gerrard (Liverpool)
Ibrahimovic (Internazionale)
Iniesta (Barcelona)
Kaká (Milan)
Lampard (Chelsea)
Messi (Barcelona)
Ribery (Bayern de Munique)
Terry (Chelsea)
Van Nistelrooy (Real Madrid)
Villa (Valencia)
Xavi (Barcelona)

Na minha opinião os três melhores seriam: Villa, Cristiano Ronaldo e Casillas.

Sei que a minha opinião deve ser a única no planeta. Mas explico:

Villa - Fez uma Europa simplismente espetacular. Se transformou no grande atacante da Fúria Espanhola. E vem fazendo um excelente campeonato pelo Valência.

Cristiano Ronaldo - Fez um primeiro semestre excelente. Mas não vingou na seleção nesse ano. Por isso o 2º lugar.

Casillas - Há muito tempo o considero o melhor goleiro do mundo. E pela Euro que fez, merece um destaque entre os três.

sábado, 29 de novembro de 2008

Brasileirão Série B - Final

Terminou a Série B do ano de 2008. Este ano tivemos a ilustre presença do Corinthians. Ano que vem o grande poderá ser o Vasco.

Bem as quatro equipes que subiram para à Série A já eram de conhecimento de todos. Apenas as colocoções é que ainda não haviam sido definidas. Pois bem, assim ficaram. Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri.

O Santo André ultrapassou o Avaí na última rodada graças a sua vitória sobre o Paraná e o empata do Avaí contra o São Caetano. Mas isso pouco importa. O importante é a vaga conquistada.

Faltava apenas decidir os dois últimos rebaixados. Já que CRB e Gama lá ja estavam. Pois bem são eles: Criciúma e Marília.

O América-RN,o Fortaleza e o ABC se livraram na última rodada. O América inclusive se salvou graças a uma vitória sobre os reservas do Corinthians.

Abaixo listei alguns destaques na competição
Time do Campeonato: Corinthians
Grande surpresa: Avaí
Decepção do Campeonato: Fortaleza
Artilheiro: Túlio
Craque da Competição: Douglas (Corinthians)

Se alguém tiver mais algum destaque, seja ele positivo ou negativo, só comentar...

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mudando de opinião

Talvez o lance mais polêmico desta última semana tenha sido o pênalti sofrido por Diego Tardelli, do Fla, no jogo contra o Cruzeiro. Pênalti teoricamente cometido por Léo Fortunato. Com a vitória, a Raposa ultrapassou o Fla na classificação.

No post sobre a rodada do Brasileirão eu emiti minha opinião sobre o lance e disse que havia sido pênalti claríssimo. Mas durante a semana, a ESPN Brasil apareceu com uma nova câmera do lance. Visto de trás. Câmera esta que nenhuma outra emissora dispunha.

Pois é, vendo por esse novo ângulo, mudo totalmente minha opinião. O zagueiro cruzeirense nem toca no atacante rubro-negro. Tardelli dobra a perna e se joga.
É claro que mesmo com essa câmera, polêmica sempre haverá.

Em momento nenhum eu critiquei Carlos Eugênio Simon. Desde o início, também, mesmo achando antes que havia sido pênalti claro, achei errada a atitude de colocar Simon na geladeira e ridícula a atitude do Fla de querer tirá-lo da Copa do Mundo. Foi uma atitude infantil do clube carioca.
Simon recebeu ligações ameacadoras, foi esculachado pela imprensa. Essa imprensa tem que ser repensada. Mesmo que ele estivesse realmente errado.

Bom, estou me corrigindo e tenho certeza que a maioria também mudou de opinião após ver o lance por esse ângulo.

Conclusão: Polêmica é inevitável. Mas que um 5o árbitro com uma TV na frente ajudaria a tomar decisões, ajudaria.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Agora emplaca

A Copa Sul-Americana já está na sua 7ª edição. Ainda não emplacou. Pelo menos no que diz respeito a times do Brasil e Argentina. Este ano pudemos ver times como Boca e Palmeiras atuando com suas equipes reservas. O torneio tem alguma valia apenas para aquelas equipes que estão mal nos seus respectivos campeonatos nacionais e vêem a competição como uma chance de levantar um caneco no ano. Mas ao que tudo indica esse ano será um divisor de águas. Explico:

No que diz respeito ao Brasil, pela primeira vez uma equipe do nosso país chegou a uma final e está bem próximo de ganha-la. Com isso o Internacional está podendo mostrar para as demais equipes, aquelas que ainda menosprezam o torneio, que trabalhando com seriedade e dando a devida impotância que a competiçaõ merece, pode-se sim atrair um bom público. Aumentando-se com isso sua receita, já que os estádios estão sempre lotados e principalmente ganhar prestígio internacional.

Outro ponto muito favorável à competição e isso diz respeito a todas as equipes é que ano que vem, pelo que se anda falando nos bastidores, pela primeira vez teremos ao campeão uma vaga na principal competição, a Taça Libertadores. Seria mais que justo e faria com que a competição engrenasse de vez, acabando de vez com os argumentos daqueles que ainda torcem o nariz pra ela.

Pra não dizer que tudo são flores o ponto desfavorável com relação ao torneio é o seu calendário. Sua reta final coincide justamente com a reta final dos campeonatos nacionais. Mas não vejo isso como um problema! Quem não gostaria de chagar num final de um ano podendo ser campeão de duas competições? Lógico que para isso ocorra, precisa da cartolagem em parceria com os técnicos dos seus clubes, um maior planejamento. É preciso montar uma boa estrutura para saber que na reta final de um ano onde os jogadores estão mais desgastados, precisarão "dar um algo a mais" para jogar as duas competições.

Com isso tudo penso que muito em breve a Copa Sul-Americana se tornará a Copa da Uefa da Europa.

Final da Copa Sul-Americana 2008



Com uma mão na taça!
Guerreiro, o time colorado superou a expulsão precoce de Guiñazu e bateu o Estudiantes por 1 a 0 no estádio Ciudad de La Plata na noite desta quarta-feira. Com essa grande vitória, o Inter fica muito próximo deste importante título. Basta empatar no Beira-Rio na próxima quarta-feira.
Vale lembrar que o campeão tem vaga garantida na Recopa Sul-Americana (disputa entre os campeões das duas competições mais importantes da América do Sul) e em um torneio bom para os cofres, disutado no Japão.

Guiñazu foi expulso logo aos 24 minutos de jogo, após receber o segundo amarelo. Mas o Colorado teve dedicação suficiente pare superar essa inferioridade numérica. Pouco depois, aos 33 minutos, Nilmar sofreu pênati de Desábato. Alex teve que acertar duas vezes para valer (na primeira houve invasão de área). Um gol importantíssimo! E logo dele,o cara que vem fazendo a diferença. Talvez o melhor jogador atuando no Brasil, tecnicamente falando.

O time de La Plata, apoiado pela fanática torcida e sob o comando do cracaço Verón, foi pra cima. Mas parou na marcação colorada e no goleiro Lauro.
No fim, D'Alessandro quase deu a tranquilidade total ao time brasileiro. Cobrou com maestria uma falta, que bateu na trave e, caprichosamente, voltou para os braços do goleiro.

Agora é esperar o jogo de volta. Parece tranquilo para o Inter, mas não será. É bom tomar cuidado, Colorado. É claro, porém, que o Inter passa a ser o favorito.

UCL - Fase de Grupos

Falta apenas uma rodada para o fim da fase de grupos. Das 16 vagas para a próxima fase, 12 já estão definidas. 4 ainda em jogo. Sem contar as vagas para a fase seguinta da UEFA,para os 3os colocados nos grupos. Um resumo de cada grupo:


Grupo A - Duas vagas em aberto
A Roma vem se recuperando tanto no Calcio como na UCL. Venceu o Cluj (3 a 1),jogando na Romênia, e contou com o tropeço do Chelsea frente ao Bordeaux (1 a 1) para assumir a liderança.
Os italianos têm 9 pts e jogam,em casa, contra o time francês, que tem 7 pts.
O time de Felipão,com 8 pts, recebe o Cluj, já sem chances.

