domingo, 31 de agosto de 2008

Brasileirão Série B - 22ª rodada

O Corinthians segue passeando no Campeonato Brasileiro da Série B, essa rodada foi mais uma goleada. Com o resultado, o alvinegro chegou aos 48 pontos, e disparou ainda mais na liderança, com seis pontos de diferença para o vice-líder Avaí, com 42 pontos. Completam o G4 Vila Nova com 41 pontos e Santo André com 40 pontos.

Corinthians 4 x 0 ABC - Em sua partida de 1.550 no Estádio Pacaembu, em São Paulo, o líder Corinthians passeou mais uma vez pela Série B do Campeonato Brasileiro e deu mais um passo ao acesso ao golear o ABC, por 4 a 0.

Mais uma vez o Corinthians jogou para o gasto, até mesmo porque o adversário não assustou e preferiu não atacar. Contra um time medroso e só na defesa, o Corinthians fez dois gols na primeira etapa e um golaço no segundo. Herrera foi o garçom de Elias e Douglas. Já André Santos deu uma caneta no rival e fez um golaço. O zagueiro Chicão fechou o placar de pênalti. Este foi o centésimo gol do Corinthians na temporada.

Juventude 2 x 3 Bragantino - O Juventude não consegue mais repetir as boas atuações e segue despencando na tabela

Ceará 2 x 0 Ponte Preta - Recuperação do Vovô. Destaque do jogo, o bom atacante Ciel (olho nele!)

Paraná 1 x 0 Marília - Leonardo fez um gol salvador para o Paraná, já no final da partida

Gama 2 x 0 Fortaleza - O Gama segue se recuperando na competição, já é o 12º.

CRB 1 x 2 Vila Nova - Time de Túlio Maravilha, que dessa vez não marcou, continua no G4.

Sao Caetano 0 x 0 Criciúma - Empate muito ruim para os dois.

América 3 x 4 Brasiliense - Que jogaço! O Brasiliense abriu 3x1 , o América foi buscar o empate e no ultimo minuto, Fabinho de pênalti decretou a vitória para o Brasiliense.

Bahia 1 x 4 Santo André - O Santo André está de bem com a vida. Talvez seja o time que mais surpreende nessa Série B. Tem revelado bons jogadores como Willians e Pará, além de contar com os experientes Márcio Mexirica e Marcelinho Carioca, já o Bahia...que falta faz a Fonte Nova.

Avaí 3 x 0 Barueri - Além do Corinthians é outro que está sobrando na turma, faz ótima campanha e sua ida para a Série A está cada vez mais próxima

VAI para Prancheta - Vila Nova e Santo André que conseguiram abrir para seus oponentes na briga para se manter no G4.

FORA da Prancheta - Para o Juventude que não consegue mais se encontrar no campeonato. Hoje já é o nono e a subida para a Série A está cada vez mais complicada.

Confira a classificação

sábado, 30 de agosto de 2008

Futebol Internacional

Campeonato Alemão - Leverkusen acaba com a festa
O Hoffenheim sofreu seu primeiro revés no Campeonato Alemão ao ser goleado por 5 a 2 pelo Bayer Leverkusen, time dos brasileiros Henrique e Renato Augusto, neste sábado, na BayArena. Em sua temporada de estréia na primeira divisão, o 'Hoffe' havia vencido os dois primeiros jogos.

Com o tropeço do caçula, três times que venceram seus jogos assumiram o comando da tabela, com 7 pontos: o Schalke 04, que fez 1 a 0 no Bochum em casa, o Hamburg, que fez 4 a 2 no campo do Arminia Bielefeld, e o Borussia Dortmund, que venceu por 1 a 0 em visita ao Energie Cottbus.A vitória do Leverkusen levou o time à quarta posição, com 6 pontos, à frente do Hoffenheim pelo saldo de gols.

O mesmo critério coloca o Schalke na liderança, graças ao gol solitário de Heiko Westermann que definiu o placar diante do Bochum aos 36 minutos do primeiro tempo. Os 'Azuis Reais' vinham da eliminação na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões, com goleada de 4 a 0 para o Atlético de Madrid.

O Hamburgo, time de Thiago Neves, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Arminia Bielefeld, mas deu a volta no placar com dois gols de Bastian Reinhardt, um de Ivica Olic e outro de David Jarolim.

O Werder Bremen, de Diego perdeu por 3 a 2 para o Borussia Mönchengladbach, descontando no final com Claudio Pizarro e Diego depois de estar com 3 a 0 contra.

Já o ex-são paulino Grafite foi outro brasileiro que marcou na rodada. O atacante converteu um pênalti, no empate do seu time, o Wolfsburg, com o Eintracht Frankfurt por 2 a 2.

Resultado dos Jogos
Karlsruhe 0x2 Köln
Schalke 04 1x0 Bochum
Wolfsburg 2x2 Eintracht Frankfurt
Borussia Mönchengladbach 3x2 Werder Bremen
Bayer Leverkusen 5x2 Hoffenheim
Energie Cottbus 0x1 Borussia Dortmund
Arminia Bielefeld 2x4 Hamburg

Domingo
Stuttgart x Hannover 96
Bayern de Munique x Hertha Berlim

Campeonato Italiano - Inter estréia empatando
A estréia oficial do técnico José Mourinho no comando do Internazionale de Milão decepcionou os torcedores do time azul e preto de Milão. A equipe não passou de um empate com o Sampdoria, em Gênova, por 1 a 1. Ibrahimovic abriu o placar para os visitantes ainda no primeiro tempo, mas Delvecchio empatou na etapa complementar. Na próxima rodada, o Inter receberá o Catania, e o Sampdoria irá a Roma, onde enfrentará o Lazio.

No outro jogo deste sábado, o Udinese venceu o Palermo por 3 a 1, em casa, e assumiu a liderança do certame. Di Natale (2) e Inler fizeram os gols dos vencedores, com Bresciano descontando.

Tudo igual no clássico português
Emoção à flor da pele no clássico em que o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado. Teve bola na trave, dois gols, jogador expulso e, no fim, o empate por 1 a 1 acabou sendo um resultado justo. Com o resultado, o Porto assume a liderança isolada e provisória do Campeonato Português, com quatro pontos, já que Nacional, Sporting, Braga, Estrela da Amadora e Naval têm três pontos e uma partida a menos. O Benfica, com dois pontos, segue no meio da tabela.

Mesmo com a pressão da torcida do Benfica, o Porto iniciou a partida melhor e conseguiu o seu gol logo aos 12 minutos, por intermédio de Lucho González, de pênalti. O time da casa, então, passou a ter mais posse de bola, tentando o empate. O Benfica chegou ao empate aos 11 minutos da etapa complementar, com o atacante Oscar Cardozo. Yebda entrou pela esquerda e cruzou. Helton saiu mal e desviou a bola na cabeça do artilheiro, que se limitou a empatar. O zagueiro Bruno Alves ainda tentou cortar, mas a bola já tinha ultrapassado a linha.

PSG vence e cola nos líderes
Com Makelele e Giuly em campo, seus dois principais reforços, o Paris Saint-Germain encontrou dificuldades, até porque atuava na casa do adversário, mas conseguiu vencer o Caen por 1 a 0, neste sábado, com um gol do atacante Guillaume Hoarau. Com o resultado, o time da capital francesa chegou aos sete pontos ganhos, encostando no pelotão que lidera a competição. O Caen, com quatro, segue brigando no meio da tabela.

O Olympique venceu o Sochaux por 2 a 1, no Estádio Velodrome, em Marselha, e assumiu a liderança isolada com dez pontos ganhos. O derrotado, com um, está na zona de rebaixamento. O Lyon, com sete, poderá se juntar ao líder se vencer neste domingo Saint-Etienne, fora de casa.