Grupo B - Uma vaga em aberto
A poderosa Inter de Milão perdeu em casa para o Panathinaikos por 1 a 0. Com 8 pts, a Inter ainda é líder. E mesmo que perca para o Werder (4 pts) na última rodada, estará classificada.
Anorthosis Famagusta e Panathinaikos decidirão a outra vaga do grupo. O jogo será na Grécia e o time grego joga pelo empate.

Grupo C - Uma vaga e meia definidas
O Barça fez 5 a 2, fora de casa, contra o Sporting Lisboa,atingiu 13 pts e está classificadíssimo. O time português tem 9 pts. O Shakhtar goleou o fraco Basel (5 a 0), da Suíça, e tem 6 pts.
O time português agora joga fora contra o Basel e o time ucraniano viaja até Barcelona. O Shakhtar precisa vencer e torcer para o Sporting perder para o fraco time suíço. Convenhamos que a vaga deverá ser portuguesa, com certeza.

Grupo D - Definido
O Atletico de Madrid venceu o PSV por 2 a 1 e chegou a 11 pts.
O Liverpool fez 1 a 0 no Olympique de Marseille e também chegou aos 11 pts.
PSV e Olympique disputam a vaguinha na Copa da UEFA. Ambos jogam em casa,contra Liverpool e Atletico, respectivamente.

Grupo E - Definido
Villareal e Manchester United empataram sem gols na Espanha e chegaram a 9 pts. Não podem mais ser alcançados por Aalborg e Celtic, com 5 e 2 pts, respectivamente.

Grupo F - Definido
O Lyon foi até Florença e fez 2 a 1 sobre a Fiorentina. O Bayern de Munique fez fáceis 3 a 0 no Steaua Bucaresti. Os dois chegaram a 11 pts, estão classificado e decidem a liderança do grupo no confronto da última rodada,em Lyon.
A Fiorentina vai até a Romênia para decidir quem ficará com a vaga para a Copa da UEFA. O time italiano joga pelo empate.

Grupo G - Definido
Arsenal 1 x 0 Dynamo Kiev. Fenerbahce 1 x 2 Porto.
Com esses resultados o Arsenal, com 11 pts, e o Porto, com 9, estão classificados.
A vaga para a UEFA Cup deverá ser do time ucraniano. Joga em casa contra o Fener e precisa apenas empatar. Aliás, que campanha do time ucraniano.Depois do sucesso na última temporada sob o comando de Zico, esta temporada é um fracasso com o espanhol, campeão da última Eurocopa, Luis Aragones. O time é apenas 6o no campeonato turco.

Grupo H - Definido
Este grupo prometia uma briga boa entre Juve, Real e Zenit. Mas a tradição pesou. Nesta última rodada, o time italiano foi até São Petesburgo e empatou 0 a 0 com o Zenit, acabando com as chances do time russo.
O Madrid passou um baita frio na Bielorússia, mas com um gol de Raúl, garantiu a classificação.
O Zenit está com a vaga na Copa da UEFA praticamente garantida. Com isso, poderá defender seu título e lutar pelo Bi.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

NBA Semanal



Talvez o grande destaque da semana tenha sido a troca que envolveu Knicks, Clippers e Warriors. O New York trocou Zach Randolph e Mardy Collins por Tim Thomas e Cuttino Mobley com o Clippers. Boa pra o Knicks. Além disso, trocou Jamal Crawford por Al Harrington com o Golden State. Também achei boa a troca. Vale lembrar que o time de Nova York está querendo com essas trocas limpar sua folha salarial para buscar um All-Star free agent no fim da temporada (os times da NBA tem um teto salarial). Rumores dizem que esse All-Star seria LeBron James. Já imaginou LeBron em Nova York? Mais uma atração turística para a Big Apple.
Vamos aos jogos?
Outra coisa: já caiu o técnico da nova franquia, Oklahoma City Thunder. P.J. Carlesimo dá ligar à Scott Brooks.

Quinta-feira (20/11)
- Clássico em Massachusetts! O time da casa, o Boston, venceu com inesperada facilidade. 98 a 80, com destaque para o coadjuvante armador Rajon Rondo, que fez 18 pts e 8 assists.
Os dois estão com boas campanhas. 4 derrotas para o Pistons e 2 para o Celtics.

- Quer outro clássico? Que tal Lakers x Suns? O jogo foi em Phoenix, mas quem venceu foi o time de Kobe Bryant. 105 a 92, com 24 pts para o camisa 24.
O time de Los Angeles segue com a melhor campanha (apenas uma derrota).


Sexta-feira (21/11)
- Na prorrogação o Orlando, com D-12 sendo decisivo, venceu o bom time do Indiana, fora de casa por 100 a 98. D-12, além do lance decisivo, fez 24 pts e 17 reb. Três derrotas apenas tem o Magic. Boa campanha.

- Jogaço! New Jersey 129 @ 127 Toronto, na prorrogação.
Vince Carter fez 39 pts, 9 reb, 6 assists e a cesta de 3 que deu a vitória ao NJ.
No Toronto, Bosh, em ótima temporada, fez 42 pts. O espanhol Calderon (muito bom esse armador) deu 15 assists.

- Com 7 acertos em 10 de bolas de três, Roger Mason fez 29 pts e o San Antonio venceu o Utah no duelo dos desfalcados. Jazz sem Deron e Boozer e o Spurs sem Manu e Parker.
O time do Texas vai se recuperando aos poucos, mesmo sem duas de suas estrelas. A campanha é de 6-6.


Sábado (22/11)
- 38 pts de Wade e vitória do Miami sobre o Indiana por 109 a 100.

- Ainda sem os novos jogadores, o Knicks venceu o Wizards por 122 a 117, com 34 pts de Richardson. A campanha do time de Manhattan é 7-6.

- Show de Chris Paul! 29 pts, 10 reb e 16 assists. Triple-double! E vitória sobre o Oklahoma City por 109 a 97. Durant fez 30 pts pelo time de pior campanha (2-11).


Domingo (23/11)
- 26 pts de Kenyon Martin e vitória do Denver sobre o Chicago por 114 a 101.

- Existe zebra na NBA? Sim. Olha essa. TWolves 106 @ 80 Detroit.
Um dos times de melhor campanha foi massacrado, em casa, pelo fraco Minnesota. Foi apenas a terceira vitória dos Wolves. Foye foi o destaque com 23 pts e 14 reb.

Segunda-feira (24/11)
- A volta de Manu Ginobili. O argentino fez 12 pts na vitória, fora de casa, sobre o Memphis. O novato sensação, O.J. Mayo fez 26 pts.

- Cestaça de Larry Hugues contra a sirene deu a vitória ao Bulls sobre o Jazz, em Salt Lake City. O novato número 1 do draft Derrick Rose fez 25 pts e 9 assists. Chicago está com 7-8. Já o Utah, mesmo com desfalques constantes, está com 9-6.

- Outro triple-double de Chris Paul!! 14 pts, 17 assists e 10 reb na vitória do New Orleans sobre o Clippers por 99 a 87.


Terça-feira (25/11)
- 35 pts de Butler na vitória contundente do Washington sobre o Golden State por 124 a 100. Foi apenas a segunda vitória do time da capital americana.

- Quase! O Thunder quase provocou uma zebraça na estréia de seu novo técnico, Brooks. Com um ótimo quarto quarto, o Suns virou e venceu por 1 ponto. Nash deu 15 assists. Pelo Oklahoma, Durant fez 29 pts. A nova franquia segue como a pior campanha (1-14).

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Raquetadas do Prancheta

Muito tem para se falar hoje, tanto sobre a Master Cup quanto sobre a final da Copa Davis.