Resultados deste sábado
Caen 0 x 1 Paris S.G.
Grenoble 1 x 0 Monaco
Lorient 0 x 2 Auxerre
Nancy 2 x 1 Le Havre
Nantes 1 x 4 Le Mans
Nice 2 x 0 Valenciennes
Olympique de Marselha 2 x 1 Sochaux

Campeonato Inglês - Denilson marca na vitória do Arsenal
Com um belo gol do volante brasileiro Denilson, o Arsenal venceu o Newcastle por 3 a 0, no Emirates Stadium, em Londres. O atacante holandês Van Persie também teve excelente atuação, marcando dois gols. Com o resultado, os Gunners chegaram aos mesmos seis pontos do líder Chelsea, mas ocupam a segunda colocação por ter saldo de gols inferior. Com quatro pontos, os visitantes estão na nona colocação.

Com um gol do atacante brasileiro Afonso Alves, o Middlesbrough confirmou o favoritismo e derrotou o Stoke City por 2 a 1, em casa, neste sábado, pela terceira rodada do Campeonato Inglês. O turco Tuncay Sanli também marcou para os donos da casa. Hoyte, contra, descontou. Com o resultado, o Boro chegou a seis pontos, mesma pontuação de Chelsea, Liverpool e West Ham, mas acaba ficando na quarta colocação da competição por ter saldo de gols inferior.

Outros Jogos
Bolton 0 x 0 West Bromwich
Everton 0 x 3 Portsmouth
Hull City 0 x 5 Wigan
Manchester United x Fulham (adiado)
Middlesbrough 2 x 1 Stoke City
West Ham 4 x 1 Blackburn
Arsenal 3 x 0 Newcastle

Domingo
Chelsea x Tottenham
Sunderland x Manchester City
Aston Villa x Liverpool

Villa marca na vitória do Valencia
O Valencia não teve problemas para derrotar o Mallorca por 3 a 0 neste sábado, no estádio Mestalla, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. Os gols de David Villa, Juan Manuel Mata e Vicente definiram a vitória dos 'Ches'.

No jogo que abriu o campeonato, o Espanyol bateu o Valladolid por 1 a 0. A rodada se completa com oito jogos no domingo, com destaque para a visita do bicampeão Real Madrid ao Deportivo La Coruña.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Cartola FC


Voltamos com força total no Cartola FC. Bruno com o seu time Seatle FC e eu, Thiago, com o meu time FlaHurricane. Estamos no momento respectivamente em 21727º e 5027º. Seguem as nossas escalações para a próxima rodada:

Seatle FC ( Bruno )
Goleiro - Rogerio Ceni
Laterais - Juan e Vitor
Zagueiros - Renato Silva e Wallace (Vitória)
Meias - Salino, Lúcio Flávio e Tcheco
Atacantes - Jonas, Perea e Guilherme
Técnico - Ney Franco

FlaHurricane ( Thiago )
Goleiro - Castillo
Laterais - Juan e Vítor
Zagueiros - Renato Silva e Rever
Meias - Toró, L.Flávio, Tcheco e Ramon
Atacantes - Guilherme e Marcel
Técnico - Vágner Mancine

Façam suas apostas. Aceitamos sugestões!!!

Supercopa da Europa

Zenit campeão!
Todos queriam saber quem era o homem de 30 milhões de euros contratado pelo Zenit. Quem era esse português chamado Danny? Bem, seu cartão de visitas foi dado, e como foi dado, logo com um golaço. Golaço esse que deu a vitória ao russos frente ao Manchester United na decisão da Supercopa da Europa, confronto que colocou frente a frente os atuais vencedores da Liga dos Campeões (Manchester United) e da Copa da Uefa (Zenit).

Recém-contratado pelo Zenit junto ao Dínamo de Moscou, Danny foi um dos destaques da partida, juntamente com o atacante Pogrebnyak, artilheiro da última Copa da Uefa e autor do primeiro gol na decisão, aos 44 minutos do primeiro tempo, que foi realizada em Mônaco. O gol de Danny, que enfileirou a defesa adversária inteira antes de colocar a bola no fundo das redes de Van der Sar, saiu aos 13 da segunda etapa.

Mesmo com o time titular, desfalcado apenas de Cristiano Ronaldo (que segue se recuperando de uma cirurgia no tornozelo e acompanhou a partida das tribunas), o Manchester não deu muito trabalho a defesa russa. Nervoso, o meia Anderson pouco produziu, enquanto o ex-corintiano Carlitos Tevez foi um dos poucos jogadores do United que incomodaram. O zagueiro Vidic, aproveitando uma confusão na área, fez o gol de honra dos Diabos Vermelhos aos 27 minutos do segundo tempo.

No final o português Danny ainda perdeu um gol frente a frente com Van der Sar, ao melhor estilo Obina contra o Internacional, então é bom não haver tanta empolgação com o português. Mas que é bom se apresentar para o mundo assim isso é!

US Open

André Sá e Marcelo Melo seguem em frente
Com outra atuação firme, os mineiros André Sá e Marcelo Melo garantiram vaga nas oitavas-de-final do US Open e seguem embalados na temporada. Nesta sexta-feira, eles enfrentaram o austríaco Jurgen Melzer e o alemão Rainer Schuettler na quadra 13 do complexo de Flushing Meadows e venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/0).

Cabeças-de-chave 15, aguardam outro jogo desta sexta e podem ter vida dura na seqüêcia. Isto porque os israelenses Jonathan Erlich e Andy Ram, cabeças 3, são favoritos contra Tommy Robredo e Sergio Roitman. Se confirmarem, eles farão o segundo duelo no ano, sendo que os brasileiros venceram no Masters Series de Miami por 2 sets a 0.

Thiago Alves luta, mas não resiste a Federer
Thiago Alves foi guerreiro, mas não conseguiu resistir à força do ex-número 1 do mundo Roger Federer. Na quadra central de Flushing Meadows, o brasileiro foi eliminado por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/5 e 6/4 em 2h14m. Atual campeão do Grand Slam, Federer avança para a terceira rodada, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Radek Stepanek e Chris Guccione.

A partida mostrou um Thiago Alves dando tudo de si para fazer frente ao pentacampeão do US Open. Já Federer alternava bons e péssimos momentos durante a partida, inclusive no 2º set chegou a cometer mais erros não forçados que o brasileiro.

O que ficou claro nessa partida é que Thiago é um bom tenista de fundo de quadra e muito brigador, não desiste de nenhuma bola, a tendência é que num futuro bem próximo esteja numa melhor posição no ranking ( hoje ele é o número 138 ), já Federer precisa melhorar muito em relação ao que apresentou hoje, senão será difícil chegar ao quinto título seguido no US Open.

Bellucci perde para Del Potro
Vindo de 20 vitórias e quatro títulos seguidos, Juan Martin del Potro era favorito para o jogo da segunda rodada do US Open contra o brasileiro Thomaz Bellucci. Mas quem esperava que o argentino venceria fácil se enganou. Com garra e jogo de alto nível, o brasileiro se mostrou um rival perigoso e que complicou a vida do 17º cabeça-de-chave.

Ao final das quase três horas de partida, Del Potro admitiu ter se surpreendido com Bellucci. "Foi mais duro que havia imaginado. Ele começou muito bem e eu estava dormindo. Mas elevei meu nível no decorrer da partida e terminei jogando muito bem, com atitude e garra. Estou cansado, mas sigo com gana de conseguir um ótimo resultado aqui", disse o tenista de 19 anos.

Agora no US Open, Del Potro pega outro tenista em ascensão, o francês Gilles Simon, que vem exatamente à sua frente no ranking. Já Bellucci vem rompendo barreiras em 2008.Após sair dos challengers, ele virou titular do Brasil na Copa Davis, venceu dois jogos em Grand Slam e estreou em Masters Series e nos Jogos Olímpicos. Após chegar ao 67º lugar do ranking de entradas, ocupa hoje o 86º, mas deve novamente subir e se tornar o número 1 nacional.

O Prancheta vai até você

Resolvi fazer este post para lembrá-los que existem diferentes formas de acompanhar o Prancheta.
Além de salvar nos favoritos e entrar todo dia para ler as novidades, você pode receber o conteúdo sem precisar de nenhum esforço. Para isso, temos duas opções:

- Você pode assinar nossa newsletter e receber todo dia em seu e-mail o conteúdo do dia anterior.
Para assinar, bastar inserir seu e-mail na caixa "Receba o Prancheta no seu E-mail" na direita do site.