Vamos começar pela Master Cup. Depois de vários ano seguidos chegando ao menos na final (ganhou em 2006 e 2007) Roger Federer na alcançou nem a semi-final. Na sua chave o britânico Andy Murray se classificou em primeiro e o francês Gilles Simon em segundo. Federer teve a chance de passar para a semi-final. Precisava ganhar o último jogo do britânico Murray. Foi um jogão, mas no final Murray venceu e terminou a fase classificatória invicto e ajudou Simon a se classificar para a semi-final. Na outra chave, Djokovic se classificou em primeiro. O russo Davidenko e o argentino Del Potro se enfrentaram na última rodada decidindo que iria para a semi-final. O russo levou a melhor. Nas semi-finais, Davidenko, de forma surpreendente derrotou Murray e Djokovic passou pelo francês Simon.

O ano acabou assim como começou. O sérvio Djokovic que havia ganhado o primeiro título importante do ano, o Australian Open, também levou o último título importante do ano, a Master Cup ao vencer Davidenko na final elevar para casa um “chequezinho de um milhão e trezentos mil dólares. Bom né?


Já na Argentina....

Era a grande chance da Argentina ganhar sua primeira Copa Davis. Jogava em casa, com todos os seus principais jogadores. A Espanha estava sem Rafael Nadal, número 1 do mundo que não conseguiu se recuperar de uma lesão. Inicialmente o único mal-estar foi gerado semanas antes da final por David Nabaldian. A cidade escolhida da final foi Mar Del Plata. Nabaldian queria que fosse em sua cidade natal, em Córdoba, achava que as condições poderiam favorecer ainda mais aos argentinos. Ameaçou não jogar. Mas não adiantou de nada.

Então vamos ao que aconteceu. Por sinal, acompanhei os jogos na Argentina, não no local do jogo infelizmente, mas em Buenos Aires.

No primeiro dia, na sexta-feira, primeiro dia de jogo, Nabaldian deixou o mal estar de lado pelo fato de jogar em Mar Del Plata e não tomou conhecimento de David Ferrer. No segundo jogo começou a frustração argentina. Dessa o espanhol Feliciano Lopez que não tomou conhecimento do jogador número 1 da Argentina, Del Potro, e também passou fácil. Havia comentando anteriormente que Del Potro poderia ter problemas pelo fato de sair de Paris, ir para Shangai para a Master Cup e depois para a Argentina para a Copa Davis: final: não aguentou a final de temporada e não teve condições de jogar mais o outro jogo.

No dia seguinte, no sábado, os jogos de duplas, a imprensa Argentina já criticava o capitão portenho pela escolha de Nabaldian e Calleri para o jogo. Os dois nunca tinham jogado juntos. O detalhe dessa partida foi o terceiro set. O jogo estava empatado em um set para cada equipe, a Argentina vencia o tie-break tranquilamente por 5x1 e ainda tinha direito a mais um saque quando a casa caiu. A Espanha virou na raça com Feliciano Lopes e Fernando Verdasco. Numa final de Davis com um placar desse, uma equipe não pode dar essa bobeira. A Espanha se aproveitou e ganhou o 4º set e foi para o domingo precisando de apenas uma vitória. A imprensa argentina não perdoou o capitão e criticou bastante a escolha da dupla. Nabaldian causou mais um mal-estar, saiu de quadra triste e não quis dar entrevista. E para piorar Del Potro realmente não teria condições de jogo.

No domingo - Até então, minha torcida era pela Argentina, acordei no domingo torcendo para que pela primeira vez um país sul-americanos ganhasse a Davis. Bem, torcia até fazer o "check out" e a recepção do hotel me falar que eu teria que pagar 32 pesos (22,8 reais) por 4 águas supostamente bebidas. Detalhe: comprei água na rua elevei para a rua. Bem, foi o suficiente para passar minha torcida para a Espanha. Acasuso entrou no lugar de Del Potro e jogou contra Fernando Verdasco, que entrou no lugar de David Ferrer.

Andando por Buenos Aires em qualquer lugar que eu passava e tinha um televisão, lá se via a final, até no botequim mais furreca. A tarde, ao saí do hotel em direção ao aeroporto com o argentino ganhando por 2 sets a 1 e o espanhol prestes a fechar o quarto set. Acasuso já parecia visivilmente cansado. E fui para o aeroproto escutando a final pelo rádio, isso mesmo, rádio lá transmitia jogo tênis. Era visível a frustração do locutor com a situação de Acasuso. Não deu outra, no quinto set vitória fácil de Verdasco por 6x1. Festa eapanhola e decepção argentina.

Terminei o dia um pouco menos triste após ter 32 pesos "roubados" de minha carteira.

Árbitros brasileiros

A cada rodada que passa no Campeonato Brasileiro os programas esportivos sempre reservam um espaçozinho para falar sobre arbitragem. Tal fenômeno virou tão corriqueiro que hoje em dia temos nas transmissões da TV Globo, além do habitual narrador e do comentarista temos um ex-árbitro apenas para falar sobre lances polêmicos que acontecem durante a partida.

Simon, Gaciba, Vuadem, P.C Oliveira, Seleme, são alguns dos nossos melhores árbitros na atualidade, mas nem por isso suas atuações não passam ilesas das polêmicas. Todos, sem exceção já erraram. Alguns inclusive já pegaram uma "geladeira". Minha pergunta é: Nossos árbitros são fracos?

Na minha opinião não! O problema pelo qual passamos, e aqui nossos árbitros têm sua parcela de contribuição, é a cultura do nosso futebol. Ou existe em qualquer outro lugar do mundo jogador que mais simule falta do que o brasileiro?

Qualquer encostão no nosso futebol é marcada a falta. Juízes preferem picar o jogo, com a justificativa de não deixar descambar para violência. Ora bolas, se o jogador entra pré-disposto a praticar violência, que o expulse! Porque o jogador brasileiro quando atua na Europa não simula faltas?

Outro dia estava vendo a partida entre Escócia x Argentina. um jogador argentino, o qual não me recordo o nome no momento, simulou uma falta. Sabe qual foi a resposta da torcida? O vaia-lo durante todo jogo. Maradona inclusive mais tarde o substituiu.

Essa simulação dos jogadores brasileiros faz com que lances como os que ocorreram com Wagner Diniz ( o rei do cai cai ) em São Januário e Diego Tardeli no Mineirão não sejam marcados. O árbitro sempre pensa duas vezes antes de marcar.

O caso do Simon merece um parenteses. O erro dele foi logicamente muito mais grave, o lance foi claro, não tem desculpa. Simon deve ser punido e não apitar mais no Campeonato Brasileiro esse ano. Mas para por aí! Não chamem Simon de juiz caseiro, como andei ouvindo. Ele esse ano apitou Argentina x Uruguai, muito bem diga-se de passagem, e expulsou Tevez com 15 minutos. Detalhe o jogo era na Argentina. Portanto caseiro não podemos acusa-lo.

Essas polêmicas com os nossos árbitros só irão acabar no dia que eles e principalmente nossos jogadores entenderem que futebol se pratica de pé e não deitado. Por isso torço que arbitragens como a de Vuaden ganhe novos adeptos. A diferença na qualidade da partida, quando faltinhas param de ser marcados é infinitamente superior. Para não ir muito longe, basta ver a diferença nos jogos da Libertadores, onde os juízes não marcam qualquer encontrão.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Brasileirão Série C - Ocotogonal Final

Terminou a Série C! E foi emocionante até o último segundo do campeonato. Atlético-Go, Guarani, Campinense e Duque de Caxias foram os sobreviventes das mais de 60 equipes que entraram no campeonato almejando uma tão sonhada vaga à Série B. Vamos resumir um pouqunho da emocionante noite de ontem que fechou o campeonato.

Atlético-Go 0 x 0 Campinense - Para não depender de ninguém bastava à equipe do Campinense empatar a partida contra o já campeão Atlético e foi exatamente o que o time da Paraíba fez, empatou. Talvez esse tenha sido o único jogo que não envolvia tanta emoção, porém os outros três jogos, só emoção!