- Você pode também assinar nosso feed RSS. Desta forma, você pode receber em seu leitor RSS cada post novo do Prancheta.
Para assinar, clique no ícone laranja do RSS, localizado na direita do site. Entrando no feed, você poderá assinar por uma das opções lá existentes ou copiando e colando o link na parte de adicionar feed em seu leitor de RSS.
Caso ainda tenha dificuldades sobre o que é RSS e como funciona, seguem alguns link:
O que é RSS? (Wikipedia)
O que é RSS? Mais explicado (inglês)
Leitor de RSS: Google Reader
Leitor de RSS: Bloglines
Leitor de RSS: Netvibes


Como você pode ver, o que a equipe do Pranchera deseja é que o nosso conteúdo chegue até você de alguma forma.
Em caso de dúvidas, sugestões, elogios etc, pode entrar em contato por um de nossos e-mails (localizados na parte direita do site) ou comentar em algum post. Faremos sempre o possível para responder.

Copa Sul-Americana - Confrontos brasileiros

Grêmio 2 x 2 Internacional - Inter passa!
O GreNal de ida havia sido 1 a 1 no Beira Rio. Ontem, no Olímpico, o Inter precisaria vencer ou empatar por mais de 1 a 1. E terminou o primeiro tempo com a classificação quase garantida. Nilmar, num belo gol, e Índio colocaram 2 a 0 no placar. O Grêmio, com uma equipe misturada entre titulares e reservas partiu para cima. Já aos 37, se aproveitando da ingenuidade do zagueiro, Perea diminuiu. A pressão continuava. Aos 44, Soares chutou, Clemer defendeu e depois acabou marcando contra. O 2 a 2 ainda era do Inter. Os minutos finais foram tensos, mas classificação ficou mesmo com o Colorado.
O próximo adversário deverá ser a Universidad Católica, que na primeira partida goleou o Olimpia por 4 a 0.

Vale lembrar que ainda tem um confronto brasileiro para ser definido. Vasco e Palmeiras, que jogarão o segundo jogo dia 18 de Setembro no Parque Antártica. A primeira partida, em São Januário, foi 3 a 1 para o time carioca.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UCL - Sorteio Fase de Grupos

A Uefa sorteou nesta quinta-feira, em Mônaco, os grupos da Liga dos Campeões, torneio de clubes mais importante da Europa. Os 32 melhores times do Velho Continente ficaram divididos em oito chaves. A primeira rodada da fase de grupos está marcada para o dia 16 de setembro e vai até 10 de dezembro. A decisão será no dia 17 de maio de 2009, no Estádio Olímpico de Roma.

O atual campeão da competição é o Manchester United que venceu na decisão da competição no ano passado o Chelsea.

Fortes emoções são novamente esperadas nesse torneio que é o mais importante torneio de clubes do mundo.



Confiram os grupos e a minha análise sobre cada um:

GRUPO A
Chelsea
Roma
Bordeaux
Cluj

O Chelsea com certeza é o favorito do grupo A. Já era um elenco bastante forte ano passado, chegando inclusive à final. Com a chegada de Felipão, Deco e possivelmente de Robinho fica ainda mais forte. Roma e Bordeaux correm por fora, a equipe italiana é sempre muito consistente e conta com o craque Totti, já o Bordeaux é atual vice-campeão francês e conta com os brasucas Wendel, Jussiê e Fernando além de um atacante que acho muito bom! O argentino Fernando Cavenaghi. O Cluj da Romênia deve só fazer número.

GRUPO B
Inter de Milão
Werder Bremen
Panathinaikos-GRE
Anorthosis-CIP

A Inter é favorita no grupo B. Apesar de ser uma equipe que tem sido marcada por não conquistar títulos internacionais, apenas caseiros, parece que com a chegada de Mourinho tem tudo pra mudar isso. O time no jogo contra a Roma, na fina da SuperCopa da Itália, me pareceu um time mais compacto. Werder Bremem tem tudo para passar junto com a Inter, conta com Diego como um de seus principais jogadores. O Panathinaikos corre por fora. Já o Anorthosis do Chipre, clube que tem como principal contratação para a competição o atacante brasileiro Sávio, deve vir só para fazer número. Só a participação já deve ter sido motivo de muita festa.

GRUPO C
Barcelona
Sporting
Basel-SUI
Shakhtar-UCR

Talvez o grupo mais fácil. E quem agradece é o Barça, que não deve ter problemas para avançar de fase. O Sporting corre por fora, o clube conta com os brasileiros Fábio Rochemback, Liedson, Rodrigo Tiuí e Anderson Polga e deve brigar com o Shakhtar pela segunda vaga. O Shakhtar que conta com as revelações brasileiras Luiz Adriando (Ex-Inter) e Willian (Ex-Corinthians). Não acredito no Basel.

GRUPO D
Liverpool
PSV
Olympique de Marselha
Atlético de Madri

O grupo D é talvez o mais nivelado. O Liverpool é o time que costumo chamar do Boca Juniors da AMérica do Sul, como sabe jogar esse tipo de competição, impressionante!! Por isso é o favorito. Atlético de Madri vem como uma equipe muito forte, comandada pelo argentino Aguero e é favorita a segunda vaga. Mas PSV e Olympique também possuem boas equipes e podem e devem incomodar muito nesse grupo.

GRUPO E
Manchester United
Villarreal-ESP
Celtic-ESC
Aalborg - DIN

O grupo E deve ser bem tranquilo para o atual campeão. O único time que vejo capaz de assustar é o submarino amarelo que trouxe jogadores importantes objetivando a UCL, como Ibagaza, Edmilson e Altidore, além de contar com o campeão europeu Marcos Senna. Pesa contra a falta de experiência em competições internacionais. O Celtic é sempre Celtic, sempre passa para segunda fase e cai logo na primeira partida, vamos ver como será esse ano. O Alborg deve fazer número.

GRUPO F
Lyon
Bayern de Munique
Steaua Bucareste-ROM
Fiorentina

Grupo forte esse F. O favorito é claro é o atual campeão alemão, Bayern de Munique, do artilheiro Luca Toni. Mas Lyon, que me parece não ter a mesma força de anos anteriores e principalmente Fiorentina que trouxe jogadores importantes como Zauri e Gilardino, além do brasuca Felipe Melo deve incomodar. Aposto na Fiorentina na conquista da segunda vaga, deixando o Lyon de fora. O Steua corre por fora.

GRUPO G
Arsenal
Porto
Fenerbahçe
Dínamo de Kiev-UCR

Esse grupo é bastante forte!!! O Arsenal com sua garotada deixou bem claro quando ninguém acreditava ano passado que sempre vem forte. Conta com Cesc Fabregas, jogadoraço, como seu principal jogador. O Porto tem muita tradição e costuma fazer barulho na Champions. O Fenerbahçe, sob o comando do galinho, Zico, ano passado fez a sua melhor campanha e promete esse ano repetir a dose, sempre com o toque de classe do brasuca Alex. Luis Aragones, ex-técnico da Espanha, é o novo comandante. O Dínamo de Kiev corre por fora. Difícil fazer apostas nesse grupo, mas se tivesse que apostar, apostaria em Arsenal e Fenerbahçe.

GRUPO H
Real Madrid
Juventus
Zenit-RUS
BATE Borisov-BIE

Esse grupo tem dois gigantes e uma estrela em ascenção. Real Madri e Juventus são os grandes favoritos do grupo, coloco o Real um degrau acima da Juventus.Mas favoritismo não garante classificação e o Zenit, atual campeão da Taça da Uefa, e de Andrey Arshavin, atacante que encantou o mundo na última Euro, promete dar muito trabalho. O clube russo parece estar levando muito a sério a competição tanto que desembolsou a bagatela de 30 milhões de euros pelo atacante português Danny, que atuava no Dínamo, também da Rússia. O Bate deve ser o saco de pancadas. Difícil fazer uma aposta nesse grupo, o Real me parece tranquilo, mas entre Juve e Zenit, por pura torcida aposto no Zenit.

Recopa Sul-Americana - Boca é tetra-campeão!

O confronto entre o campeão da Libertadores e o campeão da Sul-Americana é a Recopa Sul-Americana.
Nas últimas 5 edições, o Boca conquistou 3 e já tem 4 no total. Ano passado o Internacional bateu o Arsenal di Sarandí. Em 2006, o Boca bateu o São Paulo. Em 2005, o Boca bateu o Once Caldas. Em 2004, o Boca perdeu para o Cienciano. E em 2003, o Olímpia conquistou em cima do San Lorenzo.

O primeiro jogo havia sido 3 a 1 para o Boca, jogando em Sarandí. Uma vitória "simples" do Arsenal na Bombonera, tarefa dificílima, levaria para os pênaltis.
O Boca abriu o placar com Palacio, ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, muita emoção. Dois gols do Arsenal, com Matos e Carrera. Duas expulsões do mesmo Arsenal, Díaz e Báez. E o Boca, mesmo com 2 a mais em campo, não conseguia seu gol salvador.
Até que aos 48 minutos, o medalhista de ouro nas Olimpíadas, Riquelme, marcou de falta. Boca campeão!
Na comemoração do título, homenagem à Martin Palermo, que ficará por volta de 6 meses afastado dos gramados devido à uma contusão.
Com esta conquista, o Boca chegou ao seu 18º título internacional, se igualando ao Milan.

Copa Sul-Americana - Confrontos brasileiros

Atlético-MG 2 x 5 Botafogo - Passeio!
O alvinegro carioca já havia ganho no Engenhão por 3 a 1 e o Galo precisaria vencer no Mineirão por 3 gols de vantagem. Até foram 3 gols de vantagem, mas para o Botafogo.
Foi realmente um passeio. Méritos para o técnico Ney Franco, que mesmo com a vantagem, resolveu colocar o time titular. Eu até concordo um pouco com muitos que dizem que a Sulamericana não vale "nada". Ela realmente não tem um estímulo maior. Mas é uma competição internacional e dá perfeitamente para se jogar domingos e quartas.
O que eu acho que poderia ser feito com esta competição é transformá-la numa espécie de Copa da UEFA, que conta com times do segundo escalão dos campeonatos nacionais. O que vão do Brasil são realmente os que ficam abaixo dos 4 da Libertadores mais o campeão. Mas nos outros países não é assim. Acho que deveria disputar que fosse entrar com gana de vencer a competição, mesmo que times mais fracos. Uma competição não precisa só de times fortes, precisa de times com gana de vencer!
Voltando a jogo, o Bota abriu logo 2 a 0 no primeiro tempo, com dois bonitos gols de Lúcio Flávio. No segundo tempo, já em ritmo de treino, ampliou logo à 1 min com outro belo gol, dessa vez Jorge Henrique. Lenilson fez os dois do Galo e Carlos Alberto e Leandro Almeida contra marcaram os outros dois do Bota. Gil ainda perdeu um pênalti de forma bisonha.
Vai muito bem esse time do Botafogo!

São Paulo 0 x 0 Atlético-PR (3 a 4 nos pênaltis) - ZZZZzzzzzz
Esse confronto estave escondido desde o primeiro jogo na Arena. Lá havia sido 0 a 0. No Morumbi, outro jogo sem muita emoção e outro 0 a 0. Vale lembrar que o Tricolor nem inscreveu na competição seus principais jogadores. Não acho que esteja errado, mas acho desnecessário e uma falta de respeito com a competição. Poderia ceder a vaga à outro clube. Enfim, jogou com garotos, Juninho na zaga e Rogério Ceni no gol. O público, como já era de se esperar, ridículo. Pouco mais de 3 mil testemunhas.
Com o placar sem se mexer nos dois confrontos, o duelo foi para os pênaltis. Aí o único momento emocionante no confronto. Deu pra acordar. E, na minha opinião, como justiça ao time que levou a competição um pouco mais a sério, o Furacão venceu. O garoto Oscar e Juninho perderam para o São Paulo e Alan Bahia para o Atlético.


Outros confrontos definidos (placares no agregado e classificados em negrito):
Defensor-URU 5 x 4 Libertad-PAR
Arsenal-ARG 4 x 0 Motagua-HON
Estudiantes-ARG 3 x 3 Independiente-ARG (nos pênaltis)
Argentinos Juniors-ARG 2 x 0 San Lorenzo-ARG

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

UCL - 3ª fase

Show de Agüero!!!!
Com uma bela atuação do argentino Agüero, o Atlético de Madri está de volta à fase de grupos da Liga dos Campeões após 11 anos. Jogando no estádio Vicente Calderón, a equipe da capital derrotou o Schalke 04 por 4 a 0 e, apesar de ter perdido o jogo de ida da terceira fase eliminatória para os alemães por 1 a 0, se classificou graças ao placar agregado (3 a 1).

Os gols da vitória do Atlético foram marcados por Agüero, sob os olhares de Maradona que foi a Madri acompanhar o genro em ação, Forlán, Luis García após belo passe de Agüero e Maxí Rodriguez, cobrando pênalti sofrido por Aguero. Festa da torcida colchonera que não via o Atlético disputar a fase decisiva da Champions desde a temporada 1996/1997.

Pelo lado germânico, os brasileiros Kuranyi, Bordon e Rafinha tiveram atuações apagadas e nada puderam fazer para evitar a goleada.

Alex marca e Fenerbahçe avança
O Fenerbahçe conseguiu nesta quarta-feira se garantir na fase de grupos da Liga dos Campeões ao derrotar o Partizan por 2 a 1, em Istambul, com um dos gols sendo marcado pelo meia Alex, ex-Palmeiras. Como tinha empatado em 2 a 2 fora de casa, há duas semanas, a equipe turca se classificou graças ao placar agregado (4 a 3).

Pela equipe turca atuaram os brasileiros Roberto Carlos e Alex como titulares, além dos “quase” brasileiros Maldonado (ex-Santos) e Lugano (ex-São Paulo). O time de Belgrado contou com o volante Juca, ex-Botafogo, como titular.

Liverpool avança no sufoco...
A classificação do Liverpool foi no sufoco. Os Reds derrotaram o Standard de Líege, por 1 a 0, no estádio de Anfield Road. O gol da vitória, marcado pelo holandês Kuyt, saiu aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação. Caso a partida terminasse empatada, a vaga seria definida nos pênaltis pois na partida de ida, realizada na Bélgica, o placar foi de 0 a 0.


... já o Arsenal com traquilidade
Enquanto os Reds suaram para se classificar, o Arsenal teve tarefa fácil. Jogando em casa, no Emirates Stadium, os gunners derrotaram o Twente, da Holanda, por 4 a 0. Nasri, Gallas, Walcott e Bendtner marcaram para o time londrino, que tinha vencido o jogo de ida, na Holanda, por 2 a 0.



Brasucas classificam Shakhtar
O Shakhtar Donetsk também varantiu vaga na fase de grupos ao vencer o Dínamo de Zagreb, fora de casa, por 3 a 1. Os três gols dos visitantes foram feitos por brasileiros - Luiz Adriano (foto), Brandão e Willian. Balaban descontou.




Demais jogos
BATE Borisov 1 x 1 Levski Sofia (2 x 1)
Basel 2 x 1 Vitória Guimarães (0 x 0)
Dínamo Kiev 4 x 1 Spartak Moscou (8 x 2)
FBK Kaunas 0 x 2 Aalborg (0 x 4)
Olympique 2 x 1 SK Brann (3 x 1)
Olympiacos 1 x 0 Anorthosis Famagusta (1 x 3)
Slavia Praga 0 x 0 Fiorentina (0 x 2)

Steaua Bucareste 1 x 0 Galatasaray (3 x 2)

US Open - Avante Brasucas!

Que boa fase parece estar começando a surgir para os brasileiros no Tênis. Cinco dos seis brasileiros que disputam a chave principal do US Open avançaram para a segunda fase, são eles: Thomaz Bellucci e Thiago Alves nas simples e André Sá, Marcelo Melo e Bruno Soares nas duplas. Confiram os jogos de ontem, lembrando que Bellucci derrotou o espanhol Oscar Hernandez na segunda-feira.