Guarani 2 x 1 Águia, Confiança 3 x 2 Duque de Caxias, Rio Branco 4 x 1 Brasil-RS
O Guarani jogava contra o Águia de Marabá. Ambos para não depender de ninguém precisavam "apenas" de vencer. O Bugre saiu na frente. Estava se classificando. Enquanto isso o Duque de Caxias, também dependia apenas de suas forças para garantir a vaga. E fazia a sua parte vencia por 2x1 o Confiança. O Brasil-RS dependia de um tropeço do Duque ou um empate em Campinas. Nada estava acontecendo e pra completar tomava uma piaba de 4x0 do Rio Branco.

Eis que vem os 45 minutos finais. Duque de Caxias toma a virada! 3x2 Confiança. Águia com 30 minutos do segundo tempo empata a partida. Resultado servia para o Brasil, mas esse já nao tinha mais chances perdia de 4x1. Mas o mais incrível era que com a derrota do Duque e o empate em Campinas, Guarani e Águia estavam classificados. Mas ambos nem ligavam pra isso, talvez para não depender do resultado do Duque ( caso o Duque empatasse sua partida o empate em Campinas já não mais serviria para o Águia) as duas equipes foram como loucas uma pra cima da outra.
E os deuses estavam do lado do Bugre ou seria do Duque de Caxias? O Bugre marcou o seu gol. O Brinco de Ouro com mais de 15 mil pagantes explodiu de alegria. Duque de Caxias que já havia perdido o seu jogo também comemorou, mas teve que esperar até o útlimo segundo para sacramentar a vaga, já que se o Águia empatasse ele entraria junto com o Bugre. Quanta emoção!!!

No fim assim ficou a classificação
Atlético-GO - 29 pontos
Guarani - 21 pontos
Campinense - 21 pontos
Duque de Caxias - 18 pontos * na frente pelo número de gols marcados
Águia - 18 pontos
Brasil - 17 pontos
Confiança - 17 pontos
Rio Branco - 16 pontos

Artilheiro
Marcão - Atlético-Go - 25 gols

domingo, 23 de novembro de 2008

Brasileirão Série A - 36ª rodada (Domingo)

Fim da antepenúltima rodada e algumas quase certezas rodeiam o Brasileirão. Vamos aos jogos:

Vasco 1 x 2 São Paulo - Rebaixado? Campeão?
Há simplesmente 3 meses sem perder, o São Paulo venceu o desesperado Vasco no Caldeirão de São Januário e praticamente garantiu o título. É impressionante esse time do São Paulo. Subiu na hora que precisou, arrancou e passou por cima de todo mundo. O prêmio de melhor técnico do campeonato não tem como nåo ser para o ranzinza Muricy Ramalho. O cara montou três times no São Paulo e está perto de conquistar o terceiro campeonato brasileiro seguido. Na minha opinião já está no rol dos melhores técnicos da história do Brasil.
Vale lembrar que o Tricolor enfrenta o bom time do Flu na próxima rodada e fecha o campeonato contra o Goiás, fora.
E o Vasco? Ah, o Vasco. Lutou, criou chances, mas esbarrou no natural desespero. Enfim, acho que caiu mesmo. Força, torcedores cruzmaltinos.
O Vasco pega agora o Coxa fora e o Vitória em casa.


Cruzeiro 3 x 2 Flamengo - Jogaço e polêmica no fim!
Em um jogo muito movimentado, de alto nivel e com mais de 50 mil pessoas no Mineirão, a Raposa venceu com gol no fim superou o próprio Flamengo na tabela. Para o Rubro-Negro, o sonho do título acabou.
A grande polêmica ficou para o último lance do jogo. Diego Tardelli sofreu um pênalti claríssimo, solenemente ignorado por Carlos Eugênio Simon. Tardelli falou algumas besteiras para o juizão e acabou expulso. Após o término do jogo, Fábio Luciano ainda acabou expulso. Resultado: Cruzeiro bem na briga pela Libertadores e Fla em situação difícil.
O Cruzeiro pega o Inter fora e recebe a Lusa. Já o Fla recebe o Goiás e viaja até a Arena pra enfrentar o Furacão.


Vitória 4 x 2 Grêmio - Fora da briga?
O Tricolor, que estava na cola do líder, levou quatro do time baiano e agora precisa de milagre pra chegar ao título. O Vitória colocou a taça nas mãos do Tricolor paulista. Os gols baianos foram de Leandro Domingues, Willians, Jackson e Marcelo Cordeiro (de bicicleta). Destaque para o golaço de Souza, já nos acréscimos.
Detalhe que o treinador do Vitória, Vagner Mancini, foi demitido do Grêmio injustamente no início da temporada e agora foi o responsável por praticamente tirar a chance de título do Grêmio.


Palmeiras 2 x 0 Ipatinga - Volta ao G4
O Verdão confirmou o favoritismo, venceu sem muitos problemas o Ipatinga e voltou à zona da Libertadores, ultrapassando o Fla. Os gols da vitória foram de Kléber e Pierre. O Verdão agora terá pela frente o Vitória, na Bahia, e o Botafogo, em casa.
O time mineiro caiu! Não matematicamente, mas caiu. Ele lutou, relutou, mas acabou caindo e ano que vem terá que amargar as segundas divisões dos campeonatos Mineiro e Brasileiro.


Internacional 0 x 2 Fluminense - Escapou!
E o torcedor do Flu pode enfim respirar aliviado. A boa vitória sobre o desinteressado time reserva do Inter fez o Flu chegar aos 43 pts e abrir 5 do Figueira, primeiro time no R4. É fato que o técnico Mario Bros caiu bem no Flu e seria uma boa mantê-lo para a próxima temporada.
Os gols foram de Romeu (bonito gol) e Washington, de pênalti.


Sport 3 x 0 Atlético-MG - Vitória no fim
Num jogo entre duas equipes que têm como única ambição no Campeonato Brasileiro obter a vaga para a Copa Sul-Americana, Sport e Atlético Mineiro faziam jogo sonolento até os 37 minutos do segundo tempo. A partir daí, o Leão acordou, marcou três gols e saiu vitorioso por 3 a 0. Durval e Ciro, este com dois gols, foram os artilheiros que mantiveram o Rubro-Negro na zona de classificação da Sul-Americana. O Atlético Mineiro, com o resultado ruim caiu para o 12º lugar e corre o risco de não disputar a competição.


VAI para a Prancheta - São Paulo. Praticamente Hexa-Campeão Brasileiro!
FORA da Prancheta - Vasco. Praticamente rebaixado para a Série B.

Brasileirão Série A - 36ª rodada (Quinta e Sábado)

Os quatro primeiros jogos da rodada mexeram no meio e na parte de baixo da tabela. Mexeu também na artilharia. Keirrison deu show e tá na briga. Vamos aos jogos:

Figueirense 4 x 3 Náutico - Jogaço e Figueira respira!
Foi um jogo muito tenso e com a emoção que um jogo tão decisivo merecia. Era a chance do time pernambucano praticamente se livrar do R4 ou do time catarinense respirar. Depois de começar perdendo, virar o placar, sofrer o empate duas vezes, o Figueira marcou o gol da vitória aos 38 do segundo tempo e agora soma 38 pts. É o primeiro dentro do R4, enquanto o Timbu, com 40, é o primeiro fora do R4.
Os gols do jogo foram de Tadeu, Cleiton Xavier, Diogo e Bruno Perone pelo Timbu e Felipe (2) e Vágner Silva pelo Figueira.
O Figueira terá pela frente o Botafogo, no Rio, e o Inter, em casa. Acho que cai.
O Timbu pega o Furacão em casa e o Santos fora. Acho que cai também.

Botafogo 2 x 2 Atlético-PR - Pontinho importante
O Furacão foi até o Rio, manteve sua série de agora 6 jogos invicto e arrancou um pontinho precioso. Depois de estar perdendo por 2 a 0, foi buscar o empate. Destaque para dois belos gols no jogo. O primeiro, de falta, de Lúcio Flávio e o primeiro do Atlético, de Alan Bahia.
Agora o Furacão pega o concorrente direto, Náutico, em uma "final" para os dois, e depois recebe o Fla na última partida. Pra mim o Furacão se livra.