Thiago Alves vence batalha
O brasileiro Thiago Alves continua brilhando no US Open. Nesta terça-feira, o tenista de São José do Rio Preto conseguiu uma incrível virada sobre o chileno Paul Capdeville e assegurou classificação para a segunda rodada. O paulista saiu atrás, mas triunfou por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 1/6, 6/1, 7/6 (7/2) e 6/4.

O paulista esteve muito próximo de ser eliminado, mas teve raça para correr atrás do resultado. Ele saiu atrás no quarto e quinto sets, porém, foi atrás do empate. Thiago virou na parcial decisiva e definiu com uma quebra providencial no game de serviço do chileno, 127º do mundo.

Na próxima rodada, Thiago Alves enfrentará o suíço Roger Federer. Veja o que Federer falou sobre Thiago seu próximo adversário: "Conheço ele só um pouco mais. Quero dizer, sei como ele é fisicamente", disse, rindo. "Eu o vi jogar na televisão antes de entrar em quadra. Vi alguns pontos de seu jogo, então é tudo o que posso dizer sobre ele".
Será que poderemos dar um "muito prazer, eu sou o Thiago" pra ele???

Melo/Sá vencem com facilidade
Estréia arrasadora dos brasileiros Marcelo Melo e André Sá na chave de duplas do US Open. Em apenas 48 minutos, os tenistas de Belo Horizonte atropelaram os espanhóis Santiago Ventura e Marcel Granollers por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2.

Os mineiros defendem as quartas-de-final no Grand Slam norte-americano e vêm da conquista do título de New Haven. No último evento de preparação para a disputa em Nova York, Melo e Sá faturaram o terceiro troféu na temporada com categoria.

Bruno Soares segue surpreendendo
Bruno Soares e o sérvio Dusan Vemic voltaram a comprovar que fazem uma parceria tão competente quanto surpreendente. Os dois eliminaram nesta terça-feira os australianos Paul Hanley e Jordan Kerr, dupla cabeça-de-chave 9 no US Open, em sets diretos de 7/6 (7/5) e 7/6 (7/5).

Brasileirão Série B - 21ª rodada

Corinthians 5 x 0 Gama - Goleada do Timão
O Corinthians voltou a jogar bem, goleou e aumentou a distância sobre os concorrentes no Campeonato Brasileiro da Série B, na noite desta terça-feira, pela 21ª rodada. Além de vencer o Gama, por 5 a 0, o time alvinegro contou com os tropeços de Avaí e Santo André para se isolar na ponta, com 45 pontos. Seis a mais que o vice Avaí.

O Timão mostrou eficiência em todo setor ofensivo, para bater o Gama, no Pacaembu. Um exemplo é que os cinco gols foram anotados por cinco jogadores diferentes: Douglas, Herrera, André Santos, Elias e Bebeto. Os dois últimos marcaram seus primeiros gols com a camisa corintiana. A derrota mantém Alviverde ameaçado pela degola, no 13º lugar, com 24. A novidade no jogo foi a presença de Moraes, que veio do Vasco, jogando como titular. Ele mandou uma bola no travessão.

Outros Jogos

ABC 1 x 1 Avaí - O Avaí arrancou um empate com o ABC, por 1 a 1, em Natal, com um gol, de pênalti, aos 41 minutos do segundo tempo. O resultado manteve os catarinenses, invictos há sete jogos, no segundo lugar, com 39 pontos. Já os potiguares seguem na segunda posição, com 27, cada vez mais longes do acesso.

Vila Nova 2 x 1 Ceará - Com um gol de Túlio Maravilha, o 19º do artilheiro da Série B, o Vila Nova venceu Ceará, por 2 a 1, em Fortaleza. Os goianos chegaram aos 38 pontos e assumiram o terceiro lugar. O Vozão perdeu a chance de se aproximar do G4, e ficou com 30 pontos, na nona colocação.

Brasiliense 1 x 1 Santo André - O último time da zona de acesso é o Santo André, que também empatou com o Brasiliense, por 1 a 1, em Taguatinga. O gol do empate andreense saiu apenas aos 42 minutos do segundo, através de Osny, que garantiu sua equipe no quarto lugar, com 37 pontos. O Jacaré continua em penúltimo, com apenas 17.

Barueri 2 x 0 Marília - O Barueri derrotou o Marília, por 2 a 0, em Barueri. A vitória levou o time da Grande São Paulo para a quinta colocação, com 36 pontos, beneficiado pela derrota da Ponte Preta. Apesar do jogo fraco tecnicamente, o gol da vitória foi uma pintura, com direito a chapéu em cima do goleiro Giovanni. Já o MAC segue fazendo campanha ruim, e estacionou nos 23 pontos, na 16ª colocação.

Bragantino 2 x 0 Ponte Preta - Em um jogo bastante disputado, o Bragantino venceu e voltou a sonhar com o G4. O time bateu a Ponte Preta, por 2 a 0, em Bragança Paulista. Com o resultado, o Braga chegou aos 30 pontos, no décimo lugar. Já a Macaca continua sua campanha com altos e baixos e está mais distante dos primeiros colocados. Está na sexta posição, com 33 pontos.

Criciúma 0 x 1 Juventude - A reestréia de Ivo Wortmann no Juventude não poderia ser melhor. Na volta do treinador – que substituiu Zetti –, o Juventude quebrou um jejum de três jogos sem vitória e derrotou o Criciúma por 1 a 0, fora. Com o resultado, o Ju subiu para os 32 pontos ganhos, se aproximando mais dos líderes. Pior para o Tigre, que chegou quinta derrota seguida e permaneceu com 22, no 17º lugar.

Bahia 3 x o América RN - O Bahia se recuperou da goleada sofrida na última rodada para o Fortaleza e, na estréia do técnico Roberto Cavalo, venceu o desesperado América-RN, por 3 a 0, em Feira de Santana. A vitória fez o Tricolor voltar a sonhar com melhores posições na classificação, já que tem 32 pontos, no oitavo lugar. Já o Mecão que continua ameaçado pelo rebaixamento, com somente 23, em 15º.

São Caetano 2 x 4 CRB - Ameaçado pelo rebaixamento, o lanterna CRB surpreendeu e conquistou sua primeira vitória fora ao bater o São Caetano, por 4 a 2, em São Caetano do Sul. O time do ABC paulista, que caiu para o 11º lugar, com 28, perdeu uma invencibilidade de seis jogos. Já o Galo continua na lanterna, mas agora com 15.

Paraná 3 x 1 Fortaleza - Já o Paraná acabou com um jejum de sete partidas sem vitórias e bateu o Fortaleza, por 3 a 1, em Curitiba. Apesar do resultado, o Tricolor paranista segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 20 pontos. Já os cearenses estão em 14º, com 23.

fonte: futebolinterior.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2008

UCL - 3ª fase

Panathinaikos avança com gol de Souza
O atacante Souza, ex-Flamengo, foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 do Panathinaikos sobre o Sparta Praga em jogo disputado em Atenas, válido pela terceira fase preliminar da Liga dos Campeões. O resultado classificou os gregos para a etapa de grupos da competição.

O brasileiro balançou as redes aos 45 minutos do segundo tempo, após cruzamento do lateral-direito Gabriel, ex-Fluminense. O gol deixou Souza ainda mais confiante para o restante da temporada.

- Estou me adaptando muito bem ao estilo do futebol grego e acredito que fiz uma boa escolha ao optar pelo Panathinaikos. Conquistei títulos por todos os clubes em que passei e estou confiante que aqui não será diferente. Temos um excelente grupo e totais condições de brigar de igual para igual com os outros times da Europa - disse o atacante

Barça, sonolento, avança
Um gol de cabeça do zagueiro brasileiro Cléber bastou para que o Wisla Cracóvia derrotasse um sonolento Barcelona, em jogo disputado na Polônia.

O resultado de 1 a 0, no entanto, ficou longe de ser suficiente para evitar a classificação do Barça à fase de grupos da Liga dos Campeões . No jogo de ida, no Camp Nou, os catalães haviam vencido por 4 a 0.
Ainda sem Messi, que acaba de retornar da disputa dos Jogos Olímpicos, o Barça teve seu ataque formado por Henry e Eto'o. Ambos estiveram muito sonolentos a maior parte do jogo e desperdiçaram as poucas chances que tiveram.

Juve avança com gol de brasuca
Atuando fora de casa, o Juventus saiu atrás diante dos eslovacos do Artmedia, mas conseguiu o empate de 1 a 1 com um gol do atacante brasuca Amauri. Como tinha vencido a partida de ida, em Turim, por 4 a 0, a Velha Senhora assegurou vaga na fase de grupos da Liga dos Campeõs graças ao placar agregado (5 a 1).

Raquetadas do Prancheta

Depois de duas semanas conferindo todos os esportes nas Olimpíadas, o "Raquetadas do Prancheta" está de volta com todos os resultados.


Nem todo mundo foi para Pequim e quem acabou se dando mal foi Andy Roddick. O americano tinha ranking para disputar as Olimpíadas mas preferiu dar prioridade aos torneios em seu país e se preparar para o US Open. Acabou perdendo na final para o argentino Del Potro no ATP de Los Angeles.

E o argentino parece ter se adaptado muito bem a terra do Tio Sam, pois na semana seguinte conquistou o título da ATP de Washington vencendo na final o sérvio Viktor Troicki.
Na chave de duplas o brasileiro Bruno Soares ao lado do jogador do Zimbábue Kevin Ullyett foram derrotados na final pelo francês Marc Gicquel e pelo sueco Robert Lindstedt.

As Olimpíadas de Pequim receberam um grande evento de tênis. pela primeira vez valendo pontos para o ranking, a cidade chinesa recebeu Federer, Nadal entre outros. E o atual número 1 do mundo, Rafael Nadal, levou o ouro para a Espanha. Foi um belo torneio, que momentos emocionantes. Na semi-final, Nadal bateu o sérvio Djokovic em um grande jogo. O sérvio ficou visivelmente triste com a derrota a ponto de sair chorando de quadra, fato nunca antes visto. Nadal derrotou na final o chileno Fernando Gonzales, que acabou ficando com a prata. Na semi-final o chileno havia derrotado o americano James Blake. O feito lhe emocionou e foi outro que chorou após o jogo. Na disputa pela medalha de bronze Djokovic acabou ganhando de James Blake. Infelizmente, os dois brasileiros no torneio de simples foram eliminados logo na primeira rodada. A emoção de defender o país vista em jogadores como Djokovic e Gonzales parece que faltou para os brasileiros. Belluccci perdeu para Hrbaty, uma grande jogador, mas que no momento possui um ranking muito inferior ao do brasileiro. Já Marcos Daniel perdeu para o austríaco Jurgen Melzer.
No torneio de duplas, o suíços Federer e Wawrinka ficaram com a medalha de ouro. Federer que no torneio de simples foi eliminado nas quartas-de-final pelo americano Blake, jogou o torneio de duplas com muita seriedade e levou o ouro em cima da dupla Sueca Aspelin e Johansson. A medalha de bronze ficou com os irmão americanos Bryan que derrotaram na final os franceses Clement e Llodra. A dupla brasileira Marcelo Melo e André Sá foi eliminada na segunda rodada para a experiente dupla indiana Paes e Bhupathi.

No torneio de simples feminino o pódio foi todo russo. Ouro para Elena Dementieva, prata para Safina e bronze para Zvonareva. Nas duplas, o ouro ficou com as irmãs Williams, prata para a dupla espanhola Ruano Pascual e Medina Garrigues e bronze para a dupla chinesa Yan e Zheng.
Semana passada aconteceu o ATP de New Haven e o croata Marin Cilic foi campeão derrotado o americano Mardy Fish. Bellucci e Marcos Daniel foram elimiandos mais uma vez na primeira rodada. No torneio de duplas Andre Sá e Marcelo Melo foram campeões derrotando na final a dupla formada pela indiano Bhupathi e pelo jogador do Bahamas Mark Knowles. Na semi-final os brasileiros ganharam do outro brasileiro Bruno Soares que fazia dupla com o argentino Lucas Arnold.

Essa semana começou o último Grand Slam do ano, o US Open, em Nova York. Marcos Daniel foi elimiando logo na primeira rodada pelo argentino David Nalbadian. Thomz Bellucci ganhou do espanhol Oscar Hernandez e terá uma batalha difícil na próxima rodada diante do argentino Del Potro que vem fazendo grandes jogos.

Semana que vem estamos de volta com os resultados do US Open.

Dança das cadeiras - Técnicos da Série A

Estamos na 23ª rodada do Brasileirão Série A e 21 técnicos já deixaram os seus cargos. Sabemos que aqui no nosso futebol o imediatismo de resultados é o que prevalece. Os Cartolas não tem um planejamento correto para as suas equipes, não fazem as contratações corretas e com duas, três rodadas já estão trocando seu treinador. Técnicos que hoje estão em uma equipe, daqui a um mês já estão enfrentando aquela mesma equipe em que estavam.

Chegamos num ponto em que um mesmo técnico e aqui cito o Cuca como exemplo, já enfrentou uma mesma equipe, no caso o Sport, três vezes. Uma com o Botafogo, uma com o Santos e agora com um Fluminense. Uma bagunça total!

Uma medida imediata que na minha opinião poderia ser implantada para que diminuísse essa bagunça, seria impedir, assim como já acontecem com os jogadores, que um mesmo treinador pudesse treinar duas equipes de mesma Série, seja ela A, B ou C, caso já tivesse treinado um mesmo time por mais de seis partidas. Com isso você diminuíria o número de técnicos disponíveis no mercado e os cartolas pensariam duas vezes antes de dispensar o seu técnico. Ou na pior das hipóteses, técnicos novos, e que não são da "patota" teriam mais oportunidades, já que eles seriam as únicas opções.

O que vocês acham???

Confiram os técnicos que saíram dos seus clubes
Atlético-MG - Geninho, Alexandre Gallo, Marcelo Oliveira
Atlético-PR - Ney Franco, Roberto Fernandes, Mário Sérgio
Botafogo - Cuca, Geninho, Ney Franco
Coritiba - Dorival Júnior
Cruzeiro - Adilson Batista
Figueirense - Alexandre Gallo, Guilherme Macuglia, PC Gusmão
Flamengo - Caio Júnior
Fluminense - Renato Gaúcho, Cuca
Goiás - Vadão, Hélio dos Anjos
Grêmio - Celso Roth
Internacional - Abel Braga, Tite
Ipatinga - Giba, Ricardo Drubscky, Márcio Bittencourt
Náutico - Roberto Fernandes, Leandro Machado, Pintado, Roberto Fernandes
Palmeiras - Vanderlei Luxemburgo
Portuguesa - Vágner Benazzi, Valdir Espinoza, Estevam Soares
Santos - Leão, Cuca, Márcio Fernandes
São Paulo - Muricy Ramalho
Sport - Nelsinho Baptista
Vasco - Antônio Lopes, Tita
Vitória - Vágner Mancini

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Medalhas: Atenas 2004 x Pequim 2008

Ouvimos muitas pessoas dizendo que tal país foi bem, tal país foi mal, que o Brasil foi mal, que a China atropelou os EUA, que os EUA tiveram mais medalhas etc. Enfim, resolvi fazer uma pesquisa e comparar os desempenhos (só em relação à medalha, já que desempenho não é só isso) dos países. Vou mostrar aqui alguns destaques desta minha pesquisa. Tirem suas próprias conclusões:

- Apesar de algumas claras medalhas perdidas e de ter ficado bem abaixo da China, o EUA melhorou seu desempenho - 35 ouros e 103 no total em Atenas e 36 ouros e 110 no total em Pequim.
- Como ficou claro, a China cresceu bastante. Foram 32 ouros (total 63) e agora foram incríveis 51 ouros (total 103).
- A Rússia se manteve como 3ª força, mas caiu em total de medalhas - 92 a 72.
- A maior evolução, tirando a China, certamente foi o Reino Unido, que sediará os próximos jogos. Eram 9 ouros e agora foram 19.
- Países como Austrália, Japão, Alemanha, Itália e França mais ou menos mantiveram seus ótimos retrospectos de Atenas. São potências esportivas.
- A grande queda ficou por conta dos cubanos. Queda vista em ouros e não em total, que praticamente se manteve. Foram 9 ouros em Atenas e 2 em Pequim. Grande responsável por isso foi o boxe, forte esporte cubano, que não levou um ouro de Pequim. Essa diferença de ouros fez Cuba cair da ótima 11ª posição em Atenas para a 28ª em Pequim.
- Uma grande decepção foi a anfitriã em Atenas. A Grécia teve 6 ouros, 6 pratas e 4 bronzes atuando em casa. Agora em Pequim foram míseras 2 pratas e 2 bronzes. Como pode??
- Indo no caminho contrário à Grécia, estão dois países fortíssimos no atletismo. Jamaica e Quênia. Foram 2 ouros (total 5) para os jamaicanos e 1 ouro (total 7) para os quenianos em Atenas. Em Pequim foram incríveis 6 ouros (total 11) para a Jamaica, que passou de 34º para 13º, e 5 ouros (total 14) para Quênia, que passou de 41º para 15º. Isso deve-se a grande tradição de corredores rasistas na Jamaica e corredores fundistas no Quênia.

Quadro de medalhas de Atenas 2004
Quadro de medalhas de Pequim 2008


E o Brasil?
O Brasil foi pior em ouros, e consequentemente em posição, mas ganhou mais medalhas (10 contra 15) e teve claramente melhores resultados no geral. Foram vários atletas disputando finais, vários entrando em provas com condições de medalhas e já conhecida tradição em alguns esportes coletivos. O Brasil, mesmo sem a quantidade de medalhas de muitos países desenvolvidos, faz MUITO "barulho" em Jogos Olímpicos.
E já que se fala nisso, vale lembrar que o Brasil em Pequim teve o melhor desempenho dos países sulamericanos (disparado) e melhor desempenho entre os latino-americanos. Dentre os países do BRIC, apenas Índia foi pior (muito pior) que o Brasil. Apenas 4 países não desenvolvidos ficaram acima do Brasil no quadro.

Enfim, eu quis falar sobre resultados baseados em medalhas porque é legal olhar números e formular conceitos baseados neles, mas eu quero deixar claro que na minha opinião desempenho em olimpíadas está além das medalhas.

Futebol Internacional

Campeonato Inglês
O Manchester United conseguiu nesta segunda-feira sua primeira vitória no Campeonato Inglês . O time visitou o Portsmouth e venceu pelo placar de 1 a 0, gol de Fletcher ( detalhe, o Manchester marcou dois gols até aqui no campeonato, os dois de Fletcher ). A partida encerrou a segunda rodada da competição.

A presença de Anderson no time titular, mostrou que ele está com moral na equipe. O brasileiro chegou apenas no domingo à Inglaterra, depois de conquistar a medalha de bronze pela seleção olímpica nos Jogos de Pequim. O ex-gremista jogou até a metade da segunda etapa, quando deu lugar a outro brasileiro: o jovem Rodrigo Possebon, revelado pelo Inter e que faz sua primeira temporada no time principal.

Rivaldo no Uzbequistão
O pentacampeão Rivaldo, 36 anos, anunciou nesta segunda-feira que trocou o AEK Atenas, da Grécia, pelo Bunyodkor, no Uzbequistão. É o mesmo clube que chamava-se PFC Kuruvshi e que tentou a contratação de Samuel Eto'o.

- Peço desculpas aos torcedores do AEK, mas não posso recusar uma proposta dessas - afirmou Rivaldo à rádio NovaSport FM.

- Foi uma decisão difícil, mas é algo positivo para minha carreira- explicou.

Realmente deve ter sido uma decisão bem complicada....

Sheva volta à Milão
O ucraniano Andriy Shevchenko está de volta à Itália. O atacante realizou exames médicos nesta segunda-feira no Milan e aproveitou o momento para agradecer aos torcedores de seu ex-clube, o Chelsea da Inglaterra.

"Estou muito feliz por estar aqui. Neste momento muito especial para mim, gostaria também de agradecer aos torcedores do Chelsea que sempre me apoiaram nestes dois anos que estive lá", afirmou Sheva.

US Open: 4º Grand Slam do Ano

O aberto dos Estados Unidos é disputado todo ano em Nova York no final de agosto.
A edição deste ano começa hoje e termina daqui a 2 semanas, no dia 7 de setembro.

Além de já terem mudado muitas vezes sua data e localização ao longo do tempo este é único grand slam que já foi disputado em grama, saibro e cimento.

1881 a 1914 Newport Casino, Rhode Island (Grama)
1915 a 1920 West Side Tennis Club, Forest Hills (Grama)
1921 a 1923 Germantown Cricket Club, Philadelphia (Grama)
1924 a 1974 West Side Tennis Club, Forest Hills (Grama)
1975 a 1977 West Side Tennis Club, Forest Hills (Saibro)
1978 a 2008 USTA National Tennis Center, Flushing Meadows (Cimento)

O saibro disputado no US Open não era o mesmo saibro vermelho que é jogado em Roland Garros. Era o har-tru. Conhecido como “american clay”, muito comum nos EUA, é um saibro cinzento feito de pó de pedra. O americano Jimmy Connors foi o único jogador a vencer o US Open em seus três tipos de piso. Recentemente nome do complexo foi mudado para USTA Billie Jean King National Tennis Center.














A foto deste post (o complexo de Flushing Meadows) foi encontrada no google maps.

Hoje em dia o torneio tem o maior estádio de tênis do mundo. O Arthur Ashe Stadium tem capacidade para 23.200 pessoas. E não é só isso, existem outros 2 estádios no complexo, o Louis Armstrong Stadium (10.200) e Grandstand (6.000). O torneio reúne os melhores tenistas do mundo. Quem for eliminado na primeira rodada leva U$18.500. Premiação de causar inveja em muitos outros esportes que não pagam este valor nem para o campeão. No US Open, o campeão leva U$1.500.000.

A chave de simples conta com 128 jogadores:
- 32 cabeças de chave (significa que não se enfrentam antes da 3a fase)
- 72 jogadores automaticamente na chave
- 8 convidados pela organização do torneio (wild card)
- 16 vencedores do classificatório (disputado por outros 128 jogadores)

Isso significa que os 100 primeiros do rank estão garantidos na chave principal. Os demais precisam vencer 3 jogos no classificatório. A chave principal é disputada em 7 fases.

O US Open, tem várias peculiaridades, é o único grand slam com tie-break no set decisívo. Ou seja, não temos maratonas em Nova York. Outra caracteristica é a semi final do torneio masculino disputada no sábado.














Roger Federer (#2) e Rafael Nadal (#1) às vesperas do início do torneio.

Últimos campeões/finalistas:
2007 Roger Federer / Novak Djokovic
2006 Roger Federer / Andy Roddick
2005 Roger Federer / Andre Agassi
2004 Roger Federer/ Lleyton Hewitt
2003 Andy Roddick / Juan Carlos Ferrero
2002 Pete Sampras / Andre Agassi
2001 Lleyton Hewitt / Pete Sampras
2000 Marat Safin / Pete Sampras
1999 Andre Agassi / Todd Martin
1998 Patrick Rafter / Mark Philippoussis

US OPEN 2008
O Fuso horário de Nova York, nesta época do ano, é 1 hora a menos que Brasilia. Os jogos começam 11am e costumam terminar por volta de 11pm-12am (horario local).

Para quem vai acompanhar o torneio de casa, uma boa notícia, este é o único grand slam no Brasil transmitido por 2 emissoras da Tv a cabo. A Sportv e Espn. Melhor pra gente.

Pela internet o site oficial do torneio (www.usopen.org) é realmente a melhor forma de acompanhar online. Eles disponibilizam um sistema de resultados em tempo real incrível. O IBM Slamtracker. Muito bom mesmo, vale a pena conferir.