Portuguesa 0 x 0 Goiás - Desperdiçou...
A Lusa enfrentava o tranquilo Goiás, em casa, e tinha tudo pra somar os 3 pts e ficar bem na briga contra a Série B. Mas desperdiçou várias chances de gol e não saiu do zero. Agora com 37 pontos e duas rodadas para o fim, a situação é desesperadora. Vale destacar que a Lusa vem atuando bem nos últimos jogos, no comando de Estevam Soares, mas não consegue os resultados.
A Lusinha terá pela frente Sport, em casa, Cruzeiro, fora. Acho que o estado de São Paulo realmente terá Corinthians, Santo André e Barueri (que subiu ontem) vindos da Série B e a Lusa indo para lá. Uma pena.

Coritiba 5 x 1 Santos - Quatro vezes Keirisson!!!
O garoto desandou a fazer gol. O Coxa goleou, subiu para a sexta posição e Keirrison encostou em Kléber Pereira, que está num baita jejum de gols, na luta pela artilharia. Agora o santista tem 21, contra 20 de Keirrison, 19 de Alex Mineiro e Washington e 18 de Guilherme. A briga tá boa!
Ou seja, além das brigas pelo título, Libertadores, Sulamericana e contra o rebaixamento, ainda temos a briga pela artilharia.
O Santos tem 43 pts e, teoricamente, tem chance de cair, mas não vai cair.


Nesse domingo mais 6 jogos que mexerão na parte de cima da tabela e também na parte de baixo. Promessa de muita emoção!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sapeca, ora pois!

A imprensa batizou o duelo de Kaká x Cristiano Ronaldo, apenas como uma forma de chamar mais atenção para o confronto Brasil x Portugal. Mas nem precisou, o jogo por si só já foi ótimo de se ver. Como é bom ver duas equipes que atuam sempre com o objetivo de fazer gols. Isso mostra, para aqueles dinossauros do nosso jornalismo esportivo, que ainda temos sim jogadores de grande habilidade.

No confronto de ontem dentre todas a virtudes de um time que vence por 6x2, eu disse virtude de um time não defeito do outro, destaco duas como as mais importantes.

Primeiro o poder de reação do Brasil que saiu perdendo por 1x0 logo no início do jogo mas que foi pra cima e como o presidente Lula pediu uma vez, com a disposição de um argentino Robinho roubou a bola, fez linda jogada e tocou para Luis Fabiano empatar o jogo e começar o seu show.

A partir daí veio o segundo mérito do Brasil. Kaká foi o primeiro a perceber que o lado esquerdo da defesa portuguesa, onde atuava Paulo Ferreira, era uma baba. Por lá ele fez a jogada do segundo gol do time. Por lá também Maicon e Elano deixaram sua marca. Luis Fabiano e Adriano completaram o placar.

Digo que foi mais mérito da nossa seleção que fraqueza da seleção portuguesa porque soubemos explorar a principal deficiencia de Portugal. Maniche é lento, não aguenta correria. O mesmo se aplica a Paulo Ferreira. De repente se jogassemos só com Maicon por ali, nada arrumaríamos. Mas a partir do momento que Kaká e Elano caiam por lá e faziam as jogadas com o nosso lateral direito a coisa fluia naturalmente. Assim como os gols. Por isso ponto para a nossa seleção e para o nosso treinador.

Só queria destacar mais um ponto. Na minha opinião a goleada nada teve haver com a entrada de Anderson no lúgar de Josué. Muitos por causa do placar, logo enchem a boca e falam "Tá vendo, bota um jogador mais habilidoso no meio, o time goleia". Também gosto de um time que joga com volantes com caracteríticas mais ofensivas, mas especificamente, ontem, Anderson teve participação apenas na marcação, sem participação alguma no ataque. Repito, o mérito foi saber explorar o lado esquerdo português.

Acho que ficou difícil derrubar o Dunga agora hein!

NBA Semanal



Quarta-feira (12/11)
- Com 34 pts e o arremesso da vitória, Paul Pierce garantiu a vitória e o Boston acabou com a invencibilidade da sensação Atlanta. O jogo terminou 103 a 102.

- Já o Lakers, segue como único invicto. Desta vez venceu o New Orleans, fora de casa, por 93 a 86. Nem os 30 pts e 13 assists de Chris Paul foram suficientes para escapar da derrota.

- O Prtland vai mostrando que tem um time bastante competitivo para esta temporada. Venceu a outra sensação Miami, por 104 a 96, em Miami. O time do Oregon conta com Roy e Aldridge no comando, os ótimos espanhóis Rudy Fernandez e Sergio Garcia vindos do banco e o número um do draft de 2007, voltando de longa contusão e que com certeza causará muito impacto na Liga. Olho nos Blazers!

- O monstro do garrafão! Dwight Howard parece realmente ser o melhor homem de garrafão da NBA. Contra o Oklahoma, D-12 fez simplesmente um triple-double com tocos. Ele anotou 30 pts, 19 reb e 10 (!!), isso mesmo, 10 tocos!

- Massacre em Memphis! O Knicks fez 132 a 103 sobre o time da casa. Chandler fez 27 pts e foi o cestinha do time nova-iorquino.


Quinta-feira (13/11)
- Com 35 pts de Ben Gordon, o Chicago fez 98 a 91 no Dallas.


Sexta-feira (14/11)
- Com Tim Duncan como estrela solitária (Manu e Parker estão contundidos), o San Antonio enfim voltou a vencer. Fez 77 a 75 no Houston, graças a um toco de Duncan no fim.

- Shaq-Attack brilhou. Na vitória suada, na prorrogação, sobre o Sacramento, Shaq fez 29 pts, 13 reb e 6 assists.

- Enfim o Lakers perdeu. E o algoz foi o forte time do Detroit. Jogando em Los Angeles o placar foi de 106 a 95 para o time de Iverson, que agora tem campanha de 7-2, contra 7-1 do Lakers. Kobe fez 29 pts na derrota.


Sábado (15/11)
- O pouco badalado novato Morrow marcou 37 pts na vitória do Golden State sobre o Clippers por 121 a 103.

- LeBron marcou 38 pts na vitória de 105 a 93 sobre o desfalcado Jazz.


Domingo (16/11)
- O Knicks realmente tem sido o time dos muitos pontos. Dessa vez perdeu, na prorrogação, por 124 a 114 para o Mavs. O alemão Nowitzki marcou 39 pts e pegou 15 rebotes. Pelo Knick, Randolph fez 27 pts e 18 reb.


Segunda-feira (17/11)
Nenhum grande destaque.


Terça-feira (18/11)
- 34 pts de Granger, um dos destaques desse início de temporada, na vitória do Pacers sobre o forte Atlanta por 113 a 96. O Atlanta que estava invicto até outro dia, já coleciona 4 derrotas.

- Bosh fez 40 pts e 18 reb, mas quem venceu foi o time da Disney. 103 a 90 para o Orlando Magic.

- O time de melhor campanha até agora, o Lakers, bateu o Chicago, em casa, num belo jogo. O jogo foi 116 a 109 para o time californiano, que agora tem 8 vitórias e 1 derrota. Gasol foi destaque com 34 pts.


Quarta-feira (19/11)
- Jogo de dois time com ótimas campanhas. O Detroit venceu, em casa, o Cavs por 96 a 89. Ambos têm agora 3 derrotas.

- O super-craque Wade fez 40 pts e 11 assists, mas o Miami perdeu para o Toronto por 101 a 95. O cestinha do time canadense foi o italiano Bargnani, com 25 pts.

- Massacre em Portland. O time da casa fez 116 a 74 sobre o Bulls. Os pontos foram bem divididos. Destaque para Oden, que vem voltando e mostrando todo seu potencial. Nesse jogo ele veio do banco e fez 11 pts, 10 reb e 3 tocos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Rumores...


Correm rumores fortes de que o técnico Dunga seria despedido do cargo de técnico da Seleção Brasileira hoje à noite. Alguns dizem que até mesmo com um vitória sobre Portugal. O seu substituto seria Muricy Ramalho, que seria anunciado durante a festa organizada pela CBF, onde são anunciados os melhores do Campeonato Brasileiro.

Uma possível demissão de Dunga esta noite seria um absurdo total. Oportunidades para isso já tiveram, como ao final dos Jogos Olímpicos e após os empates com Bolívia e Colômbia, que foram onde mais foi quastionado seu trabalho. Não fizeram! Então isto significa que ao menos aprovam o seu trabalho. Eu, particularmente, aprovo!

Com relação ao seu possível substituto, Muricy Ramalho, posso estar totalmente equivocado, mas tenho a impressão que não duraria muito tempo. Explico: Muitas reclamações com relação à Dunga hoje por parte da imprensa, dizem respeito a forma como ele se relaciona com os jornalistas. Dizem que ele está sempre mal humorado. Cá entre nós, mal humor por mal humor, Muricy ganha de dez. Hoje a imprensa paulista já se acostumou com sua "carranquisse" tolera as "patadas" que leva principalmente quando o seu time perde, chama isso de "sinceridade", mas duvido que a imprensa dos outros estados aceitaria.

Quando um técnico, ou qualquer outra pessoa, tem essa forma de tratamento com a imprensa, pode saber que é praticamente uma tática Kamikaze. Ou você mostra muita competência, e competência no nosso futebol só vem com resultados, ou pode ter certeza que ela (imprensa) fará de tudo para derruba-lo. No nosso país exemplos não faltam de pessoas no poder, seja ele qual for, que já caíram por uma denuncia aqui, um escândalo acolá.

Por isso se realmente Dunga cair e Muricy assumir só posso dar um conselho ao hoje técnico do São Paulo, faça uma terapia e venha mais "zem".

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Restam três jogos

O alemão, o argentino e o brasileiro
Texto retirado do blog do Juca Kfouri escrito por RAFAEL KLEIN



"Faltam três rodadas para o fim do brasileiro e apenas três times ainda sonham com o titulo nacional.

Na verdade dois times sonham com o titulo, enquanto um, o São Paulo, está acordadinho da silva. Provavelmente, colocando o chope da festa para gelar. Aliás, a possibilidade de ganhar o título é a única coisa que eles tem em comum. Dentro de campo são três estilos completamente diferentes: o São Paulo com sua frieza eficiente, o Grêmio com sua fibra imortal e o Flamengo com o seu alegre otimismo.

Pode-se dizer que o São Paulo é o time mais alemão dos brasileiros, que o Grêmio é o time mais argentino dos brasileiros e que o Flamengo é o time mais brasileiro dos brasileiros, o que não é nenhuma surpresa tendo quase 40 milhões deles ao seu lado.

O destino do troféu parece óbvio, tendo em vista que nesses momentos o equilíbrio e a eficiência normalmente fazem a diferença. Além do que, o futebol alemão tem ido melhor do que o brasileiro e o argentino nos últimos anos. Porém, não se pode desprezar a capacidade argentina de renascer das cinzas e nem se esquecer de que Deus é brasileiro de carterinha.

Minha opinião: Achei a comparação feita com relação aos três times perfeita! Só não entendi bem a colocação de que o futebol alemão tem ido melhor que o brasileiro e o argentino nos últimos anos, talvez devido a última Copa do Mundo, enfim, foi uma maneira perfeita de definir os três estilos diferentes que vem chegando nessa reta final. E você prefere qual estilo?

Brasileirão Série A - 35ª rodada (Domingo)

Terminada a rodada. Agora só faltam 3!
E foi uma rodada especial. 41 gols, média de 4 gols por jogo, todos os mandantes venceram, públicos muito bons (principalmente nos jogos do Fla, São Paulo, Grêmio, Flu e Náutico) e jogaços!
Vamos lá:

Flamengo 5 x 2 Palmeiras - Atuação de gala!
Com Ibson e Kléberson inspiradíssimos, o Fla fez o seu melhor jogo no campeonato e passou por cima do Palmeiras. Ibson fez 3 gols (dois desses foram golaços!) e Kléberson fez um e participou de mais três. Isso sem contar a atuação geral dos dois. O outro gol foi de Marcelinho Paraíba (gol aos 2 minutos de jogo e também belo gol), que também teve boa atuação. Os gols do Palmeiras foram de Alex Mineiro, de pênalti, e Kléber. Vale destacar que, na minha opinião, o 2º gol do Fla, marcado por Ibson, foi irregular. O juiz errou duas vezes. Primeiro deveria ter dado a vantagem para o Fla na falta sobre Obina. Como não deu, deve ter tentado compensar deixando Obina bater rapidamente (até aqui nenhum problema), mas fora do local da falta. Acho que não se deve beneficiar o infrator, mas nesse caso a regra precisa ser repseitada e Obina cobrou a falta bem longe do local correto. Pode ter sido um erro decisivo porque o jogo estava 1 a 1 e após esse lance o Fla marcou o segundo gol. Mas isso não diminui a GRANDE atuação do Fla.
Como era de se esperar, a torcida Rubro-Negra compareceu. Foram mais de 60 mil.
Com o resultado, o Fla passou o Verdão e a Raposa e assumiu a 3ª posição. Já o Palmeiras caiu para 5º, mas tem uma boa tabela até o final.
Próximos jogos do Fla: Cruzeiro (F), Goiás (C), Atlético-PR (F).
Próximos jogos do Palmeiras: Ipatinga (C), Vitória (F) e Botafogo (C).

São Paulo 3 x 1 Figueirense - Se aproximando do hexa!
O Tricolor confirmou seu favoritismo e, com o Morumba lotado, não teve dificuldade para bater o desesperado Figueirense. Borges, que vem fazendo muitos gols importantes, marcou duas vezes e Hugo marcou uma.
O atual campeão vai mostrando que não pretende tropeçar nessa reta final.
Para os torcedores do Fla que estiverem lendo, lembrem do jogo Flamengo x São Paulo, no Maracanã, na 6ª rodada do campeonato e pensem se não foi decisivo. Pra quem não lembra, o Tricolor fez 4 a 2 em um dos melhores jogos do campeonato.
Agora o Tricolor enfrenta, na sequência, Vasco, em São Janu, Flu, no Morumba e termina contra o Goiás, em Itumbiara.
O Figueira parece que realmente trocará com Avaí. Irá para a B e o rival virá para a A. Com a derrota, Mário Sérgio não é mais técnico do Figueira (Pintado assumiu).
O Figueira busca o milagre contra o Náutico, no Scarpelli, Botafogo, no Engenhão, e Inter, no Scarpelli.

Grêmio 2 x 1 Coritiba - Tricolor imortal!
O Grêmio manteve aberta a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Coxa. Tcheco e Alê (contra) mantiveram o Tricolor gaúcho a dois pontos do São Paulo (68 a 66). Foi um jogo sem brilho, mas que valeram os 3 pts importantíssimos.
Agora o time do técnico Celso Roth tem uma seqüência de dois jogos fora de casa, contra Vitória e Ipatinga, encerrando a participação no campeonato contra o Atlético-MG, no Olímpico.
O Coxa está em 8º e de "férias".

Atlético-PR 2 x 1 Virória - Sequência para ficar na Série A
Há algumas rodadas parecia que o Furacão realmente não conseguiria escapar da Série B, mas em 5 jogos o Rubro-Negro venceu 4 e empatou uma e já está a 4 pts do R4.
Contra o Vitória, o Furacão saiu perdendo mas teve força para buscar a virada. O bom Robert marcou para os baianos e He-Man e Alan Bahia marcaram para o Atlético.
O Vitória, que fez um primeiro turno maravilhoso, caiu muito no segundo e não bota medo em mais ninguém.
O Furacão faz dois jogos fora de casa, contra Botafogo e Náutico (confronto direto) e depois recebe o Fla na Arena.