Para quem quer torcer pro Brasil, temos 3 brasileirosno torneio de simples masculino (Daniel, Bellucci e Alves) e 3 na chave de duplas (Melo, Sa e Soares).

Fiquem ligados aqui no prancheta para mais informações do torneio. Mandem seus palpites e comentários. Um abraço a todos.

Brasileirão Série A - 22ª rodada

Vasco 1 x 1 Botafogo - Clássico empatado
Quem saiu mais feliz do Maracanã foi a torcida do Vasco, que viu seu time arrancar um empate aos 44 minutos do segundo tempo, com Rodrigo Antônio aproveitando uma falta cobranda por Mádson. O Bota, que dominou a maioria do jogo, abriu o placar já no segundo tempo, com Wellington Paulista aproveitando rebote do goleiro.
O time da colina chegou aos 26 pontos, na 14ª colocação, e continua na sua luta para fugir do R4. Já o Fogão, que perdeu sua seqüência de seis vitórias, caiu uma posição, pois agora está em quarto, com 38 pontos.


Náutico 1 x 1 Grêmio - Empate no sufoco!
Não foi desta vez que o Náutico conseguiu a reabilitação dentro do Campeonato Brasileiro da Série A. Nos últimos 11 jogos, a equipe pernambucana havia ganho apenas uma vez, empatado outra e perdido nove.
O jogo ontem não foi muito bom, mas o Timbu até que criava algumas chances. Já no segundo tempo, Felipe fez boa jogada pelo lado direito e cruzou, a bola passou por Kuki e encontrou Paulo Santos que marcou. Após o gol o Timbu recuou e o líder partou para cima, mas o empate não saía. E acabou saindo da forma mais dramática. Aos 48, com até o goleiro Vitor na área, Tcheco cruzou, a zaga do Náutico não conseguiu afastar. Na primeira tentativa, Pereira chutou, mas o zagueiro tirou em cima da linha. No rebote, Réver completou com força.
Com o resultado, o Timbu segue no R4, com 22 pontos. Por outro lado, o time gaúcho permanece na liderança, mas vem de dois jogos sem vitória.


Internacional 1 x 1 Flamengo - Uma falha de goleiro para cada lado
O jogo foi marcado pelas falhas dos goleiros. Mas a pior falha foi a de Bruno no 1º tempo. Gustavo Nery lançou, Bruno bateu roupa numa bola muito fácil e Nilmar, atento, completou de cabeça. No segundo tempo, o Flamengo procurou o gol e criou boas chances. E o gol veio numa cobrança de falta na área, em que o goleiro Clemer saiu "catando borboleta" e Obina de cabeça marcou depois de muito tempo sem marcar.
O Fla ainda teve grandes chances para a virada, mas falhou nas conclusões. O Inter não engrena. E o Fla mostra que quer continuar na briga lá de cima.
Os gaúchos ocupam apenas a nona colocação, com 30 pontos. Já o Mengo não perde há quatro jogos. Está no sétimo lugar, com 36.

Coritiba 2 x 2 São Paulo - Ruim para os dois
Era o "duelo de 6 pontos". E acabou que nenhum dos dois se deu bem. Ricardinho e Keirrison, sempre ele, marcaram para o Coxa e Rodrigo e Hugo para o Tricolor.
De qualquer forma eu coloco os dois como candidatos claros às 4 vagas da Libertadores. O São Paulo não consegue jogar bem, mas consegue bons resultados e o Coxa vem surpreendendo, com a grande ajuda de Keirrison.
O empate fez o Coxa cair uma posição - está em 8º. E o São Paulo se manteve na porta do G4.

Santos 2 x 0 Cruzeiro - Vitória muito importante!
Mesmo em uma situação delicadíssima no campeonato e recebendo o vice-líder, o Peixe conseguiu impor seu jogo e vencer. Os gols foram marcados por Kleber Pereira, que já tem 15 e disputa palmo a palmo a artilharia com Alex Mineiro.
A vitória manteve o Santos na penúltima posição, mas caso ela não viesse, ele estaria na lanterna e bem mais longe de sair do R4. Ao Cruzeiro, a derrota custou a vice-liderança, que passou aos Palmeiras.

Palmeiras 4 x 2 Portuguesa - Onde passa um boi, passa uma boiada
Foi um jogo bem atípico. A Lusa começou pressionando, criando chances, mas não abriu o placar. Quem abriu foi o Verdão, com Alex Mineiro de pênalti, aos 20 minutos de jogo. Aí abriu a porteira. No fim do primeiro tempo já estava 4 a 0. Gustavo, Kléber e Alex Mineiro novamente marcaram.
Na segunda etapa, a Lusa mesmo atordoada diminuiu o placar. Jonas marcou duas vezes.
E Espinoza durou pouco na Lusa. Com essa derrota ele caiu e Estevam Soares assume. Com o resultado, o Palmeiras assumiu a segunda colocação no Brasileiro, com 40 pontos. Por outro lado, a Lusa permanece em situação delicada e, com somente 22 pontos, ocupa a 18ª colocação.

Ipatinga 1 x 0 Goiás - O Ipa não desiste!
A estréia de Márcio Bittencourt no comando do Ipatinga fez bem aos jogadores. O jogo foi bem equilibrado e um gol resolveu o jogo. Aos 12 minutos da segunda etapa, Ferreira arriscou para o gol, a bola desviou no zagueiro Henrique e tirou o goleiro Harlei do lance.
O Ipatinga vem mostrando nesse campeonato que é um forte candidato à Série B do ano que vem, mas mostra também que não é "galinha morta". Conquista alguns pontinhos importantes em casa e costuma dar bastante trabalho, mesmo quando perde. Pode até cair, mas será com honra.
Já o Goiás parece que faz papel de coadjuvante no campeonato, que me desculpem os Esmeraldinos.

Atlético-MG 4 x 0 Atlético-PR - Galo sobe!
Com gols de Serginho (belo gol, driblando a defesa e o goleiro), Lenilson, Marques e Luis Gustavo, o Galo goleou o Furacão com autoridade e subiu na tabela.
Com esse grande resultado, o time mineiro, que estava há três jogos sem vencer, pulou para a 11ª colocação, com 28 pontos. Já o Furacão confirmou seu péssimo retrospecto fora de casa - 10 derrotas e 1 vitória - e continua ameaçado pelo R4. Tem 23 pontos, na 16ª colocação.

Sábado
Figueirense 1 x 2 Vitória - Baiano não quer sair da briga
O Leão conseguiu uma dificílima vitória fora de casa e mostrou que quer continuar na briga pelo G4. Marcelo Batatais, de bicicleta, e Rodrigão marcaram para o Vitória e Bruno Aguiar marcou para o Figueira.
A vitória deixou o Rubro-negro baiano encostado no G4, na quinta colocação, com 36 pontos. Já o Figueira é o 11º, com 28.

Fluminense 1 x 1 Sport - Perdeu a chance de fugir do R4
O Fluminense perdeu uma grande oportunidade de afastar de vez o fantasma do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Depois de perder várias chances de gol, o time tricolor apenas empatou com o Sport.
Ainda no primeiro tempo Sidny cruzou pela direita e o atacante Roger, sem marcação, cabeceou para as redes. O Flu foi atrás do empate. E ele só veio em um pênalti salvador aos 38 do segundo tempo - a bola teria batida na mão de Sidny. Washington cobrou e já tem 12 gols no Brasileirão.
O Flu é 16º colocado, com 23 pontos. Já o Leão pernambucano chegou ao quarto jogo sem vitórias e segue distantes tanto da briga por título, como contra o rebaixamento.


VAI para a Prancheta: A briga entre Kleber Pereira e Alex Mineiro pela artilharia. Ambos marcaram 2 vezes neste domingo e já tem 15. Lembrando que Keirrison e Washington vêm logo atrás com 12.
FORA da Prancheta: Bruno, goleiro do Fla, que falhou feio no gol de Nilmar. Mas sempre lembrando que ele tem muito crédito no Fla.