Goiás 3 x 1 Botafogo - Três vezes Paulo Baier!
Num jogo de dois times já desinteressados pelo campeonato, Paulo Baier deu show e marcou três gols. O Botafogo perdeu gols (o Goiás também), perdeu um pênalti e convertou outro com Lúcio Flávio. O Goiás aproveitou para estreiar sua nova 3ª camisa. Gostei da camisa.
Feliz 2009 para os dois! Lembrando que eles ainda podem influenciar, e muito, nas disputas de título, Libertadores e rebaixamento.

Santos 1 x 0 Internacional - Que gol bizarro!
O Peixe se garantiu na Série A de 2009. Com essa vitória, chegou aos 43 pts, se afastou 6 pts do R4 e de quebra da na zona da Sulamericana. O gol da partida foi, no mínimo, engraçado. Michael Jackson Quiñonez mandou uma bomba para o gol. A bola sairia pela LATERAL, mas bola explodiu em Gustavo Nery e... gol!
O Inter só pensa na semi-final da Sulamericana.



VAI para a Prancheta - Flamengo, pela atuação de gala contra o Palmeiras, que lhe valeu entrar no G4.
FORA da Prancheta - Vasco, que foi goleado impiedosamente pelo Galo e está perto da Série B.

Fotos: UOL

Brasileirão Série C - Octogonal Final

Chegamos a ultima rodada do Ocotognal. No Post passado havia cravado que o Campinense venceria o Guarani e garantiria sua vaga. Puro engano, a equipe da Paraíba não saiu do zero contra o Bugre e agora deixou as três vagas em aberto para a última rodada. Haja coraçaõ! Vamos aos jogos:

Duque de Caxias 4 x 1 Rio Branco - Como era previsto o Duque bateu o Rio Branco e voltou ao G4, o Rio Branco já está eliminado. Agora o Duque sairá para enfrentar o também já eliminado Confiança.

Campinense 0 x 0 Guarani - Resultado importantíssimo para o Bugre. Com este empate "basta" agora que a equipe paulista vença em casa o Águia, que tem o mesmo número de pontos, para garantir a vaga. Esse jogo promete, lembrando que se empatarem as duas equipes podem morrer abraçadas.

Águia 2 x 1 Atlético-Go - Com uma vitória sobre o campeão da Série C, o Águia segue vivo na luta por uma vaga. Agora vai até Campinas enfrentar o Guarani e precisa vencer para garantir a vaga.

Brasil 2 x 0 Confiança - Por causa dos resultados a situação do Brasil está complicada. Precisa vencer o já eliminado Rio Branco e torcer para que o Duque de Caxias não vença o Confiança, ou que o jogo entre Guarani e Águia termine empatado.

Classificaçã da Série C

Ramalhão, o novo Azulão

Mais um time conquistou sua vaga a Série A do Campeonato Brasileiro, e foi o surpreendente Santo André. Sempre comandada pelos experientes Fernando e Marcelinho Carioca, a equipe do ABC paulista após 25 anos retorna à elite do futebol.

Um time do ABC no início da década surgiu na taça João Havelange para surpreender todo o Brasil. O time de Silvio Luiz, Dininho, Cesar, Adãozinho, Ademar e compania... chegou por duas vezes a ser vice campeão do Campeonato Brasileiro e participar inclusive da Taça Libertadores. Mas caiu muito nos últimos três anos e hoje se encontra na Série B.

Eis que surge então uma nova equipe do ABC paulista, dessa vez o arqui rival do Azulão, o Ramalhão! O Santo André, ano passado, quase foi rebaixado para a Série C, escapando na última partida. Além disso se livrou da falência com um modelo diferente de gestão esportiva. Foram colocados à disposição de investidores 80 cotas no valor de R$ 2 mil mensais cada. O montante gera R$ 160 mil por mês aos cofres, pagando mais da metade da folha salarial do elenco, atualmente girando em torno de R$ 300 mil. O clube recebe ainda mais R$ 100 mil da FBA, que organiza a Série B, além de patrocínios na camisa e arrecadação de jogos. Com isso pôde-se apostar em alguns bons jogadores e trazer Marcelinho Carioca.

O grupo de empresários promete montar um time forte para a disputa da Série A ano que vem. Vamos ver o que apronta o Ramalhão.

Última vaga
Faltam dois jogos para definir a última vaga. O Barueri está muito próximo, precisa apenas de uma vitória. Enfrenta o desesperado América-Rn em casa e fecha contra o Juventude fora.

Bragantino e Vila são os outros dois que seguem na disputa. O Braga recebe o deseperado Fortaleza em casa e sai par pegar o Vila. O Braga necessita vencer seus dois jogos e torcer para que o Barueri não vença nenhum dos seu dois jogos.
O Vila tem a situação mais delicada, sai para pegar o Brasiliense e recebe o Bragantino. Precisa torcer para que o Barueri não vença seus dois jogos e ainda torcer por uma derrota do Braga.

Classificação da Série B

sábado, 15 de novembro de 2008

Brasileirão Série A - 35ª rodada (Jogos de quarta e sábado)

Quatro jogos abriram a rodada. O Vasco fez o jogo isolado de quarta-feira contra o Galo e foi goleada. Hoje, Náutico e Flu conquistaram ótimas vitórias e respiraram na luta contra o rebaixamento. O Ipa também venceu e ainda sonha. Vamos aos jogos:

Atlético-MG 4 x 1 Vasco - Passeio!
Com uma grande atuação, o Galo não deu chances para o time carioca. Agora o Vasco se encontra em situação complicadíssima em relação ao rebaixamento. Já o Galo, deixou sua torcida feliz e vai tentando terminar o campeonato na melhor posição possível. No momento é 10º.
Os gols da goleada foram de Castillo, Renan Oliveira (joga muito esse garoto) e 2 gols de pênalti do zagueirão e capitão Leandro Almeida. Madson, em uma tentativa de cruzamento, fez o de honra.
Próximos jogos do Vasco contra o rebaixamento: São Paulo (C), Coxa (F) e Vitória (C). A tabela é boa na minha opinião, mas o time não.

Náutico 5 x 2 Cruzeiro - Bye bye, título
Surpreendente! O Timbu, empurrado pela fanática torcida, passou por cima da Raposa, que ainda sonhava com o título. Com essa vitória o Náutico saiu do R4 e mostrou que tem força suficiente para não cair. Foram 3 os heróis da noite. Gilmar, que marcou o gol logo no início, e depois marcou mais um. Felipe, que marcou duas vezes também. E Everaldo. O zagueiro/lateral entrou na segunda etapa, quando o Náutico corria risco de empate (estava 3 a 2). Ele roubou uma bola na defesa, puxou o contra-ataque e apareceu para finalizar. Marcou o gol da tranquilidade.
A Raposa ainda precisa lutar pela Libertadores.
Próximos jogos da Raposa: Flamengo (C), Inter (F) e Lusa (C).
Próximos jogos do Timbu: Figueira (F), Furacão (C) e Santos (F)

Fluminense 3 x 1 Portuguesa - Virada de ouro!
O Flu chegou a está perdendo, resultado que seria trágico. Mas conseguiu virar e agora está mais tranquilo na briga contra o R4. Os gols da virada foram de Washington, Tartá e Maicon. Os últimos dois vieram do banco. O gol da Lusa foi de Edno (e foi um golaço).
Em compensação a Lusa se encontra agora em situação deseperadora. São 36 pts contra 38 do Atlético-PR (primeiro time fora do R4), sendo que este ainda joga na rodada. O Figueira, que tem 35, também joga. Vale lembrar que agora a Lusa tem dois jogos seguidos, relativamente tranquilos, em casa.
O Flu chegou a 40. Não está salvo, mas a situação melhorou bastante.
Próximos jogos do Flu: Inter (F), São Paulo (F) e Ipatinga (C).
Próximos jogos da Lusa: Goiás (C), Sport (C) e Cruzeiro (F).

Ipatinga 3 x 0 Sport - O Ipa não desiste!
Acho muito legal a luta do Ipatinga para não cair. Todos sabemos que mesmo com a derrota, o rebaixamento está muito próximo. Mas estou torcendo para que não caia. Achei muito injusto o que aconteceu domingo no Beira-Rio contra o Ipatinga. Todos falavam que o eles seriam o América de Natal da vez. E mesmo que caia, mostrou que não era isso. Está lutando até a última esperança. No momento tem 34 pts contra 38 do primeiro time fora do R4 (Furacão).
Os gols da boa vitória foram de Ferreira (duas vezes) e Gian.
O Sport tá de "férias".
Próximos jogos para o Ipatinga tentar o milagre: Palmeiras (F), Grêmio (C) e Flu (F).

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Brasileirão Série C - Octogonal Final

Faltam duas rodadas e existem três vagas em jogo. O Atlético-Go, após a rodada de ontem, sagrou-se campeão da Série C, a vaga já estava assegurada.

A briga nesses dois jogos promete ser acirradíssima. Todas as equipes farão uma partida em casa e a outra fora, portanto aquele que fizer a sua parte quando jogar no seu campo e fizer um pontinho jogando fora deve se garantir. Hoje o Campinense é a equipe mais próxima de subir, seguido por Guarani e Águia. A diferença desses dois últimos para o último do Octogonal, Rio Branco, é de apenas dois pontos, ou seja, todos ainda tem muita chance. Vamos aos próximos jogos de cada time:

Campinense - Tem 19 pontos e com mais uma vitória assegura a sua vaga. Enfrenta o Guarani em casa e o já campeão Atlético-Go, fora. Esse sobe.

Guarani - Enfrenta o Campinense fora e o Águia em casa. Provavelmente perderá o jogo contra o Campinense e fará o jogo da vida contra o Águia.

Águia - Recebe o Atlético-Go em casa e sai para pegar o Bugre. Precisa vencer de qualquer maneira o campeão, Atlético e arrancar pelo menos um empate contra o Bugre.

Duque de Caxias - Recebe o Rio Branco em casa e sai para pegar o Confiança. Também precisa vencer a qualquer custo em casa e precisará possivelmente de um empate contra o Confiança. Provavelmente o Confiança já estará eliminado.

Brasil-RS - Recebe o Confiança e sai para pegar o Rio Branco. Tem grande chances de fazer seis pontos. Contra o Confiança em casa é matar ou morrer. Depois sai para pegar o Rio Branco , provavelmente já eliminado.

Confiança - Sai para pegar o Brasil-Rs e recebe o Duque de Caxias. Necessita vencer o Brasil fora para não entrar na última rodada já eliminado. Aí é tentar vencer o Duque. Situação complicada.

Rio Branco - Sai para pegar o Duque de Caxias e recebe o Brasil-Rs. Precisa vencer o Duque fora para se manter com chances. Depois é sair para enfrentar o Confiança e tentar vencer. Situação também bem complicada.

Minha opinião passam : Atlético-Go, Campinense, Duque de Caxias e Brasil-Rs. Como podem perceber deixei o Guarani fora, o que seria uma baita zebra, mas analisando a tabela, aposto mais no Brasil e no Duque.

Classificação da Série C

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Superliga 2008/2009

Superliga Masculina

O 1º turno já se aproxima do fim e as equipes que irão para a final já estão quase decididas. No torneio masculino a situação dos grupos é bastante equilibrada como antecipamos no início da temporada. A 5ª rodada se completará hoje com grandes jogos que podem embolar ainda mais o campeonato ou podem decidir algum finalista por antecipação.

Ontem tivemos o jogo entre Betim e Fátima (Caxias do Sul). Betim venceu a partida e assumiu temporariamente a liderança do grupo A. Agora fica dependendo do resultado do clássico que acontece hoje entre Florianópolis e Unisul em Santa Catarina. Tudo será decidido hoje à noite. Se o Florianópolis ganhar fica com a vaga assegurada. O jogão entre Florianópolis e Unisul será hoje a noite às 18h com transmissão do Sportv (horário oficial de Brasília).

No grupo B a situação também está embolada. O Minas tem um confronto direto contra a Ulbra. Se o time mineiro ganhar (o que acredito que irá acontecer), definirá a sua presença na final do 1º turno. Se perder, a Ulbra assume a liderança e fica com a vaga, se ganhar por 3x0. Se o jogo for 3x1 ou 3x2 para a Ulbra, a vaga ainda é do Minas por set-average. Este jogo será em Belo Horizonte apenas na próxima quarta-feira (19/11/2008 - 20h).

Vejam todos os confrontos da 5ª e última rodada:

  • Fátima 1 x 3 Betim (12/11/2008)
  • Florianópolis x Unisul - amanhã, 18h - SPORTV
  • Bento Vôlei X Náutico - 19/11 (Decisão do último lugar do Grupo A)
  • Minas X Ulbra - 19/11, 20h
  • Vitória X Santo André - 19/11
  • São Bernardo X Vôlei Futuro - 19/11
Classificação dos grupos - Masculino

Superliga Feminina

O Rio de Janeiro venceu ontem o Brasil Telecom no ginásio do Tijuca Tênis Clube por 3x1 e ficou com a 1ª vaga na final do 1º turno perdendo apenas um set na competição até agora. O Rio mostrou a sua força e aguarda o seu adversário que sairá apenas na semana que vem após o jogo entre Osasco e Pinheiros. O time paulista ocupa a 2ª posição no grupo B, já que perdeu um jogo para o time do Banespa. O time do Osasco leva grande vantagem em set-average tanto para o Minas como para o Banespa, com isso, qualquer vitória contra o Pinheiros coloca a equipe de Osasco na final contra o Rio de Janeiro.



Vejam todos os confrontos da 5ª e última rodada:
  • Rio de Janeiro 3x1 Brasil Telecom (12/11)
  • Mackenzie 3x1 Pomerode (12/11)
  • Banespa 1x3 Minas (12/11)
  • Vôlei Futuro X São Caetano (19/11)
  • Osasco X Pinheiros (19/11)
  • Sport X Praia Clube (19/11)
Classificação dos Grupos - Feminino

Raquetadas do Prancheta

A elite do tênis mundial está em Shangai. Está acontecendo o último torneio do ano reunindo os oito melhores tenistas da temporada.
No grupo vermelho temos Roger Federer, Andy Murray, Andy Roddick e Gilles Simon. Já o grupo ouro é composto por Novak Djokovic, Nikolay Davydenko, Jo Tsonga e Del Potro. O grupo ouro já tem seus semi-finalistas definidos. Djokovic e Davydenko. Azar para Tsonga, que após a conquista do Master de Paris, disse que Shangai seria a cereja do bolo. Ao menos o francês ganhou uma partida. No grupo vermelho, Murray já está classificado, a última vaga ficará entre Federer e Simon e Stepanek. Não fiquei maluco não, Andy Roddick teve um problema no tornozelo e por isso o tcheco entrou em seu lugar. Se Stepanek ganhar de Simon e Murray vencer Federer, os três ficarão empatados. A decisão ficará para o set average.
Na chave de duplas, infelizmente nenhuma dupla desistiu, dessa forma, Marcelo Melo e André Sá foram pra Shangai só pra turismo. É claro que colocaram um dinheirinho no bolso também, já que a ATP paga só pra ficar nessa condição. Os irmãos Bryan e a dupla formada pelo canadense Nestor e pelo sérvio Zimonjic já estão classificados para as semi-finais.
Na WTA Champinship, o equivalente feminino da Master Cup, disputada em Doha, Venus Williams foi a campeã.
No Challenger de Guayaquil, no Equador, os brasileiros João Souza e Ricardo Hocevar foram eliminados nas semi-finais.
E Rafael Nadal não poderá disputar a final da Taça Davis, o que enfraquece e muito a Espanha. Entretanto, isso não deixou alguns argentinos contentes. Um fã de tênis, argentino, resolveu fazer um abaixo-assinado para que a final só acontecesse quando Nadal estivesse recuperado. Só pode ser maluco!!